Nós sabemos que a vida de um aluno do Ensino Médio não é fácil. Além de precisar lidar com as inseguranças e ansiedade do futuro acadêmico, também é necessário criar uma rotina de estudos organizada para lidar com todos os vestibulares que virão pela frente.

Uma alternativa é a definição de um plano de estudos, que ajuda a manter a produtividade e organização nos estudos para provas como a da Unicamp. Neste post, nós reunimos algumas dicas para te ajudar a alcançar seus objetivos! Vamos lá?

O que é um plano de estudos?

Estudar para o vestibular não é tarefa simples, com inúmeros conteúdos a serem assistidos e exercícios de fixação, sem contar nos treinos para a redação. Para organizar todos esses processos, um plano de estudos é o parceiro ideal. Mas o que é um plano de estudos, exatamente?

O plano de estudos é um cronograma completo que vai guiar um aluno na preparação para uma determinada prova. Nele, devem constar as disciplinas que deverão ser estudadas, o dia e horário para cada uma, controle de videoaulas e exercícios, treinos da redação, livros para ler, entre outros pontos.

Essa técnica é muito eficaz para fazer a gestão de tempo, pois ela permite organizar os estudos conforme o tempo disponível no dia a dia. Mas isso significa que as metas definidas para cada dia devem ser alcançáveis. 

De nada adianta planejar assistir 15 aulas por dia, sendo que você só tem tempo para 7 vídeos. Por isso, é importante criar um plano de estudos realista e alcançável. Mas esse não é o único ponto de atenção na criação do seu cronograma.

Leia também: Como montar um plano de estudos para o ENEM

O que um bom plano de estudos deve ter? 

É importante ressaltar que o plano de estudos deve ser único, porque cada pessoa tem uma rotina diferente, com horários distintos de produtividade e conteúdos diferentes a serem aprendidos.

É possível encontrar planos de estudos prontos na internet, que podem ser adaptados. Mas eles nunca devem ser copiados por completo, porque eles não têm um aluno específico em mente. 

Além disso, você também deve considerar no seu plano de estudos:

Períodos do dia que serão usados para estudar: dê preferência para o horário no qual você se considera mais produtivo e concentrado. Faça pausas entre um estudo e outro.

Suas prioridades: se você tem algum conteúdo que considera mais difícil de aprender, separe um tempo maior do tempo de estudo para se dedicar a esse assunto.

Seus objetivos de estudos: assistir X aulas até sexta-feira ou fazer Y questões por dia são alguns exemplos de objetivos de estudo.

Quantas horas por dia serão dedicadas ao estudos: leve em conta todas as tarefas diárias que você precisa fazer. Depois disso, analise quanto tempo sobrou da sua rotina e encaixe os estudos nesse tempo.

Quantos dias faltam para a prova: Independentemente do dia que você começar a estudar para determinada prova, verifique quantos dias faltam. Assim, você poderá organizar melhor o plano de estudos com base no tempo disponível.

Tempo para revisão: o plano de estudos deve ter um tempo separado todos os dias ou semanas para a revisão de conteúdos importantes ou que ainda existam dúvidas.

Áreas do conhecimento –  Separe os conteúdos de acordo com as áreas do conhecimento. Ex: Língua Portuguesa > interpretação de texto. Assim, você define o dia ou horário que vai dedicar para cada área e, também, o tema a ser estudado. 

Veja 5 dicas de como elaborar um plano de estudos para a Unicamp 

O vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é um dos mais concorridos do país, com mais de 13 mil inscritos em 2021/2022. Apesar de oferecer 70 cursos de graduação, medicina é o de maior interesse dos jovens, com 269 candidatos por vaga.

O vestibular da Unicamp é dividido em duas etapas: prova objetiva, seguida pela prova discursiva e redação – sem contar as provas de habilidades específicas adicionais para os cursos de música e artes. 

