Criar um clube do livro na escola é uma atividade extracurricular que pode ajudar a promover o hábito da leitura entre os alunos desde cedo, já que a leitura é uma atividade essencial para o desenvolvimento humano. 

Ela contribui para a formação do pensamento crítico, da imaginação, da criatividade e da capacidade de comunicação. No entanto, muitos jovens não têm o hábito de ler regularmente.

Em um clube do livro, os jovens têm a oportunidade de discutir obras literárias com outras pessoas, compartilhar suas opiniões e aprender mais sobre diferentes temas.

Neste post, confira dicas de como criar e aprimorar o clube literário na sua escola, de maneira que todos participem. 

Dicas importantes para criar um clube do livro na escola

Planeje a criação do clube de leitura na escola

Para o clube do livro ser um sucesso, é importante planejar cuidadosamente todos os detalhes.

Primeiro passo: reúna a equipe pedagógica, além dos professores de português e literatura. Esse é o momento de discutir os objetivos, a faixa etária dos participantes, a frequência dos encontros e o horário, entre outros fatores.

Também é importante definir se o clube será aberto a todas as turmas, ou se será restrito a um grupo específico. E, claro, se os familiares/responsáveis podem participar. 

Segundo passo: converse com os alunos. É importante ouvir as opiniões deles sobre os livros que gostariam de ler, as atividades que gostariam de realizar e o horário que seria mais conveniente.

Terceiro passo: finalize o planejamento. Com todas as informações reunidas, é hora de definir o cronograma das atividades, os materiais que serão necessários e a forma de avaliação.

Os encontros devem ocorrer semanal ou quinzenalmente. Isso garante que os alunos tenham tempo suficiente para ler o livro e refletir sobre ele.

A organização e a preparação da escola são fundamentais para o sucesso dos debates literários. Por isso, é importante garantir que os professores tenham tempo para preparar os encontros e os alunos tenham acesso aos livros.

Inclua livros da literatura afro-brasileira e indígena 

    O Brasil é um país multicultural e diverso. A nossa população é formada por pessoas de diferentes etnias, origens e culturas. Por isso, é importante que a escola promova a diversidade e o respeito às diferenças.

    Uma das formas de fazer isso é incluir títulos literários afro-brasileiros e indígenas no clube de leitura da escola — já que esse tipo de ensino é obrigatório pela lei. Esses livros podem auxiliar os alunos a conhecerem e valorizarem a cultura e a história dos povos originários.

    Aqui estão algumas sugestões de títulos:

    Literatura afro-brasileira

    • Menina bonita do laço de fita, Ana Maria Machado;
    • Bruna e a galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida;
    • Minha mãe é negra sim! de Patrícia Santana;
    • Bucala: A pequena princesa do quilombo do cabula, de Davi Nunes;
    • Meu crespo é de rainha, bell hooks;
    • Sinto o Que Sinto: E a incrível história de Asta e Jaser, de Lázaro Ramos;
    • O Menino Nito: Então homem chora ou não?;
    • O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França.  

    Literatura indígena

    • O povo Kambeba e a gota d’água, Márcia Kambeba;
    • Contos da floresta, Yaguarê Yamã;
    • Falando tupi, Yaguarê Yamã;
    • Meu lugar no mundo, Sulami Katy;
    • Txopai e Itôhã, Kanátyo Pataxó;
    • Coisas de índio – versão infantil, Daniel Munduruku

    Além de promover a diversidade e o respeito às diferenças, os livros afro-brasileiros e indígenas podem também ajudar os alunos a desenvolverem a leitura crítica e a criatividade. Eles podem ser um ponto de partida para discussões sobre temas importantes, como racismo, preconceito e discriminação.

    Incentive a participação de todos os alunos

      Com o excesso de informações das redes sociais, o tempo de atenção das crianças e adolescentes tem diminuído. Por isso, é importante que a escola tome algumas medidas para incentivar a participação dos alunos no clube do livro. Veja dicas:

      • Ofereça aos alunos a oportunidade de escolher os livros que serão discutidos no clube. Isso pode ajudar a garantir que os eles estejam interessados e mais propensos a participar das discussões;
      • Convide autores, ilustradores ou outros profissionais da área da literatura. Essa é uma ótima maneira de dar aos alunos uma perspectiva única sobre a literatura;
      • Organize eventos especiais relacionados ao clube do livro, como saraus, exposições ou concursos, para aumentar o interesse dos alunos pela literatura e pela leitura colaborativa; 
      • Crie um ambiente acolhedor e estimulante. Essa atividade deve ser proposta em um espaço onde os alunos se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e ideias;
      • Conecte os livros com o currículo escolar. Selecione livros que sejam relevantes para as aulas e que possam ser usados para explorar temas específicos;
      • Faça parcerias com outras instituições, como bibliotecas, livrarias e centros culturais. Essas parcerias podem ajudar a ampliar o acesso dos alunos aos livros e a promover a leitura.

      É importante lembrar que não existe um modelo único para criar um clube do livro na escola. O mais importante é adaptar as dicas e atividades às necessidades e interesses dos alunos.

      >>> Leia também: Como usar as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no incentivo à escrita e leitura?

      Inclua alunos com deficiência no clube do livro

        Para garantir a inclusão de alunos com deficiência no clube do livro, é preciso observar alguns pontos importantes:

        • Escolha livros adequados para a faixa etária e o nível de leitura dos alunos, independentemente da deficiência;
        • Considere as necessidades específicas dos alunos com deficiência na hora de organizar as atividades do clube;
        • Ofereça recursos e apoios necessários para que os alunos com deficiência possam participar plenamente das discussões e atividades;
        • Para alunos com deficiência auditiva, providencie um intérprete de LIBRAS para acompanhar os debates das obras; deficiência visual, disponibilize livros escritos em braile e/ou audiolivros;
        • Já para alunos com deficiência motora, providencie um espaço acessível para que eles possam participar das atividades. E, com estudantes com deficiência intelectual, ofereça atividades adaptadas ao seu nível de compreensão.

        Com planejamento e atenção, é possível garantir que todos os alunos possam participar do clube do livro e aproveitar essa atividade enriquecedora.

        Caso ainda tenha dificuldades, converse com os alunos com deficiência e seus familiares para entender suas necessidades e preferências. Além disso, procure parcerias com instituições especializadas em educação inclusiva.

        Saiba mais!

        A leitura é essencial para o desenvolvimento humano, mas não é a única atividade que potencializa a aprendizagem. Para auxiliar as escolas, a Plataforma AZ disponibiliza diversos e-books e capacitações gratuitas.

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