A inovação na educação é um tema cada vez mais discutido. No entanto, muitas vezes, o conceito de inovação é reduzido a ferramentas digitais.

É claro que as tecnologias podem ser uma ferramenta importante para a inovação na educação. Elas podem auxiliar os alunos a acessar informações de forma mais rápida e fácil, personalizar os estudos, trazer dados da aprendizagem para os educadores, além de promover a colaboração e o trabalho em equipe.

No entanto, a inovação na educação vai além de ferramentas digitais. Ela também pode envolver mudanças na metodologia de ensino, no currículo e na cultura escolar.

Ao inovar em sala de aula, os professores podem ajudar a aprimorar o ensino e a aprendizagem de diversas maneiras. Por exemplo, os alunos são incentivados a pensar de forma diferente e a encontrar soluções para problemas complexos.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Afinal, o que é inovação?

A inovação é um conceito amplo que vai além do simples uso de ferramentas digitais. Embora seja comum associá-la ao avanço científico e tecnológico, a inovação permeia diversas áreas, sendo definida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como:

“Implementação de um novo produto ou melhoria significante em um produto existente, podendo também ser um processo ou um novo método organizacional nas práticas do negócio.”

Em sua essência, a inovação abrange qualquer iniciativa que crie algo novo ou reinvente algo já existente. Ou, ainda, resolver problemas, desde os mais complexos até os mais simples, transformando ideias em soluções criativas.

Essa capacidade de inovar não é apenas crucial para empresas de todos os setores e tamanhos, mas também desempenha um papel importante na aprendizagem.

 

Na educação, a inovação se destaca como um fator-chave para impulsionar a qualidade do ensino e preparar os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. 

4 dicas de como incentivar a inovação na educação

Quer levar a inovação para a sua escola? Veja dicas da Plataforma AZ!

Desenvolva a resolução de problemas em sala de aula

A inovação é a capacidade de encontrar soluções para problemas. Para isso, é importante que os alunos aprendam a identificar problemas, a formular hipóteses e a testar soluções.

Para a inovação na educação, a escola pode utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma abordagem educacional moderna que coloca a resolução de problemas no centro do processo de ensino e aprendizagem. 

O cerne desta metodologia está na capacidade de o aluno identificar, formular hipóteses e testar soluções para problemas complexos. Em sintonia com a essência da inovação, a ABP visa equipar os alunos com as habilidades essenciais para encontrar soluções em contextos desafiadores.

A proposta fundamental da ABP é proporcionar aos alunos a oportunidade de construir o aprendizado por meio de problemas reais. Estes problemas são cuidadosamente selecionados para expor os alunos a situações motivadoras, preparando-os para os desafios reais.

Incentive a criatividade e a imaginação 

Associadas à inovação na educação, a imaginação e a criatividade são etapas fundamentais do processo. Alunos criativos desenvolvem soluções criativas e “fora da caixa”. Contudo, tais habilidades precisam ser estimuladas na sala de aula, principalmente em um contexto social permeado pelo uso extenso de redes sociais.

A arte e a criatividade desempenham um papel importante nesse cenário. Conforme consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), disciplinas relacionadas às artes visuais, dança, música e teatro devem integrar o currículo acadêmico dos alunos. 

Essas modalidades artísticas capacitam os alunos a explorar diversas formas de expressão por meio de produções artísticas, promovendo a criatividade e a imaginação. 

Além disso, o estímulo à leitura também é uma estratégia que desenvolve a criatividade e promove outras habilidades, além de ampliar o conhecimento. Embora nem todos os alunos vejam a leitura como uma atividade prazerosa, é possível torná-la mais envolvente ao integrá-la a outras atividades e projetos interdisciplinares. 

Um exemplo de como incentivar a imaginação para a inovação na educação é a criação de uma peça teatral baseada em uma obra literária.

Inovação como parte da cultura da escola

A inovação na educação deve ser encarada como uma cultura. Isso significa que deve ser integrada a todos os aspectos da escola, desde a formação dos professores até a avaliação dos alunos.

Para os professores participarem ativamente desses processos, é importante que eles tenham uma atitude aberta e receptiva à inovação. Eles devem estar dispostos a experimentar novas ideias e a arriscar-se. Também é importante que os educadores tenham acesso a recursos e apoio para implementar práticas inovadoras.

Além disso, é necessário criar um ambiente que incentive a criatividade, o pensamento crítico e o empreendedorismo. Isso pode ser feito por meio de uma série de ações, incluindo:

  • Formação continuada aos professores sobre inovação. Essa formação pode ajudar os professores a desenvolver as habilidades e os conhecimentos necessários para implementar práticas inovadoras em sala de aula.
  • Espaços de colaboração entre os professores. Esses espaços podem ser usados para compartilhar ideias, experiências e recursos.
  • Incentivar projetos inovadores entre os professores, para testar novas ideias e aprender com os erros e acertos.
  • Os professores devem ser reconhecidos e recompensados por suas iniciativas inovadoras.

>>> Saiba mais: Como a inovação na escola contribui para aumentar as matrículas e engajar estudantes?

Facilite o acesso ao conhecimento

A inovação depende do conhecimento e da informação. Afinal, para os alunos desenvolverem as habilidades necessárias para inovar, é importante que eles tenham acesso a uma ampla variedade de recursos educacionais.

Livros, artigos e sites são recursos tradicionais que ainda são importantes para o aprendizado. No entanto, as tecnologias digitais estão cada vez mais se tornando uma parte essencial do aprendizado.

As tecnologias digitais podem ser usadas para fornecer aos alunos acesso a informações e recursos de forma mais rápida e fácil. Elas também podem ser usadas para promover a colaboração e o trabalho em equipe.

A cultura maker também é uma importante fonte de conhecimento e informação para os alunos. Essa estratégia educacional incentiva a criação de coisas, encorajando o aluno a ser criativo e a resolver problemas de forma independente. Mas, para isso, é necessário o compartilhamento do conhecimento. 

Viu só como promover a inovação na educação não é tão difícil? Para te ajudar nessa jornada, a Plataforma AZ é uma solução educacional inovadora e completa que prepara os alunos para o futuro. Fale com os nossos especialistas conheça todos os nossos recursos educacionais.