A presença da indisciplina escolar é um fenômeno recorrente nas instituições de ensino e pode se apresentar em diversas formas. Esse problema pode prejudicar o desempenho do professor e, por consequência, afetar a aprendizagem dos alunos. 

No entanto, a indisciplina na escola não tem um único causador. Afinal, este é um fenômeno complexo e com múltiplas camadas. Entendê-lo é o primeiro passo para investir nas ações na escola para diminuir os impactos desse problema. Saiba mais! 

Quais as principais causas da indisciplina escolar?

Entre as principais causas de indisciplina escolar, destacam-se: 

Falta de autoridade do professor

A falta de autoridade do professor na sala de aula pode ter consequências negativas no ambiente educacional e no processo de aprendizagem. Isso porque, quando os alunos não respeitam a figura do educador, podem surgir problemas de indisciplina escolar, como desrespeito às regras da escola e até mesmo violência.

É importante que o professor estabeleça limites claros desde o início do ano letivo, apresentando aos alunos o que é esperado deles em relação ao comportamento e à participação em sala de aula. O professor deve evitar dar tratamentos diferenciados ou ser permissivo com comportamentos inadequados.

Falta de motivação

Quando os alunos não veem o valor ou a importância da educação, eles podem se tornar desmotivados e perder o interesse em participar das atividades escolares. Com isso, surgem os “grupinhos” de estudantes que passam a aula conversando, sem participar das atividades escolares ou trabalhar com colegas que desejam aprender. 

Em alguns casos, apenas uma ida à coordenação pedagógica resolve o problema. No entanto, caso seja recorrente, é preciso tomar outras medidas para não prejudicar o andamento da aula — o professor pode, por exemplo, chamar esses alunos para serem mais ativos nas atividades. 

Ambiente familiar conflituoso

Problemas em casa, como conflitos familiares, separação dos pais, abuso ou negligência, podem afetar a capacidade de concentração do aluno. Essa situação pode gerar comportamentos agressivos, sobretudo se o estudante não contar com ferramentas para lidar socialmente com isso. 

Além disso, a própria dinâmica em um ambiente familiar conflituoso colabora para que o aluno deixe de apresentar as atividades escolares. Por exemplo, a falta de supervisão e orientação dos pais e responsáveis pode fazer com que o estudante não se sinta motivado a estudar ou não saiba organizar os prazos. 

Conflitos interpessoais

Conflitos entre os alunos, como bullying, podem levar a comportamentos de indisciplina escolar. Nesse sentido, a criança ou adolescente pode agir agressivamente de propósito, com objetivo de levar suspensão e ficar longe da escola. 

Além disso, um aluno vítima de bullying pode descontar em outros colegas, passando também a aplicar comportamentos violentos — isso acontece em escolas sem apoio emocional aos estudantes. 

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O que fazer com a disciplina na escola: dicas para as instituições particulares

Primeiramente, é importante avaliar quais são as causas da indisciplina na escola, afinal, cada instituição de ensino pode ter problemas e desafios diferentes. Porém, há algumas ações que podem ser aplicadas para reduzir esse fenômeno ou, pelo menos, melhorar a qualidade do ensino. 

Indisciplina escolar: desafios e soluções

  • Estimule a participação da comunidade escolar
  • Construa autoridade na sala de aula 
  • Invista na educação socioemocional 
  • Incentive e reforce os comportamentos positivos

1. Estimule a participação da comunidade escolar

É fundamental que os professores, a família e a comunidade reconheçam que o ensino-aprendizagem requer o envolvimento de todos. Ensinar não é apenas responsabilidade da escola, pois a criança e adolescente aprende também com a família, amigos, experiências cotidianas, entre outros fatores externos. 

Nesse sentido, é importante que escola e família trabalhem juntos. A coordenação pedagógica, por exemplo, pode se reunir com os responsáveis pelo aluno para apresentar o comportamento e desempenho acadêmico. A família pode avaliar a influência que exerce nessa situação e aplicar ações para corrigir o problema.

2. Construa autoridade na sala de aula 

A figura de autoridade do professor na sala de aula é essencial para garantir um ambiente de aprendizagem positivo. Quando o educador é respeitado, os alunos são mais propensos a seguir regras de convívio e a se envolverem na aprendizagem. 

No entanto, é importante destacar que a autoridade do professor não deve ser baseada em medo ou autoritarismo, mas sim em um relacionamento saudável e respeitoso com os alunos. É preciso estar disposto a ouvir as opiniões e trabalhar em conjunto para alcançar metas de aprendizagem.

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3. Invista na educação socioemocional 

A educação socioemocional tem se mostrado uma importante ferramenta para resolver a indisciplina escolar, ao visar desenvolver habilidades e competências emocionais para os alunos poderem lidar com conflitos de maneira saudável e positiva. 

Ao promover a educação socioemocional na escola, é possível criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e saudável, onde os alunos respeitem professores, colegas e demais atuantes na comunidade escolar.

Por meio da educação socioemocional, os alunos aprendem a lidar com as próprias emoções e as dos outros, em diversas situações. Eles aprendem a desenvolver empatia, habilidade que ajuda o estudante a entender os impactos de suas ações para a comunidade.

4. Incentive e reforce os comportamentos positivos

É comum que o professor aja com impaciência e autoridade ao presenciar casos de disciplina escolar, sobretudo os profissionais que vivem sobrecarregados. Contudo, essa atitude não é positiva para o aluno refletir sobre as atividades negativas e não ajuda na construção de um relacionamento saudável e de confiança entre ambos. 

Por isso, em vez de apenas punir comportamentos negativos, é importante que o professor reforce e incentive ações positivas, como a participação em aula e a colaboração com colegas. É possível também estimular a cultura do feedback na escola. 

Fazer o aluno refletir sobre suas ações é importante para promover o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e evitar reincidência de casos de indisciplina escolar vindas do mesmo estudante. Pensar sobre as consequências e ajudá-lo a tomar decisões conscientes e responsáveis tornam o ambiente educacional saudável e sem conflitos. 

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