Você sabia que o Projeto de Vida é um componente curricular do Novo Ensino Médio? Previsto pelo Plano Nacional de Educação (PNE), essa iniciativa tem como objetivo alinhar as escolas às necessidades dos alunos.

Esse projeto oferece aos estudantes a chance de dar sentido ao que estão aprendendo na escola, assim como olhar o aprendizado como uma ferramenta para o “eu futuro”. Mas porquê trabalhar o Projeto de Vida com os alunos na sala de aula? Continue a leitura para entender!

O que é o Projeto de Vida?

O Projeto de Vida é uma iniciativa cujo objetivo é criar uma ponte entre quem o aluno é e quem ele quer ser. Por meio desse planejamento, o aluno ganha uma melhor compreensão sobre os interesses profissionais, sociais e pessoais que compõem sua personalidade. 

Ou seja, com o Projeto de Vida a escola trabalha não apenas a vida acadêmica de seus estudantes, como também incentiva o desenvolvimento de competências socioemocionais que os ajudarão a se preparar para o futuro.

De acordo com o artigo 3º do parágrafo 7º da lei nº 13.425/2017, “os currículos de Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”.  

Isso significa que esse projeto aproxima o estudante dos seus objetivos, garantindo a individualidade dos alunos e permitindo que a aprendizagem escolar contribua com as suas expectativas para a vida adulta.

Por que é importante estimular esse planejamento com os alunos?

Um dos vários papéis da escola é o de agente de apoio dos jovens. Ao ajudá-los a se desenvolverem por meio de ferramentas com o Projeto da Vida, a escola ganha um papel essencial na trajetória escolar dos alunos e deixa de ser apenas o “lugar onde estudamos”.

O Projeto de Vida também estimula os estudantes a refletirem sobre suas escolhas passadas e suas consequências, assim como as perdas e ganhos que eles vivenciaram. Com esse olhar entre o passado, o presente e o futuro, os alunos ganham a oportunidade de aprender com os seus erros e realinhar suas ações para não cometê-los novamente.

Qual a relevância do Projeto de Vida nas escolas?

Essa ferramenta oferece uma série de benefícios valiosos aos estudantes, que abordamos em mais detalhes abaixo. Confira!

Direcionamento

Quantas vezes não pensamos “ah, bem que a vida podia ter um mapa com os nossos próximos passos”? Apesar de passarmos nossa vida fazendo escolhas, cada tomada de decisão pode ter um enorme impacto na nossa vida – o que, muitas vezes, pode nos atrapalhar.

Esse é um dos motivos da criação do Projeto de Vida: oferecer aos jovens o direcionamento que eles buscam para ajudá-los a correr atrás dos seus sonhos. Com as reflexões promovidas pela escola, o aluno receberá as ferramentas necessárias para analisar sua identidade e melhor planejar seu futuro.

Desenvolvimento socioemocional

As competências socioemocionais são características relacionadas com a nossa inteligência emocional, como:

  • empatia;
  • autogestão;
  • responsabilidade;
  • criatividade;
  • liderança.

Com essas e outras competências, os estudantes ganham a habilidade de lidar com problemas, criar metas e ter uma vida mais produtiva e feliz durante e após o período escolar.

Protagonismo

E se, ao invés de tratar os alunos como crianças e adolescentes, nós os tratássemos como protagonistas? Com o protagonismo no centro das práticas de ensino e aprendizado, o aluno é convidado a entender seu papel no mundo.

Ao compreender o impacto que sua participação pode ter na realidade social, cultural, política e ambiental na qual ele está inserido, ele é estimulado a sair do grupo e se destacar como protagonista.

Quando e como trabalhar o Projeto de Vida na escola?

De acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), o período ideal de implementação do Projeto de Vida é entre a passagem do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Isso porque esse momento gera muitas dúvidas e anseios nos jovens, em relação ao futuro, se tornando a motivação ideal para implementar essa valiosa ferramenta. Mas como isso funciona? Vamos entender abaixo!

