Para qualquer estudante que sonha em entrar no ensino superior, ter uma boa nota no Enem é o melhor passaporte. Contudo, para isso ser possível, a redação não pode ser menosprezada.

Pelo contrário, a redação é indispensável, pois uma boa nota da redação eleva a média geral da prova. Além disso, caso haja um baixo desempenho em outras áreas, a nota da redação pode fazer a compensação.

Entretanto, assim como para as questões objetivas das áreas de conhecimento, a tão desejada redação nota 1000 exige preparo.

Entender a estrutura do gênero textual dissertativo-argumentativo, escrever com atenção às regras gramaticais e compreender bem o tema são apenas alguns dos passos essenciais para uma redação de sucesso.

Pensando nisso, separamos para você as melhores dicas para conseguir uma redação nota 1000 no Enem. Confira!

Conheça os critérios de avaliação da redação

O primeiro passo para escrever uma boa redação é conhecer quais são os critérios avaliados. Quando sabemos o que se espera de nós, é muito mais fácil identificarmos quais são os pontos positivos de nossa produção e quais são os pontos de atenção.

No Enem, esses critérios são divididos em cinco competências, as quais são pontuadas de zero a 200, por isso, conhecê-las é essencial:

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal

A primeira competência avalia a habilidade de escrita na língua padrão. Isto significa que é aqui que todas as regras gramaticais vistas durante a vida escolar são colocadas à prova.

Sendo assim, é fundamental que você reveja com atenção elementos como grafia correta das palavras, acentuação, concordância, emprego de pronomes, pontuação, entre outros.

Além disso, muitos corretores avaliam a estética do texto nessa competência. Assim, evite rasurar palavras, escreva com uma caligrafia legível e não se esqueça de deixar um recuo na primeira linha de cada parágrafo.

Mesmo para quem optar em fazer a versão digital do Enem, a redação é feita de modo manuscrito no papel.

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento

O primeiro ponto dessa competência é compreender bem o tema proposto. Para isso, leia com cuidado cada uma das palavras que fazem parte da proposta de redação e contemple-as em seu texto.

Sendo assim, além de não fugir totalmente do tema, ainda é importante se atentar para não apresentar uma fuga parcial. Essa fuga é chamada de tangência, a qual ocorre quando algum elemento da proposta é tratado na redação, mas não todos. Essa prática penaliza a avaliação da competência, limitando-a a 40 pontos.

Contudo, além do tema, a competência dois ainda exige que a estrutura do texto seja dividida em introdução, argumentação e conclusão. Além de não poder predominar outros tipos textuais, somente o narrativo e o descritivo.

Por fim, para conseguir uma redação nota 1000 é indispensável que você apresente o seu repertório sociocultural. Assim, use informações de livros, filmes, músicas, pesquisas etc., que contribuam com a sua argumentação.

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista

A competência três avalia a argumentação em si. Por isso, é fundamental que os argumentos usados na redação sejam relevantes e significativos para a defesa de seu ponto de vista.

É aqui que o sentido geral da redação é avaliado e, por isso, a sua construção deve ser planejada com atenção. Assim, os argumentos devem ser bem desenvolvidos e bem articulados entre si.

Para isso ser possível, conheça os diferentes tipos de argumentos e treine as formas de desenvolvê-los em seus textos. Assim, você evitará que as informações apresentadas tenham que ser interpretadas e relacionadas pelo leitor, ocasionando perda de pontos.

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

O principal aspecto avaliado na competência quatro é a coesão textual. Esse mecanismo linguístico é o que torna um texto harmônico e mantém todas as frases e parágrafos ligados entre si.

Sendo assim, a coesão textual é fundamental para que a sua redação não passe a sensação de ser composta por diversas ideias soltas, sem uma conexão lógica.

Portanto, para conseguir alcançar os 200 pontos da competência quatro, você deve estudar os elementos coesivos e praticar bastante a aplicação deles nos textos. Entre esses elementos, destacam-se as conjunções, as preposições e as locuções adverbiais.

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado

A quinta e última competência é a marca principal da redação do Enem: a proposta de intervenção. A ideia aqui é que você possa, após desenvolver a argumentação em torno do seu posicionamento crítico sobre o tema, demonstrar a sua capacidade de propor e de agir.

Para tanto, elabore uma proposta que seja coerente com a sua argumentação e ressalte os elementos essenciais:

  • ação: o que deve ser feito?
  • agente: quem será responsável por executar?
  • modo ou meio: como a ação será executada? Por meio do quê?
  • efeito: para que essa ação será executada?
  • detalhamento: informações adicionais sobre os elementos.

Cada um desses elementos deve aparecer em sua proposta e ser descrito da melhor maneira possível, para ter uma proposta digna de uma redação nota 1000.

Além disso, para não zerar na competência cinco, é muito importante observar se a sua proposta não fere nenhum direito humano.

Faça um bom planejamento da redação

Agora que você já conhece as cinco competências usadas pelos corretores do Enem, com certeza, já está bem mais fácil se preparar para a sua redação nota 1000. Contudo, alguns passos ainda são importantes.

Primeiramente, antes de escrever qualquer texto, é imprescindível fazer um planejamento. No caso da redação do Enem, isso não é diferente, pelo contrário, é altamente recomendado.

Embora muitos ignorem o planejamento e achem que refletir por alguns segundos antes de escrever já basta, não se engane, esse é um poderoso aliado para uma produção de qualidade.

Sendo assim, após ler os textos motivadores e compreender o tema, elabore uma lista com os argumentos que você poderia usar para defender o seu ponto de vista. Após listar, destaque aqueles que mais fazem sentido e que melhor se complementam.

Depois disso, você deve listar o que terá em cada um dos parágrafos e pode, inclusive, já pensar em um esboço da proposta de intervenção. Assim que essa etapa estiver finalizada, você poderá começar a escrever.

Tenha atenção para não zerar a sua redação

Embora tenhamos certeza que, após todas as dicas que vimos até aqui, você não terá problemas, é sempre bom saber quais motivos podem zerar uma redação. Isso posto, listamos abaixo todos eles:

  • fugir totalmente do tema proposto;
  • escrever um texto sem obedecer ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • entregar a folha de redação em branco, mesmo que a folha de rascunho tenha texto escrito;
  • escrever texto com menos que oito linhas manuscritas ou 11 linhas em Braille;
  • entregar folha de redação que contenha, em qualquer parte, insultos, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • assinar, escrever o nome, iniciais, apelido ou qualquer outra forma de identificação fora do espaço destinado à assinatura;
  • inserir números ou outros sinais que não tenham função no texto;
  • escrever parte do texto intencionalmente sem conexão com o tema;
  • copiar parte ou o todo dos textos da prova de redação ou dos cadernos de questões sem que tenham, ao menos, oito linhas de autoria própria;
  • não ter a predominância do texto em língua portuguesa;
  • texto ilegível.

Assim, com um pouco de atenção é possível passar longe de qualquer causa que possa zerar a sua redação. Por isso, é importante que cada um dos itens seja avaliado antes de escrever a versão final.

Portanto, com todas as informações que vimos até aqui, certamente está claro que a redação não pode ser ignorada. Uma redação nota 1000 no Enem pode ampliar muito as possibilidades de ingresso ao ensino superior, porém, há diversos detalhes que devem ser considerados.

Sendo assim, continue por dentro das principais informações sobre o Enem e sobre dicas de estudo. Assine a nossa newsletter e receba sempre o melhor conteúdo.