Com o Enem 2022 cada vez mais próximo, é possível que você esteja se sentindo ansioso e despreparado para enfrentar uma das provas mais importantes do País. Mas isso não significa que você deve se deixar levar por esses sentimentos negativos.

Quanto mais preparação existir, mais fácil será manter a calma e a concentração. É por isso que hoje estamos aqui com uma boa notícia: é possível montar um cronograma de estudos para o Enem 2022 que possibilita revisar conteúdos que costumam cair e que ainda geram dúvidas.

Confira nossas 6 dicas para você se organizar nessa reta final de preparação e chegar nas provas do Enem com total confiança!

Reta final: 6 dicas para organizar um cronograma de estudos para o Enem 2022

1. Reveja suas prioridades no cronograma de estudos para o Enem

Você já está trabalhando com um cronograma de estudos? Que bom, isso significa que você já sabe se organizar e possui uma ideia do que estudou nos últimos meses.

Entretanto, isso não significa que o cronograma de estudos do Enem 2022 que você montou no início do ano ainda está te ajudando a alcançar os resultados desejados. Ao longo do ano podem ter acontecido imprevistos, você pode ter tido dúvidas e entendido conteúdos que antes geravam insegurança.

Por isso, não hesite em alterar seu planejamento na reta final de estudos. Fazer mudanças pode ser uma estratégia inteligente que ajudará a otimizar seu tempo de estudo e melhorar sua performance em poucas semanas para as provas.

Inclusive, nesses últimos meses para a prova, é sugerido mudar o foco do planejamento da absorção de conteúdo para a revisão de temas. Ou seja, esse documento vai guiar você nessas últimas semanas, encaixar as tarefas dentro da sua rotina e evitar desperdício de tempo!

2. Não só faça revisões: faça revisões da maneira certa

Como nós já comentamos, esses últimos meses de estudos podem ser melhor aproveitados se tiverem as revisões como principal meta. O primeiro passo, obviamente, é separar um tempo de revisão no seu cronograma de estudos para o Enem 2022. 

Outra dica interessante para não errar é fazer um check-list do que precisa ser revisado e do que já foi concluído. Ter todos os conteúdos em uma única lista, com certeza, vai ajudar na sua organização, além de mostrar exatamente o que ainda falta ser feito.

Por fim, conte com os aplicativos na hora de organizar as revisões para o Enem. Você pode, por exemplo, montar a lista de revisão no formato de planilha no Trello ou usar Evernote para fazer anotações importantes.

Confira também: 7 dicas para aumentar a produtividade sem afetar a saúde mental

3. Separe tempo para simulados

Outro tópico que o cronograma de estudos do Enem 2022 pode ajudar são os simulados. A resolução de questões é um ponto-chave na revisão de conteúdos – e tem jeito melhor de fazer isso que em simulados e provas antigas do Exame?

Fazendo as provas antigas, por exemplo, é possível calcular o tempo que você leva para resolver as questões. Vale a pena considerar o tempo padrão aplicado no Enem em cada dia de prova.

Você pode até fazer uma simulação total da aplicação do Enem. Separe um espaço isolado da sua casa e evite distrações, como celular, TV ou conversar com seus familiares. Prepare uma alimentação leve e pegue uma cadeira não tão confortável para se sentar (lembre-se que você não fará a prova do Enem em uma poltrona!).

Fazendo essa simulação pelo menos uma vez por semana, você vai diminuir significativamente a ansiedade e o nervosismo no dia da prova.

4. Treine também a redação

A essa altura do campeonato, você já deve ter aprendido algumas coisas sobre a redação do Enem. É preciso apresentar uma tese na introdução, comprová-la com pelos menos dois argumentos no desenvolvimento e explicar propostas de intervenção na conclusão, certo?

No entanto, também é importante que você pratique bastante – o ideal, nesse momento, é fazer pelo menos uma redação por semana. Por isso, não se esqueça de acrescentar essa atividade no cronograma de estudos do Enem 2022

Se você não sabe quais assuntos escrever, confira 7 temas de redação para treinar para os vestibulares.

5. Sua saúde mental também merece espaço no cronograma

Sabe quando sua mãe fala “tudo em excesso faz mal”? Acredite: isso também inclui os estudos. Por mais que você se organize para aproveitar ao máximo o tempo de estudo, nada disso importa se seu cronograma para o Enem também não está olhando para a sua saúde mental.

O que isso significa? Que tão importante quanto planejar os estudos é separar momentos de lazer para se distrair e reenergizar. E não é só a gente que acha isso: o Hospital Oswaldo Cruz também.

Segundo o clínico geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Américo Cuvello, nas semanas que antecedem às provas é importante que o candidato desacelere a exaustiva rotina de horas de estudos. 

“Uma carga alta de estresse e ansiedade pode afetar a saúde do pré-vestibulando e consequentemente seu desempenho nas provas. Síndrome do pânico e até mesmo doenças infecciosas podem surgir por conta do nervosismo”, diz o especialista.

Para evitar problemas de saúde física, mental e emocional, é importante dormir pelo menos oito horas todos os dias, praticar exercícios físicos regularmente e evitar consumir produtos gordurosos e de baixo valor nutricional.

Vale a pena conferir: Saiba como se preparar emocionalmente para o Enem 2022

6. Estude com videoaulas 

Mais uma vez vamos falar dos apps porque sabemos quão práticos e benéficos eles podem ser na preparação para um vestibular. 

Dessa vez vamos abordar as videoaulas, que podem garantir mais assertividade e eficiência no seu cronograma de estudos. 

Afinal, a explicação de um professor por vídeo facilita a assimilação dos conteúdos e permite que você tire muitas dúvidas em um período curto de tempo.

Por isso, uma dica interessante é tornar mais frequente o uso das videoaulas nos estudos para o Enem 2022. No Super App da Plataforma AZ, você tem acesso a mais de 50 mil videoaulas e vídeos de resolução que podem te auxiliar nessa reta final. Também é possível assistir a vídeos semanais, gratuitos, preparados por professores AZ, no YouTube, totalmente voltados para preparação para o Enem e o vestibular. E se você quer ainda mais ajuda, preparamos uma Maratona Enem de conteúdos para te auxiliar nessa reta final para o exame. Clique aqui e confira!