Com algumas mudanças já em fase de implementação, é comum que surjam dúvidas sobre o que é o Novo Ensino Médio e quais alterações representa. Trata-se de um tema essencial, pois trará uma reestruturação significativa para essa etapa da educação básica.

A reforma é resultado dos esforços de diversos profissionais, com o intuito de alinhar a educação oferecida à sociedade atual. Nesse cenário, a tecnologia, o protagonismo do aluno e o mundo do trabalho são conceitos fundamentais.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o Novo Ensino Médio e as principais transformações que propõe para as escolas. Confira, a seguir!

O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio consiste em uma alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada em 2017. As adaptações das escolas para a adequação à proposta devem ser implementadas de forma gradual, sendo que a 1ª série do Ensino Médio deve estar adequada à nova lei – obrigatoriamente – até 2022, e toda a transição deve estar completa até 2024.

As mudanças são significativas, alterando o currículo, a carga horária mínima — que passou de 800 horas para 1.000 horas anuais —, entre outros aspectos essenciais.

Nesse sentido, é importante frisar que as determinações da nova lei são válidas tanto para as escolas públicas, quanto para a rede privada de ensino. O Governo Federal determinou o cronograma e todas as escolas brasileiras precisam se enquadrar.

Por que a reforma foi criada?

A reforma do Ensino Médio foi fruto de uma percepção da defasagem da educação brasileira. Percebeu-se que os alunos concluíam os estudos básicos sem as habilidades e os conhecimentos necessários para a vida prática fora da escola.

Assim, tem como objetivo solucionar as lacunas da formação básica no Brasil, com foco em oferecer a educação de qualidade a todos os brasileiros, de maneira conectada com a realidade do mundo contemporâneo. Por esse motivo, é essencial que educadores, estudantes e a sociedade, em geral, acompanhem as propostas, já que mudarão significativamente a educação brasileira.

Quais são as mudanças com o Novo Ensino Médio?

Ciente do que é, além do que motivou a criação do Novo Ensino Médio, é essencial conhecer as mudanças que propõe. Acompanhe, nas próximas linhas, as principais alterações que estão sendo implementadas!

Carga horária

Como vimos, uma das mudanças marcantes do Novo Ensino Médio é a carga horária. A alteração tem a finalidade de abranger as aprendizagens acrescidas na proposta. Assim, se anteriormente, cada ano dessa etapa da formação contava com 800 horas, passa a ser de 1.000 horas. Com isso, o Ensino Médio todo acumulará, no mínimo, 3.000 horas.

Desse modo, o tempo deve ser distribuído entre as habilidades propostas na BNCC — documento que será conhecido adiante —, com 1.800 horas, e os itinerários formativos com, no mínimo, 1.200 horas. A ideia é que os estudantes tenham mais tempo para a aprendizagem e adquiram experiências essenciais para a sua formação integral.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina um currículo igualitário e obrigatório a todos os alunos, que é dividido em quatro grandes áreas:

  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Também é importante acrescentar que, além das áreas do conhecimento, a BNCC também inclui a Formação Técnica e Profissional, que pode ajudar na preparação para o mundo do trabalho.

Matérias obrigatórias

Como mencionamos, o currículo do Novo Ensino Médio é organizado em áreas do conhecimento, e não em matérias isoladas. Assim, as únicas disciplinas obrigatórias são Português, Matemática e Inglês. As demais são desenvolvidas pelas experiências multidisciplinares.

Além disso, é importante destacar que o foco da proposta não é desenvolver apenas os conhecimentos técnicos a respeito dos saberes. Toda a aprendizagem deve ser permeada pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que focam uma formação emocionalmente saudável.

Também há espaço para a inclusão da aprendizagem técnica, que prepare o estudante para se profissionalizar, ainda durante os anos escolares. Com isso, permite acessar o mundo do trabalho de maneira qualificada.

Itinerários formativos

Os itinerários formativos assumem um papel essencial nesse novo contexto. Efetivamente, são conjuntos de disciplinas, projetos e outras atividades de aprendizagem que o estudante poderá escolher no decorrer da sua formação.

Assim, permitem que o aluno aprofunde seus conhecimentos nas áreas do saber que selecionar, ou que desenvolva as habilidades profissionais. Também é possível conciliar as experiências. O principal atributo dos itinerários formativos é a chance de personalização da aprendizagem, com respeito às características e expectativas de cada jovem. Com isso, reforçam o protagonismo do aluno, que pode direcionar seus estudos conforme o projeto de vida pessoal.

Com foco na aproximação do estudante para a escolha da carreira e preparação para os desafios do século 21, a Plataforma AZ de Aprendizagem, por exemplo, irá disponibilizar microcursos alinhados às diretrizes dos Itinerários Formativos, que desenvolverão habilidades essenciais no mercado de trabalho atual, como a capacidade de resolução de problemas, a partir de temas como Criação de Startups, Saúde e Inovação, e Cidadão do Mundo.

Essa proposta tem a intenção de potencializar os conhecimentos para o mercado de trabalho e facilitar a escolha da possível carreira professional dos estudantes. Conheça os cursos:

·        Criação de startups: o itinerário ensina o aluno a transformar uma grande ideia em um negócio;

·        Saúde e inovação: dá a oportunidade do aluno ter uma visão ampla da carreira na área da saúde, com o intuito de despertar o interesse pela profissão;

·        Cidadão do mundo: possibilita a extensão bilíngue para que o aluno esteja preparado para uma carreira internacional.

Ficou claro o que é o Novo Ensino Médio e as mudanças que acontecerão nessa etapa da formação? Como vimos, todas as escolas brasileiras deverão se adaptar. Portanto, é essencial conhecer a proposta.

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