Muitos de nós já passamos uma tarde com familiares ou amigos testando nosso conhecimento e habilidades com jogos como Imagem e Ação, Banco Imobiliário e Detetive, ou até mesmo em videogames.

Todos os benefícios que os jogos nos oferecem, desde o lazer até a aprendizagem, foram levados para a educação por meio da gamificação, uma técnica educacional.

Se você ainda não sabe o que é gamificação, esse texto é para você! Continue a leitura para saber tudo sobre gamificação.

O que é gamificação?

A gamificação pode ser resumida como uma metodologia que transforma qualquer situação de aprendizado por meio de elementos de jogos. Assim, a educação se torna mais dinâmica e prazerosa.

Essa inovação pode ser realizada com ferramentas digitais como celulares, computadores e outros elementos do mundo online, deixando a metodologia ainda mais atrativa para os mais jovens

Com ela, o aluno é removido da estagnação na relação com o aprendizado e colocado como protagonista.

Quais são as vantagens de implementar a gamificação na educação?

Como você pôde ver, a gamificação é uma técnica que possui um enorme impacto no que pensamos hoje como educação. Também podemos afirmar que ela possui uma série de vantagens, que listamos logo abaixo:

Desenvolvimento da autonomia

Difícil de ser estimulada em sala de aula, a autonomia pode ganhar destaque quando é aliada com essa metodologia educacional. Apesar do professor determinar o processo em que a aprendizagem ocorrerá, os jogos pedagógicos possibilitam que crianças e adolescentes se tornem protagonistas da sua aprendizagem.

Leia também: Como motivar os estudantes durante a pandemia? Tudo o que você precisa saber para isso

Maior retenção de conteúdo

Você provavelmente não se lembra do que estudou no quinto ano do Ensino Fundamental, mas se lembra das brincadeiras no recreio entre aulas, estamos certos? Então, por quê não unir esse elemento divertido ao aprendizado?

Apesar de cada pessoa ter seu tempo e maneira predileta de aprender, existem estudos que comprovam o impacto positivo de um estímulo multissensorial na melhoria da memória. Ou seja, um jogo pode conter vídeos, áudio, escrita ou todos os elementos juntos para propor desafios, fazendo com que os alunos queiram ultrapassar cada um deles.

Possibilita a medição de desempenho

“A ideia é incrível, mas como os professores acompanharão o desempenho dos alunos? Como posso dar uma nota em cima da performance de cada estudante no jogo?”

Essa é uma dúvida comum entre profissionais da área da educação, que possui uma resposta simples: inovação. Os programas mais inovadores possuem em seu código-fonte elementos de avaliação de desempenho, que geram dados relevantes para os educadores, possibilitando a avaliação e mensuração de resultados, tanto do aluno, quanto de toda a turma. 

Isso significa que, enquanto os estudantes testam seu conhecimento por meio de sua evolução no jogo, cada fase derrotada significa um marco em seu progresso de aprendizagem.

Talvez lhe interesse: 5 novas metodologias de aprendizagem que você deveria conhecer

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais se referem à capacidade de aplicar conhecimentos, valores, atitudes e habilidades de relacionamento com os outros e consigo mesmo. Com elas, as pessoas podem se sentir mais preparadas para lidar com os desafios em diferentes ambientes.

E a gamificação pode ajudar nesse desenvolvimento, já que essas habilidades são apresentadas de forma que reflitam os motivos de suas dificuldades para atingirem os objetivos.

Maior acessibilidade

A acessibilidade é um assunto de destaque nos ambientes escolares, com novas soluções sendo lançadas diariamente para tornar a escola em um espaço de inclusão para todos. E esse é mais um benefício que essa metodologia se destaca.

Afinal, em um jogo é possível garantir que todos os jogadores recebam os mesmos recursos e informações, oferecendo uma oportunidade contínua de aprendizagem de habilidades e conhecimentos para o domínio de todas as fases do jogo.

Como funciona o processo de aprendizagem na gamificação?

Uma das máximas da neurociência é a aprendizagem ser simplificada quando existe emoção. Com elementos como a gamificação, é criado um envolvimento emocional e cognitivo com a aprendizagem, permitindo que o cérebro tenha diversas reações prazerosas, gerando dopamina. 

Esse hormônio do prazer provoca o aprendizado e melhora a memória do aluno, garantindo a retenção de conteúdo que mencionamos anteriormente.

Para isso acontecer, os alunos devem ser estimulados a participar desse processo. Ou seja, oferecer feedbacks que lhe incentivem ou ajudem a refazer estratégias a fim de conquistar a vitória no jogo.

Aplicativos para smartphones e programas para computadores podem ser oferecidos para grande parte das crianças e adolescentes jogarem em casa, agregando mais estímulo à educação integral – assim como a remota.

Ou seja, a aprendizagem com a gamificação transforma o antigo inimigo celular em um valioso aliado nesse processo.

Como a gamificação pode ser adotada nas instituições de ensino?

Você já entendeu como funciona a aprendizagem por meio da gamificação, mas essa inovação ainda parece longe da sua instituição? Com a Plataforma AZ isso é possível. Afinal, somos mais que um sistema de ensino, somos uma solução educacional completa!

Com a nossa plataforma de aprendizagem, os estudantes ganham uma experiência inovadora para a formação integral, da Educação Infantil ao Pré-vestibular, com trilha personalizada de estudos e jogos lúdicos e interativos, disponíveis em inglês e português.

Uma dessas plataformas é a Educacross. Voltado para o Ensino Fundamental, esse programa visa transformar a aprendizagem, de maneira lúdica e gamificada, principalmente em disciplinas como Português e Matemática, podendo ser adaptado ao contexto de cada escola e do planejamento pedagógico adotado.

Além de engajar e promover o melhor que a gamificação tem a oferecer aos estudantes, os gestores e educadores também terão acesso a relatórios completos, roteiros personalizados e um suporte ágil e de qualidade.

Preparamos um vídeo para você saber mais sobre a Educacross, olha só:

Divertida, eficiente e impactante, a gamificação garante uma série de vantagens para as escolas, assim como seus alunos. Com essa tecnologia aliada a um planejamento adequado, a contribuição para o desenvolvimento dos alunos é incalculável.

Se interessou por essa técnica educacional? Entre em contato com a equipe da Plataforma AZ e entenda como podemos ajudar a implantar esse e outros processos inovadores em suas salas de aula!