Você sabia que as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 já estão com as datas marcadas? De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação do Exame será nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Apesar de faltarem meses para as provas, essa é a hora ideal para começar a se organizar, caso você esteja planejando participar das provas. E esse artigo vai te ajudar com isso! Vamos lá?

Provas do Enem 2022: o que já sabemos?

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos no Ensino Médio. Passaram 24 anos e o Enem se transformou no maior vestibular do Brasil, servindo de porta de entrada para instituições de ensino de todo o País.

Em 2022, ele acontecerá em dois domingos. No primeiro deles, dia 13 de novembro, a prova do Enem terá 5 horas e 30 minutos, com a produção de um texto dissertativo-argumentativo (Redação) e a aplicação de 90 questões sobre:

  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Já no segundo domingo, 20 de novembro, a prova terá 5 horas com 90 questões sobre:

  • Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Apesar dos horários das provas ainda não terem sido divulgados, a prova do Enem tem costume de começar às 13 horas (horário de Brasília).

Outra novidade dentro da prova do Enem, que seguirá em 2022, é a aplicação de maneira impressa e digital

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), “entre 2022 e 2025, o Enem Digital seguirá sendo aprimorado. A previsão do Inep é realizar até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes”.

Ou seja, os participantes poderão escolher entre responder às questões da maneira tradicional ou em um computador. Vale ressaltar que a redação ainda deverá ser feita à mão, como na prova impressa.

Como me preparar para o Enem 2022?

O número de inscritos no Enem 2021 foi de 3,1 milhões. Apesar de ser o menor número desde 2005, ele ainda representa a alta concorrência que ocorre no momento da inscrição no SiSU – que, em 2022, teve apenas 221 mil vagas disponíveis.

Isso significa uma concorrência de 14 candidatos por vaga. Ou seja, investir nos estudos é essencial para se destacar diante da concorrência.

Para lhe ajudar, trouxemos 5 dicas de como se preparar para a prova e começar os estudos com o pé direito!

Crie um cronograma de estudos realista

O primeiro passo para começar os estudos é entender com qual frequência e em que horários eles acontecerão. Por isso, pegue um calendário anual ou uma agenda e crie um cronograma de estudos que funcione na sua rotina.

Com essa visualização, você consegue se organizar melhor e fica mais tranquilo em saber que seus próximos passos estão planejados. Mas não se esqueça de respeitar seus limites, ok?

Intercale as matérias que você tem menos afinidade com as prediletas

Estudar é uma tarefa que demanda muita energia e concentração. Por esse motivo, em vez de ficar por longas horas em cima do conteúdo que não lhe agrada, pode ser uma boa intercalar esse estudo com uma das suas matérias prediletas.

Essa estratégia ajuda a renovar a sua energia, principalmente quando falamos de matérias em que você precisa de vigor para absorver os conteúdos.

Descansar é tão importante quanto estudar

Muitas vezes nos forçamos a fazer tudo que precisamos dentro do menor tempo possível porque acreditamos que essa é a melhor maneira de alcançar nossos objetivos. Entretanto, tão importante quanto estudar para a prova do Enem, é descansar. 

Afinal, a preparação para o Enem envolve mais que apenas estudo: também é necessário confiança e calma. Por isso, cuide da sua saúde e agende períodos de descanso no seu cronograma.

Desde ter uma boa noite de sono e praticar atividades físicas, até sair com os amigos e fazer coisas que lhe deem prazer, tudo é válido nessa importante preparação.

Anote todos os assuntos que podem cair na prova do Enem

Você sabia que é possível encontrar todos os conteúdos que caem na prova do Enem no edital? Que tal aproveitar essa valiosa informação para ajudar nos estudos?

Mas caso você tenha dificuldade em se organizar, na Plataforma AZ de Aprendizagem é possível utilizar o MAPA (metas acadêmicas personalizadas para aprovação). Ele configura a sua pretensão de carreira e universidade, além de indicar qual é a trilha de estudos e o conjunto de atividades que o estudante precisa seguir para alcançar seu objetivo.

Leia também: Super APP AZ: entenda como funciona nosso aplicativo

Utilize o Método Pomodoro

Pomodoro é mais que tomate em italiano: ele se tornou um método de concentração criado na Itália. Desenvolvido por Francesco Cirillo, no final dos anos 1980, ele consiste em reservar tempos para estudar sem qualquer interrupção. Esses períodos devem ser intercalados com momentos de descanso.

Um exemplo da aplicação dessa técnica seria a pessoa estudar por 25 minutos seguidos, sem parar. Quando o tempo acabar, ela deve fazer uma pausa de cinco minutos. Depois desse intervalo, deve-se voltar à tarefa e estudar mais 25 minutos. Essa maneira de estudar ajuda a manter a mente focada e a aumentar a retenção do conteúdo estudado.

Pronto, agora você está mais próximo de participar das provas do Enem 2022 com mais segurança e confiança. Não deixe essas dicas de lado para lhe ajudar a conquistar a sua tão sonhada aprovação no vestibular, ok?

Ah, e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com os amigos que também estão estudando para a prova. Como diriam os Beatles, “eu consigo com uma pequena ajuda dos meus amigos”.