Ensino Fundamental

O aluno do Ensino Fundamental já possui uma capacidade básica de compreensão. Mas ele pode precisar de ajuda para organizar sentimentos e formar opiniões mais abrangentes, com coerência e ética como alguns de seus pilares.

É por isso que essas competências podem ser trabalhadas na sala de aula com o auxílio de atividades que ajudem o aluno a compreender seu papel como cidadão e suas possibilidades de atuação profissional no futuro. 

Ensino Médio

Como o Projeto de Vida se tornou uma obrigatoriedade na grade escolar dos alunos do Ensino Médio, sua inserção é uma importante parte na criação integral de novos adultos. 

Uma ação que possibilita aos alunos dar os primeiros passos em direção à autogestão é a possibilidade do estudante montar seu currículo dentro de uma área de atuação com os itinerários formativos. 

Assim, o aluno consegue se preparar para o futuro enquanto possui um espaço seguro para entender quais são suas aptidões e como é a sua concepção de um estilo de vida saudável e feliz no futuro.

Leia também: Saiba como o Novo Ensino Médio pode impactar a sua escola

My Life é aliado da Plataforma AZ no Projeto de Vida

Um dos parceiros do AZ em oferecer um projeto mais completo e aprofundado é o My Life, programa de educação socioemocional da Conexia Educação

Pensado e desenvolvido para funcionar como uma ferramenta complementar ao ecossistema de aprendizagem integral dos estudantes, o My Life conta com a parceria pedagógica exclusiva do Instituto Ayrton Senna. Organização que não só é referência internacional, como também é cátedra da UNESCO para Educação e Desenvolvimento Humano. 

O programa é direcionado ao desenvolvimento de competências socioemocionais e está totalmente alinhado à BNCC, principalmente ao que corresponde aos requisitos do projeto dos alunos. 

O My Life integra escola, estudante e família por meio de uma plataforma digital que oferece conteúdo programático único, constituído a partir de metodologias e avaliações formativas voltadas ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes. 

Pensando nessa ferramenta, o programa My Life entende que determinadas habilidades são necessárias para diversas situações e variados contextos da vida presente e futura dos estudantes. Por essa razão, desenvolvem-se meios de como pensar, sentir, decidir e agir diante disso, por meio de cinco macrocampos organizados por pesquisadores do Instituto Ayrton Senna: 

  • engajamento com os outros;
  • amabilidade;
  • abertura ao novo;
  • autogestão;
  • e resiliência emocional.

Desse modo, o programa de educação socioemocional My Life é um poderoso aliado às instituições de ensino que buscam adequar-se às normas da BNCC e implementar o desenvolvimento do Projeto de Vida em suas práticas. 

Qual é o diferencial do My Life? 

Por ser um programa educacional voltado para o desenvolvimento socioemocional por si só, o My Life já seria um grande diferencial. Entretanto, é importante ressaltar ainda outros aspectos que tornam o programa ainda mais interessante: 

  • embasamento científico: as metodologias e as avaliações usadas no programa foram desenvolvidas e testadas por meio de pesquisas científicas; 
  • conteúdo engajador: as atividades propostas no aplicativo promovem o trabalho colaborativo a partir da resolução de problemas e uso de metodologias ativas; 
  • educação bilíngue: o programa oferece conteúdos programáticos ampliados para a educação bilíngue; 
  • avaliações: instrumentos que permitem a identificação dos recursos socioemocionais e do plano de ação para o desenvolvimento do projeto do aluno; 
  • acompanhamento individualizado: os professores possuem acesso à evolução de cada estudante, além de fazer a gestão das turmas; 
  • conteúdo 100% digital: plataforma alinhada com a transformação digital da educação, que integra escola, aluno e família, e se aproxima da nova geração de estudantes, que já nasceu conectada; 
  • aproximação da família e escola: pela plataforma, a família acompanha o desenvolvimento do aluno com informações para o desenvolvimento socioemocional. 

Entre em contato com nossa equipe e conheça todos os recursos da integração entre o AZ e o My Life para a implementação do Projeto de Vida em sua instituição de ensino.