Além das tradicionais avaliações escolares, o feedback é um instrumento importante para melhorar o rendimento do aluno a partir da comunicação clara e respeitosa. Na escola, essa prática é essencial para melhorar a comunicação entre professores e alunos e identificar problemas de aprendizagem.
No entanto, para promover uma cultura de feedback nas escolas, é necessário tomar alguns cuidados para que esse momento seja produtivo e positivo para ambas as partes. Quer saber como? Acompanhe a leitura!
O que é feedback?
Antes de conhecer os benefícios da cultura do feedback para a escola, é importante entender o que é essa prática. Esse termo é utilizado para descrever o processo no qual uma pessoa, geralmente um líder, fornece avaliações e opiniões (negativas ou positivas) a alguém sobre seu desempenho ou comportamento em algo.
No contexto escolar, o aluno consegue compreender melhor suas próprias ações e/ou melhora sua performance acadêmica. O feedback pode ser fornecido de várias formas, incluindo verbalmente, por escrito ou por meio de avaliações formais de desempenho.
O feedback é uma parte importante do desenvolvimento pessoal e profissional, mas pode ser adaptado ao contexto escolar, ao permitir que o aluno receba orientação para melhorar suas habilidades cognitivas e socioemocionais.
Tipos de feedback para aplicar na escola
Há diferentes tipos de feedback, que podem ser adaptados para o ambiente escolar.
Feedback positivo
Reconhece e reforça comportamentos e realizações positivas do aluno, ajudando a aumentar a autoestima e a motivação para os estudos.
Feedback construtivo
O professor faz sugestões e críticas construtivas para melhorar o desempenho e corrigir erros de aprendizagem e/ou comportamento do estudante.
Feedback avaliativo
Nesse caso, o professor utiliza o feedback como parte de uma avaliação de desempenho escolar.
Aprenda também: Entenda os benefícios da Pedagogia da Escuta e como praticá-la na sua escola
Feedback 360 graus
É aquele fornecido por múltiplas fontes, incluindo colegas de sala, professores e demais colaboradores da equipe escolar.
Feedback imediato
Feedback passado imediatamente após a realização de uma atividade escolar ou comportamento, permitindo que a pessoa corrija erros e faça ajustes rapidamente.
Feedback retrospectivo
Pode ser passado pelo professor após a conclusão de um projeto ou tarefa, permitindo que o aluno reflita sobre seu desempenho e identifique áreas para melhorias.
Feedback contínuo
Quando o professor dá o feedback regularmente ao longo do tempo, permitindo que o aluno receba orientações para melhorar seu desempenho no ano letivo.
Qual a importância do feedback na escola?
A seguir, entenda as vantagens de implementar a cultura de feedback na escola.
Melhora a comunicação na escola
O feedback ajuda a melhorar a comunicação entre professores e alunos, permitindo que ambos compartilhem informações de ensino-aprendizagem e entendam melhor as expectativas e necessidades um do outro.
Além disso, é uma oportunidade de a escola também fortalecer a comunicação e o vínculo com a família do aluno, desde que a instituição de ensino esteja aberta a receber críticas construtivas e sugestões de pais e responsáveis. É uma ótima oportunidade de todos da comunidade escolar estarem alinhados em prol da melhoria do ensino.
Prepara o aluno para o mercado de trabalho
O feedback é muito comum no mercado de trabalho, independentemente da área. Essa prática ajuda a organização a melhorar seus processos, bem como incentivar os colaboradores para continuar com as boas ações que estão dando certo.
Sabemos que a escola também prepara o aluno para o mercado de trabalho, mas esse auxílio precisa ir além das habilidades cognitivas. Cabe à instituição de ensino oferecer as ferramentas para o aluno aprender a receber e dar feedback.
Ajuda a identificar problemas de aprendizagem
O feedback pode ajudar os professores a identificar problemas relacionados ao ensino, permitindo que intervenções de recuperação de aprendizagem sejam feitas antes que o problema se torne mais grave.
Durante o feedback, o aluno precisa sentir segurança para realizar críticas quanto às abordadas pedagógicas utilizadas pelo professor, bem como se abrir caso esteja passando por alguma situação que dificulte a aprendizagem — a exemplo do bullying.
Como promover a cultura do feedback na escola?
Até aqui, você entendeu o que é feedback. A seguir, veja como implementar essa prática na escola.
Faça reunião de feedback individual com o aluno
Uma dica importante ao colocar a cultura do feedback em prática na escola é deixar claro que o objetivo do feedback não é dar broncas. Nesse sentido, é importante acalmar e não deixá-lo com expectativas ruins, optando sempre por avisar antecipadamente do que se trata a reunião.
Por falar em reunião, é fundamental que o momento do feedback seja individual para garantir a privacidade do aluno. Até porque, esse pode ser um momento de desabafo do estudante, assim, é necessário resguardá-lo de possíveis comentários maldosos de colegas acerca da situação.
Escolha o momento certo para o feedback
Um bom feedback precisa ser passado no momento certo. Nesse sentido, escolha um momento em que o aluno esteja aberto a ouvir e não distraído com outras atividades. Além disso, certifique-se que ele não está em um momento ruim com a família ou com os colegas.
Isso porque, a depender do teor do feedback, o aluno pode ficar fragilizado — sobretudo se o professor não for respeitoso. Inclusive, caso o estudante esteja passando por alguma adversidade que atrapalhe o rendimento escolar, esse é o momento de demonstrar empatia e passar a segurança de que ele pode se abrir com você.
Utilize linguagem clara e acolhedora
Apesar dos benefícios, nem sempre o feedback é encarado como algo positivo, pois o aluno pode ficar desconfortável ao receber a informação que o seu desempenho acadêmico está abaixo do desejável. Nesse sentido, o professor precisa utilizar uma linguagem clara e de fácil entendimento.
Dessa maneira, maiores serão as chances de o aluno entender o que o professor quer dizer, sem margem para interpretações equivocadas. Isso ajuda a absorver o que foi dito e pensar em como melhorar na escola. Além disso, é fundamental ser respeitoso nesse processo, sem julgamento e com total empatia.
Saiba ouvir o feedback dos alunos
A cultura do feedback na escola precisa ser de mão dupla. Isso significa que o professor também precisa ouvir o que o aluno tem a dizer sem ficar na defensiva, bem como prestar atenção nas críticas construtivas e fazer o que puder para melhorar enquanto educador.
Além disso, não leve as palavras do aluno para o lado pessoal. Afinal, o feedback é sobre o seu comportamento ou desempenho como professor, não sobre você como pessoa — caso seja, é necessário fazer um exercício de autoconhecimento e autoavaliação.
Plataforma AZ
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Para isso, o AZ disponibiliza a Folha AZ, com atividades avaliativas, onde os alunos recebem feedback imediato do seu desempenho acadêmico nos meios digitais.
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