A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais que compõem o quadro curricular e devem ser desenvolvidas em sala de aula.

O assunto da vez no blog da Plataforma AZ é a 5ª competência, que aborda a “Cultura Digital – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética”.

Com ela em mente, preparamos um conteúdo para que a equipe escolar saiba como elaborar um plano de aula de educação infantil que engloba o uso de tecnologias. Vamos lá?

4 benefícios do uso da tecnologia na educação infantil

Além de estar previsto na BNCC, as tecnologias podem oferecer diversos benefícios quando aplicadas corretamente. Saiba quais são as vantagens de incluir fontes digitais em seu plano de aula de educação infantil:

Facilita o aprendizado

O uso das tecnologias facilita o aprendizado por conta da interatividade e da abertura a um mundo diferente ao qual a criança está inserida, sendo um mar de oportunidades.

Sem contar que as músicas, imagens e cores trazidas pela tecnologia facilitam as conexões cerebrais, ajudam a lembrar o que está sendo visto e escutado.

Estimulação do raciocínio lógico e da concentração

É inegável que as telas prendem nossa atenção. Mas ao invés de ver as tecnologias como inimigas, que tal aproveitar sua facilidade em eliminar as distrações na hora do estudo (com certos cuidados)?

O avanço da tecnologia também tem mostrado como ela pode ser útil para desenvolver o raciocínio lógico nas crianças, tendo em vista que elas aprendem rapidamente a mexer em um aparelho eletrônico, como um celular ou tablet.

Evolução das capacidades cognitivas

Jogos interativos são um excelente meio de desenvolver a capacidade cognitiva das crianças por conta da tomada de decisões ofertadas por ele. A interpretação dos estímulos gerados pelo ambiente também é favorecida pela evolução da capacidade cognitiva.

Prepara a criança para o futuro

Se atualmente o uso das tecnologias já é um requisito do mercado de trabalho, essa tendência só deve crescer no futuro. Por conta disso, incluí-la em seu plano de aula de educação infantil é uma maneira de preparar as crianças para o futuro, profissional e pessoal.

Como criar um plano de aula de educação infantil que utiliza a tecnologia?

Agora que você já sabe quais são os benefícios da inclusão das tecnologias no plano de aula de educação infantil, entenda como elaborá-lo.

Tenha a BNCC como seu norte

A maneira mais fácil de se orientar para elaborar os seus planos de aula e a programação completa para um mês, bimestre ou semestre de aula é por meio da BNCC

Na sessão específica da educação infantil, a base apresenta os direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ensino de crianças, que são:

  • Conviver com outras crianças e adultos;
  • Brincar cotidianamente de diversas formas;
  • Participar ativamente;
  • Explorar movimentos, gestos, sons, texturas, etc;
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

Você pode usar esses direitos como o norte da elaboração das aulas, fazendo com que cada uma delas englobe pelo menos um deles. 

Identifique qual campo de experiência você deseja trabalhar e os resultados que pretende atingir

Dentro da BNCC estão contemplados também os campos de experiência, aqueles que devem ser desenvolvidos pela criança que frequenta a educação infantil. São eles:

  • O eu, o outro e o nós (desenvolvimento da capacidade de interagir);
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;

Dentro de cada campo de experiência, a base define quais atividades podem ser trabalhadas para que o seu objetivo seja atingido, conforme a idade das crianças.

O campo de experiências “escuta, fala, pensamento e imaginação”, por exemplo, pode ser explorado da seguinte forma para crianças de 4 a 5 anos:

  • Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão;
  • Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos;
  • Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Adapte as tarefas descritas na BNCC ao uso das tecnologias

Após definir o campo de experiência a ser trabalhado em aula, a forma que ele será tratado para atingir os objetivos e os direitos que serão garantidos, é hora de introduzir atividades que utilizem a tecnologia e outras novas metodologias.

Como usar a tecnologia durante as aulas?

Como você viu, a última etapa do plano de aula de educação infantil é adaptar as atividades para o uso das tecnologias. Se não sabe como realizar essa adaptação, reunimos algumas possibilidades abaixo.

Audiovisual

Apesar de já termos explorado esse tópico acima, achamos válido reforçar o uso amplo de materiais audiovisuais em sala, como desenhos educacionais, pequenos documentários e curta metragens que despertam emoções nas crianças.

Atividades que unam os dois universos

Imagine que você passou um vídeo no YouTube para as crianças assistirem. A conversa não precisa parar com o término do material audiovisual!

Elabore uma atividade que não conte com o uso da tecnologia em seguida, como uma roda de conversa, um desenho ou a escrita de uma palavra que represente a emoção que a criança sentiu.

Jogos

Se a escola possui equipamentos como computadores ou tablets de uso individual, explore o seu uso na elaboração do plano de aula de educação infantil, principalmente a partir da gamificação.

Atividades que permitem que as crianças desenhem, façam escolhas e completem palavras em um ambiente interativo e lúdico são excelentes para o desenvolvimento cognitivo.

Quer aprimorar ainda mais o plano de aula para a educação infantil?

Como você pôde ver, o plano de aula para a educação infantil pode se beneficiar do uso das tecnologias. Mas ele não é o único que ganha com a implementação das inovações!

Com a Plataforma AZ, solução educacional da Conexia Educação, é possível oferecer diversos materiais e ferramentas didáticas que favorecem a personalização do ensino, como a possibilidade de criar trilhas de aprendizagem individualizada e avaliar o andamento do aprendizado

Entre no nosso site ou fale com um dos nossos especialistas em tecnologias educacionais para conhecer melhor a Plataforma AZ.