Para o vestibular 2022/2023, as inscrições estão previstas para agosto e a primeira fase deve acontecer em novembro. Se o seu sonho é ser aprovado na Unicamp, existem alguns cuidados extras a serem tomados no seu plano de estudos para o vestibular

1. Leitura as obras obrigatórias

A Unicamp exige a leitura de obras literárias para o vestibular. Por isso, esses títulos precisam estar no plano de estudos para a Unicamp. 

Como a lista é composta por 10 obras, nossa sugestão é escrever um resumo após ler cada um dos livros para te ajudar na revisão. As leituras exigidas para o próximo vestibular são:

  • Carta de Achamento do Brasil – Pero Vaz de Caminha;
  • Niketche – uma História de Poligamia – Paulina Chiziane;
  • Tarde – Olavo Bilac;
  • Bons dias – Machado de Assis;
  • Sonetos escolhidos – Luís de Camões;
  • Sobrevivendo no inferno – Racionais MC’s;
  • Conto: “O seminário dos ratos” – Lygia Fagundes Telles;
  • O marinheiro – Fernando Pessoa;
  • A falência – Júlia Lopes de Almeida;
  • O Ateneu – Raul Pompéia.

2. Prova de habilidades específicas 

Para o vestibular de 2022, a Unicamp aplicou provas de habilidades específicas para ingresso nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança. Para os cursos de música, esse processo é feito antes da prova objetiva. Nas demais graduações, acontece depois da segunda fase.

Dessa forma, caso você tenha interesse em ingressar em algum curso citado, deve incluir no plano de estudos a preparação para essa etapa também. Afinal, de nada adianta estudar as disciplinas regulares se você não for aprovado nas habilidades específicas para o curso.

Por isso, fique atento ao edital liberado pela banca organizadora do vestibular. Nele vão constar as orientações para os candidatos que precisam realizar a prova de habilidades específicas, bem como  conteúdo avaliativo. 

3. Língua Portuguesa e Matemática 

No vestibular da Unicamp, Língua Portuguesa e Matemática são as disciplinas com o maior número de questões. Em 2022, foram 12 questões de cada, contra 8 das outras disciplinas. 

Isso significa que você precisa ter mais foco nessas duas áreas na hora de elaborar um plano de estudos. 

4. Exercite a interdisciplinaridade 

O vestibular da Unicamp cobra a interdisciplinaridade de áreas – ou seja, um assunto da área das ciências pode aparecer contextualizado em uma questão de sociologia. 

Tendo isso em mente, é fundamental que o candidato coloque no plano de estudos a realização de exercícios que desenvolva a habilidade de fazer conexões. Não esqueça de conferir as provas dos anos anteriores. 

5. Conteúdos específicos 

A segunda fase do vestibular da Unicamp é marcada pela aplicação de uma prova com conteúdos específicos da área do curso escolhido pelo candidato. Assim, se você tem ideia da graduação que deseja fazer na instituição, dedique um tempo no plano de estudos para focar um pouco mais nos conteúdos exigidos na área:

  • Cursos de Ciências Biológicas/saúde: biologia e química;
  • Cursos de Ciências Exatas/Tecnológicas: física e química;
  • Cursos de Ciências Humanas/Artes: geografia e história, englobando ainda conteúdos de filosofia e sociologia.

6. Não se esqueça do lazer

Para alcançar a tão sonhada aprovação, além de seguir o plano de estudos, é fundamental cuidar da saúde mental. Reserve um tempo todos os dias para o lazer e descansar a mente. Saia para se divertir com os amigos aos finais de semana, durma bem, e se a ansiedade estiver atrapalhando a sua rotina, não deixe de buscar ajuda profissional.

Leia também: Confira 9 sugestões de filmes que te ajudarão a estudar para o Enem

Gostou deste post sobre como montar um plano de estudos? Temos também um conteúdo completo voltado para outro exame muito concorrido no país, a Fuvest. Compartilhe os nossos conteúdos com colegas de classe que também vão prestar vestibular e ajude-os a alcançar seus sonhos!