Se você está estudando para garantir uma vaga na universidade dos sonhos, preste muita atenção neste texto. Nessa reta final de preparação para o Enem e outros disputados vestibulares, é preciso ter foco, planejamento e dedicação para aprender mais e conquistar seu sonho.

“Comparamos o preparo para o vestibular com uma maratona, onde é preciso ter resistência. Ela é diferente de uma prova de 100 metros rasos, que é necessário explosão”, afirma Ricardo Nunes, especialista da Plataforma AZ de Aprendizagem. 

Ou seja, não adianta estudar tudo de uma vez: é preciso se planejar. Para te ajudar neste processo, separamos 5 dicas para você aprender mais, mesmo estudando menos. Continue a leitura para descobrir!

Como aprender mais estudando menos? Confira 5 dicas para garantir melhores resultados nos vestibulares!

1. Estudo significa qualidade, não quantidade

O primeiro passo para começar a aprender mais é se planejar para ter mais qualidade no que faz. Se você tentar revisar tudo o que aprendeu o ano inteiro, provavelmente não conseguirá ter sucesso e ainda poderá ficar desanimado.

Então como montar esse planejamento? O primeiro passo é selecionar o que é mais relevante para você, de acordo com o seu objetivo. 

“O estudante AZ, por exemplo, conta com ferramentas digitais personalizadas como o MAPA, que de acordo com a universidade e curso escolhidos aponta o que é mais ou menos relevante para os estudos de cada aluno”, explica Ricardo.

E se você já estava trabalhando com um cronograma, não hesite em alterar seu planejamento na reta final de estudos. Fazer mudanças pode ser uma estratégia inteligente que ajudará a otimizar seu tempo de estudo e melhorar sua performance em poucas semanas para as provas.

Aqui no blog do AZ, também já preparamos conteúdos sobre como montar um cronograma de estudos e quais são os temas mais frequentes no Enem para montar o seu planejamento de revisão.

Vale a pena conferir: 10 dicas para fazer uma boa redação de Enem

2. Hora de colocar os planos em ação

Apesar dessa dica parecer óbvia, ela é deixada de lado por muitos estudantes. Após passar horas definindo seu planejamento e os conteúdos prioritários, é indispensável colocar em ação tudo o que foi proposto – independentemente se é uma matéria que você gosta ou não de estudar. 

É por isso que seu planejamento deve ter metas desafiadoras, mas factíveis. Apenas assim você vai conseguir cumprir desafios e se sentir cada vez mais motivado para estudar para a prova do Enem ou de outros vestibulares!

3. Aprenda com seus erros

Praticar é essencial quando está se preparando para os vestibulares. Mas não basta fazer o exercício e conferir o gabarito, é preciso aprender com os erros. E essa é uma dica importantíssima quando falamos em qualidade ao invés de quantidade.

Se você fizer uma lista de exercícios com 100 questões, conferir os resultados e logo pegar outras 100 questões, não vai aprender com o que errou. Sem contar que você ficará mais cansado. 

É por isso que ao invés de ignorar os erros, reúna todos eles e separe um momento para tirar suas dúvidas. “No Super App AZ, por exemplo, o aluno conta com vídeos de resolução, videoaulas e muitos outros conteúdos para aprender com o erro”, explica Ricardo Nunes. 

4. Gosto pelo estudo

É impossível correr uma maratona se você sentir preguiça e dor nos pés antes mesmo de começar, não é mesmo? Tão importante quanto estudar para aprender mais é cultivar o gosto pelo estudo.

Isso significa buscar novas formas de aprender com diferentes mídias que agitam a rotina. Se você sempre lê livros e faz resumos, por exemplo, que tal assistir vídeos ou ouvir podcasts sobre o assunto? 

No canal de YouTube da Plataforma AZ, por exemplo, temos uma série de vídeos da Maratona Enem 2022 para te ajudar com os estudos. Clique aqui e confira ou dê um play no vídeo abaixo.

5. Relaxar também é parte essencial do estudo

Preste muita atenção nesta dica: é impossível aprender mais se você está exausto o tempo todo! Ou seja, os momentos de lazer também devem constar em seu planejamento.

Assistir filmes e séries, falar com os amigos e até mesmo incluir uma atividade física em sua rotina são apenas algumas das atividades de relaxamento que ajudarão a reduzir o estresse pré-vestibular, além de aumentar o foco para a sua maratona.

Se você quer aprender mais, sua alimentação também merece um cuidado extra, já que ela é uma das responsáveis pela sua energia. Por mais que você não goste, tente montar pratos coloridos com todos os nutrientes necessários.

Outro ponto de atenção para aprender mais é uma boa noite de sono: 40% da população mundial não dorme como gostaria e sofre de algum distúrbio do sono, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entretanto, dormir bem também “é essencial, tão importante quanto comer ou beber água”, de acordo com o diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor), Geraldo Lorenzi-Filho. Ou seja, pelo menos 8 horas de sono todas as noites, ok?

Leia também: Confira 9 sugestões de filmes que te ajudarão a estudar para o Enem

Entendeu como aprender mais estudando menos?

Esperamos que essas dicas te ajudem a levar uma rotina de estudos com mais eficiência e qualidade. Com a chegada dos vestibulares, é essencial investir em técnicas que trarão mais confiança na hora da prova – e temos certeza que essas dicas vão te ajudar nisso.

Se você quer aprender mais com a gente, não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook e de se inscrever no nosso canal no YouTube. Por lá, estamos postando conteúdos toda semana para te ajudar a conquistar a tão sonhada aprovação no vestibular. Até a próxima!