Parte da rotina das instituições de ensino, as reuniões escolares oferecem diversos benefícios para todos os envolvidos na educação. Entretanto, pais e responsáveis muitas vezes desconhecem a importância de comparecer aos encontros promovidos pela escola. 

Por isso, para que a escola possa estimular a participação da família no processo de aprendizagem do aluno, este post apresenta os principais benefícios da reunião escolar. Confira a seguir!  

Qual a importância da reunião escolar?

A seguir, entenda a importância de a escola incentivar a participação da família nas reuniões escolares.

1. Apresentar o rendimento acadêmico do aluno

Apesar de a família poder ter acesso ao boletim acadêmico do aluno, a reunião escolar permite que a equipe pedagógica ofereça um feedback aprofundado do rendimento escolar do estudante.

Com isso, a família pode entender melhor as dificuldades, bem como as potencialidades do aluno. Ao notar que um estudante tem aptidão para determinado esporte, um professor de educação física pode indicar que ele receba aulas extracurriculares. 

Da mesma forma, a família pode refletir junto à equipe pedagógica quais são os possíveis motivos que levam o aluno a ter um desempenho acadêmico abaixo do esperado. Com isso, ambos podem propor ações para resolver o problema. 

Leia também: Conheça os principais tipos de avaliação escolar para aprimorar o ensino-aprendizagem

2. Informar mudanças comportamentais do aluno 

Alguns alunos podem apresentar comportamentos diferentes em casa e na escola. Por exemplo, se o estudante passar por alguma situação emocional difícil ou episódios de bullying, ele pode esconder essas emoções da família por vergonha ou para não deixar os pais preocupados. 

A família do aluno pode desconhecer algum aspecto relacionado ao desenvolvimento socioemocional do aluno. Em contrapartida, a equipe pedagógica tem um olhar treinado para identificar situações de atenção. 

Dessa forma, a reunião escolar é um momento propício para falar sobre eventuais mudanças de comportamento, como ansiedade, agressividade – com educadores e colegas – e falta de motivação para estudar. O recomendado é que esse tipo de conversa seja individual, para não expor o estudante. 

É fundamental que a escola fale sobre os aspectos socioemocionais na reunião escolar. Afinal, emoções podem impactar positiva ou negativamente o ensino-aprendizagem do estudante.

3. Apresentar o planejamento pedagógico para o ano letivo 

É essencial que a escola promova uma reunião escolar antes do início do ano letivo para apresentar o planejamento pedagógico. Dessa forma, a família é informada sobre como será o ensino oferecido no decorrer do ano, incluindo as prováveis datas dos próximos encontros.

A reunião escolar também é um momento no qual a família pode propor melhorias para o currículo acadêmico ou para atividades extracurriculares oferecidas pela escola. Além disso, a equipe pedagógica pode apresentar as instalações físicas, normas de conduta e o funcionamento da escola para os pais e responsáveis dos novos alunos.  

4. Estreitar os laços entre a família e a comunidade acadêmica 

A família e a escola precisam atuar juntos para o desenvolvimento integral do aluno. Por isso, é importante que esses dois núcleos estejam em harmonia e estabeleçam uma relação saudável de confiança e respeito. A reunião escolar é um ótimo momento para estreitar esse laço. 

Durante a reunião escolar, por exemplo, a equipe pedagógica pode reforçar a importância da família prestar suporte ao aluno nas atividades escolares e participar do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é uma ocasião que pode servir para ressaltar que a escola está disponível para auxiliá-los durante o ano letivo.  

5. Permite a troca de experiências entre famílias

A reunião escolar é um dos poucos momentos nos quais as famílias dos alunos podem conversar entre si. É uma excelente ocasião para que os pais com maior tempo na instituição de ensino possam ajudar os familiares dos alunos recém-chegados, por exemplo. 

Além da amizade entre os alunos da escola, é importante que as famílias também estabeleçam laços saudáveis

Afinal, um simples colega de turma pode se tornar um amigo para além da sala de aula – e nada melhor que as duas famílias estarem em sintonia para incentivar e cultivar essa relação. 

Como organizar uma reunião escolar participativa e acolhedora?

Veja algumas sugestões que podem contribuir para a participação e engajamento da família dos alunos nas reuniões. 

Defina datas favoráveis para a família do aluno 

Mesmo que importante para o desenvolvimento do aluno, a correria do dia a dia pode impedir a família de comparecer à reunião. Para amenizar essa situação, a escola pode verificar quais dias e horários são favoráveis para os pais e responsáveis. 

Além disso, ao definir o calendário de reuniões do ano letivo, a escola pode enviá-lo com antecedência para que a família possa se programar para comparecer. Ademais, também é preciso garantir a disponibilidade da equipe pedagógica, professores e demais funcionários.

Deixe claro os objetivos da reunião escolar

É importante definir os objetivos da reunião escolar e apresentá-los às famílias antes do encontro acontecer. Dessa forma, os pais e responsáveis terão tempo para articular o que pretendem falar, ou pensar em ideias para contribuir com o ensino-aprendizagem.

É importante também enviar a ata de reunião escolar para as famílias que comparecerem, como também para os que não puderam participar. Com isso, todos podem ficar a par dos temas debatidos no encontro. 

Utilize recursos digitais 

O uso da tecnologia na educação ganhou força durante a pandemia, sendo uma aliada importante para otimizar processos educacionais. 

Com ela, a escola pode transmitir a reunião escolar para as famílias que não puderam comparecer – sobretudo se a pauta do encontro tratar de aspectos gerais. 

Além disso, a escola pode utilizar ferramentas de agenda e calendário online para enviar os convites das reuniões para pais e responsáveis. Ademais, lembretes podem ser enviados por meio de aplicativos de mensagens, e-mail, SMS ou outro recurso digital escolhido pela instituição de ensino. 

Leia também: 5 dicas de como implementar a transformação digital na sua escola

Crie um espaço acolhedor 

É importante que a família dos alunos tenha confiança para falar abertamente na reunião escolar, sem julgamentos e preconceitos. Por isso, deixe claro nos comunicados que o encontro é aberto para sugestões, dúvidas e críticas. 

Além disso, a escola pode oferecer um café da manhã antes da reunião ou coffee break para que as famílias, professores e demais funcionários da escola possam interagir de forma mais descontraída. 

Gostou deste post sobre reunião escolar? A Plataforma AZ disponibiliza um vasto material informativo sobre gestão escolar e pedagógica para escola, mantenedores e professores. Acompanhe o blog e acesse nossa área de conteúdos gratuitos para aprimorar ainda mais sua instituição de ensino.