Uma redação nota 1.000 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser um enorme diferencial para garantir a entrada de um estudante na universidade dos seus sonhos. Por isso, merece atenção especial na hora de planejar o cronograma de estudos.

Fazer uma redação nota 1.000 no Enem não é fácil, mas também não é tarefa impossível – especialmente se você seguir as dicas da Plataforma AZ. Continue a leitura e veja o que fazer para escrever um ótimo texto!

7 dicas para escrever uma redação nota 1.000 no Enem

1. Entenda a estrutura da redação do Enem

A estrutura de texto solicitada no Enem é a dissertativa-argumentativa. Ou seja, para o aluno fazer uma redação nota 1.000, ele precisa apresentar argumentos sólidos sobre o tema. 

Para isso, o vestibulando precisa deixar claro o porquê da ideia apresentada, por meio de opiniões, informações, dados e outros elementos. 

Dessa forma, a redação do Enem não abre espaço para o aluno “ficar em cima do muro”, pois é necessário se posicionar ativamente sobre o tema. 

➡ TEMA – TESE – ARGUMENTOS – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ⬅

Além disso, o participante precisa apresentar propostas de intervenção para a problemática apresentada. Por fim, o recomendado é que o texto tenha quatro parágrafos no total: um para introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão. 

2. Conheça as competências avaliativas para redação nota 1.000

Obter uma redação nota 1.000 significa preencher as cinco competências avaliativas propostas pela banca do Enem. Cada tópico pode receber de 0 a 200 pontos. Assim, para conseguir a nota máxima, é importante que o vestibulando saiba quais são. 

A seguir, veja quais são as competências avaliativas para a redação do Enem, segundo a cartilha do participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

3. Construa um repertório cultural

O repertório cultural é fundamental para atingir a nota máxima na Competência 2, pois o tópico pede que o participante aplique conceitos de várias áreas para apresentar e defender a tese. Dessa forma, o vestibulando precisa construir a própria bagagem sociocultural para uma redação nota 1.000.

Vale ressaltar que ter repertório cultural não significa decorar frases e citações de filósofos e personalidades históricas, porque a informação apresentada precisa ter relação com o tema e deve ser desenvolvida ao longo do texto. 

Contudo, o participante pode construir uma bagagem sociocultural de diversas maneiras:

  • ler livros de gêneros diversos;
  • assistir filmes e séries;
  • ler jornais e revistas;
  • conversar com pessoas de diferentes idades e estilos de vida;
  • ouvir podcasts;
  • conhecer as dificuldades sociais da região onde mora;
  • observar e entender as opiniões e posicionamentos de artistas e influenciadores nas redes sociais.  

Leia também: Confira 9 sugestões de filmes que te ajudarão a estudar para o Enem

4. Faça questionamentos sobre o tema

Para enriquecer o texto e demonstrar repertório cultural, uma dica importante para a redação nota 1.000 é fazer problematizações quanto ao tema apresentado. Por exemplo, ao abordar o avanço dos direitos das mulheres, o participante pode questionar se as conquistas são suficientes para garantir a equidade de gênero. 

Ou seja, independentemente de o tema ser positivo ou negativo, o participante pode questionar diversos pontos ao longo do texto. Contudo, é necessário ter cuidado para o conteúdo não ficar raso ou prolixo.   

5. Pratique redação até o dia do Enem

Praticar a escrita aumenta as chances de o participante do Enem elaborar uma redação nota 1.000. O exercício da escrita ajuda a entender a estrutura do texto, gerenciar melhor o tempo de prova e, também, organizar as ideias de maneira que faça sentido. 

Para isso, é possível fazer redação dos temas que saíram nas edições anteriores do Enem. Caso o participante esteja na escola, algum professor pode fazer a correção. Além disso, as turmas do 3º ano do Ensino Médio geralmente recebem aulas de redação.  

6. Utilize os textos de apoio

Os textos de apoio apresentados junto ao tema na prova não são colocados por acaso. Por isso, o participante deve ler o material com calma para tirar insights que possam servir na construção da redação. Para isso, é fundamental treinar a interpretação de texto

Além disso, aprender a interpretar o tema da redação ajuda o participante a não cometer fuga do tema. Ao abordar no texto elementos que não fazem parte do solicitado, a redação é zerada. Contudo, é necessário ter cuidado para não cometer plágio de trechos dos textos de apoio. 

7. Deixe claro a sua tese desde a introdução

Outra dica para o participante do Enem fazer uma redação nota 1.000 é deixar claro a tese a ser defendida desde o início do texto. Ou seja, não deixar para argumentar apenas nos dois parágrafos de desenvolvimento. 

A introdução é a parte do texto no qual o leitor precisa entender o que ele vai ler nos próximos trechos. Por isso, reserve as últimas linhas do 1º parágrafo para apresentar ao corretor a tese que será desenvolvida mais à frente. Essa técnica ativa a curiosidade do leitor.  

Leia também: Não sabe o que é o Sisu? Descubra a relação entre esse sistema e o Enem

Dica bônus: prepare o emocional para a prova

Estar preparado academicamente é importante para ter uma boa pontuação no Enem, mas o participante precisa se preparar também do ponto de vista emocional. Por isso, adote hábitos saudáveis que contribuam para a manutenção da saúde mental, como por exemplo:

  • praticar atividade física;
  • ter uma boa rotina de sono;
  • ter uma alimentação saudável;
  • pausar os estudos para descansar;
  • sair com familiares e amigos;
  • cultivar algum hobby;
  • praticar técnicas de concentração de atenção plena, como meditação. 

Com essas dicas, suas chances de escrever uma redação nota 1.000 aumentam. Se você gostou deste post sobre como fazer uma redação nota 1.000 no Enem, confira o conteúdo sobre como montar um plano de estudos para o vestibular

Esperamos que você tenha uma ótima prova e que você compartilhe este post para os seus amigos que também vão prestar o Enem.