O Enem 2021 está próximo, e os candidatos ainda têm alguns meses para se preparar antes do primeiro dia de prova. Se você estudou muito e quer aproveitar bem esse período, chegou a hora de rever o seu planejamento de estudos e acertar os últimos ponteiros.

O nervosismo e a ansiedade são coisas normais para quem decidiu utilizar o Enem como porta de entrada para a universidade, principalmente, faltando poucas semanas para os dias de prova. Porém, isso não significa que você deve se deixar levar por isso. Quanto mais preparação existir, mais fácil será manter a calma e a concentração.

Neste post, reunimos 5 dicas para você criar forças nessa reta final de preparação e chegar nas provas do Enem com confiança total!

1. Reveja suas prioridades no cronograma de estudos

Não hesite em alterar seu cronograma na reta final para o Enem. Na verdade, fazer mudanças agora é uma estratégia inteligente, que pode otimizar seu tempo de estudo e melhorar sua performance em poucas semanas para as provas.

Faltando um ou dois meses para o Enem, a verdade é que você entra em uma nova fase. Nesse momento, espera-se que o candidato já tenha visto boa parte do conteúdo programático. Então, o foco do planejamento não é mais absorver o máximo de conteúdo.

Agora, é importante se concentrar em fazer revisões, resolver questões de prova, dar mais atenção aos seus pontos de dificuldade e aos temas mais cobrados. Para isso, é bem provável que você precise rever suas prioridades para manter a rotina de estudos.

Veja se os horários que você escolheu para estudar estão realmente compatíveis com outros compromissos do dia. Na fase final, é muito comum acabar estudando por menos tempo ou não se importar em seguir o planejamento de estudo por ele estar desatualizado.

Seja qual for o motivo, atualizar seu cronograma é a melhor coisa que você pode fazer agora! O documento vai guiar você nessas últimas semanas, encaixar as tarefas dentro da sua rotina e evitar desperdício de tempo!

2. Saiba como fazer revisões da maneira certa

Seguir revendo os conteúdos que você já estudou é essencial na reta final. Ao começar a estudar para o Enem, seu plano era entender os assuntos que caem nas provas. Agora, é preciso rever tudo com calma.

Mas, sabendo como fazer revisões da maneira certa, você não precisa se desesperar com a quantidade de assuntos acumulados. O primeiro passo é inserir um tempo para revisar no seu cronograma. Por exemplo, você pode tirar uma hora por dia para pegar anotações que você fez.

Outra dica interessante para não errar é fazer um check-list do que precisa ser revisado e do que já foi concluído. Ter todos os conteúdos em uma única lista, com certeza, vai ajudar na sua organização, além de mostrar exatamente o que ainda falta ser feito.

Por fim, conte com a tecnologia na hora de organizar as revisões para o Enem. Existem alguns aplicativos para celular bastante úteis. Você pode, por exemplo, montar a lista de revisão no formato de planilha no Trello ou usar Evernote fazer anotações importantes.

3. Faça simulados e provas antigas do Enem

Para quem procura dicas de como estudar para o Enem na reta final, a resolução de questões é uma das coisas que merecem atenção nesse momento, principalmente, em simulados e provas antigas do Exame.

Fazer uma bateria de questões na reta final vai ajudar você a pegar familiaridade com a aplicação das provas. Por essa razão é tão importante dar prioridade às provas antigas do Enem e simulados com o mesmo estilo do Exame.

Fazendo as provas antigas, por exemplo, é possível calcular o tempo que você leva para resolver as questões. Vale a pena considerar o tempo padrão que é aplicado no Enem em cada dia de prova.

Você pode até fazer uma simulação total da aplicação do Enem. Separe um espaço isolado da sua casa e evite distrações, como celular, TV ou conversa com seus familiares. Prepare uma alimentação leve e pegue uma cadeira nem tão confortável para se sentar, afinal, no dia do Enem, você não fará a prova em uma poltrona!

Fazendo essa simulação pelo menos uma vez por semana, você vai diminuir significativamente a ansiedade e o nervosismo no dia da prova.

4. Estude com videoaulas 

A explicação de um professor por vídeo facilita a assimilação dos conteúdos e permite que você tire muitas dúvidas em um período curto de tempo, principalmente, ao participar de aulas transmitidas ao vivo. Sem falar que as videoaulas são práticas para quem estuda em casa ou quer aprender algo enquanto está no transporte público, a caminho da escola ou do trabalho.

Por isso, uma dica interessante é tornar mais frequente o uso das videoaulas no momento de estudar para o Enem. Uma rotina rigorosa de leituras pode gerar ainda mais cansaço na reta final. Então, pense em dedicar parte do seu tempo a esse recurso. Para maximizar ainda mais seu tempo, experimente adotar o método microlearning, baseado em pequenos blocos de tempo.

Além disso, no Super App da Plataforma AZ, você tem acesso a mais de 49 mil videoaulas e vídeos de resolução que podem te auxiliar nessa reta final. Também é possível assistir a vídeos semanais, gratuitos, preparados por professores AZ, no YouTube, totalmente voltados para preparação para o Enem e o vestibular.

5. Treine a redação

A essa altura do campeonato, você já deve ter aprendido algumas coisas sobre a redação do Enem. É preciso apresentar uma tese na introdução, comprová-la com pelos menos dois argumentos no desenvolvimento e explicar propostas de intervenção na conclusão, certo?

No entanto, também é importante que você pratique bastante. Faltando poucas semanas para a redação, é hora de colocar a mão na massa e escrever o quanto você puder. O ideal, nesse momento, é fazer pelo menos uma redação por semana. Escreva sobre os assuntos que saem em listas de possíveis temas para a redação do ano atual, por exemplo.

Chegamos ao final e esperamos que você tenha gostado das dicas de como estudar para o Enem na reta final. Esse é o momento de reorganizar os estudos e focar em seu objetivo maior, que pode ser a entrada na graduação. Colocando em prática as nossas dicas, você vai ter todo o ânimo para manter firme uma rotina de estudos e arrasar nas provas.

Gostou do conteúdo? A Plataforma AZ também preparou uma Maratona Enem de conteúdos para te auxiliar nessa reta final para o exame. Saiba mais: http://plataformaaz.com.br/enem

Assine a nossa newsletter para receber no seu e-mail dicas exclusivas sobre preparação para o Enem. Nos vemos por lá!