As ferramentas e metodologias pedagógicas são de grande auxílio à docência dentro da sala de aula. Com o avanço e o uso cada vez mais comum da tecnologia, cresce a lista de alternativas que podem ser usadas pelos professores para ministrar determinados conteúdos.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser útil em uma das fases escolares mais importantes: a alfabetização. Neste post, entenda melhor como as ferramentas tecnológicas podem incentivar a leitura e escrita dos alunos. 

A tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula 

Os primeiros anos escolares de uma pessoa são fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades importantes. Afinal, é nessa etapa que acontece a descoberta da escrita e da leitura – ambas fundamentais para que as pessoas possam estudar, trabalhar, ter acesso à cultura e socializar. 

Nesse contexto, as ferramentas pedagógicas facilitam a aprendizagem dos alunos durante a alfabetização e são essenciais para o exercício da docência em sala de aula. Por meio delas, o professor estimula o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento, além das habilidades como leitura e escrita. 

E não podemos negar que a tecnologia é uma realidade na educação, apesar dos desafios que existem para que ela seja acessível a todos. Todavia, muitas escolas já trocaram os cadernos pelos tablets, além de usar jogos para avaliar os alunos, em vez das provas em papel. 

Com a pandemia de Covid-19, a relação entre tecnologia e educação ficou ainda mais evidente. Segundo levantamento da TIC Educação, 87% das escolas precisaram utilizar a tecnologia em pelo menos uma atividade em 2020, seja com criação de grupos em redes sociais, aulas remotas, entre outros.

O projeto Literatura Postal evidencia como a tecnologia contribui para a leitura e escrita dos alunos. Por meio de um aplicativo, alunos sem ou com deficiência auditiva conseguem acessar histórias interativas por meio de vídeos narrados e com interpretação de LIBRAS. Além disso, a iniciativa conta com recursos de Realidade Aumentada.

Leia também: 5 tendências para o mercado da educação em 2022

5 formas de utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica  

Você sabia que até mesmo uma simples busca na internet pode fazer com que os alunos tenham interesse pela leitura e pela escrita? Entenda mais nos próximos tópicos! 

Biblioteca virtual

Os e-books já existem há anos e passaram a fazer parte da rotina de leitura de diversas pessoas. Nesse sentido, uma biblioteca virtual oferece diversos títulos para compra ou empréstimo, por meio de uma plataforma online. 

Dentro de uma escola, as bibliotecas digitais servem para complementar a aprendizagem dos alunos. Entre as vantagens, elas possibilitam que diversos estudantes possam ter acesso a livros e outros conteúdos ao mesmo tempo, sem necessitar deslocamento até uma biblioteca física. 

Jogos digitais

A gamificação é uma ferramenta pedagógica que permite que os alunos possam aprender enquanto se divertem. O ponto positivo é que os jogos digitais podem ser adaptados de acordo com a disciplina, turma, níveis de dificuldade, e entre outras personalizações, dando liberdade ao professor. 

Por meio dos jogos digitais, os professores criam engajamento e entusiasmo nos alunos quanto aos conteúdos ensinados em sala de aula. Além do mais, eles estimulam habilidades cognitivas e sociais importantes, como raciocínio, lógica, tomada de decisão, trabalho em equipe, solução de problemas, entre outros. 

Nesse sentido, o professor pode, por exemplo, estabelecer pontos em alguma plataforma de jogo digital para cada livro lido pelo aluno. Além desta estratégia, os jogos em si podem envolver a leitura e escrita, como os games de perguntas e respostas ou de soletração. 

O Kahoot, por exemplo, é uma opção para quem deseja incluir os jogos no contexto educacional. 

Conteúdos audiovisuais 

Os conteúdos audiovisuais podem ser usados para complementar o ensino na sala de aula. Por meio de vídeos curtos ou filmes educativos criativos, com legendas atrativas na tela, por exemplo, os estudantes podem aumentar o vocabulário ao mesmo tempo que estão aprendendo algo novo. 

Para escolas que oferecem educação bilíngue, essa é uma ótima forma de facilitar o aprendizado de um segundo idioma, pois ajudam a assimilar a pronúncia com a grafia das palavras, e também a entender a tradução das expressões. 

Sites e blogs 

O jornalzinho da escola era uma atividade muito comum anos atrás. Hoje, a versão física do jornal pode ser substituída por sites e blogs educacionais. Nesse sentido, o professor pode incentivar a escrita de textos dos mais variados temas e formatos. 

Os alunos podem descrever o cotidiano escolar, falar sobre o assunto que foi discutido na sala de aula, escrever um poema ou uma canção. Além de escrever, o docente pode ainda pedir para que os alunos leiam os textos escritos pelos colegas. É uma ótima forma de incentivar também a participação e o engajamento na sala de aula. 

Leia também: Sente dificuldade em compreender e interpretar textos? Confira 6 dicas de professor de redação para lhe ajudar!

Pesquisas na internet 

Pesquisar na internet também pode ser uma ferramenta pedagógica. Assim, o professor pode incentivar que os alunos realizem pesquisas diversas na internet sobre algum tema estudado na sala de aula, como no Google, nas redes sociais ou no YouTube.

Com isso, o docente incentiva a leitura online, ao mesmo tempo que a escrita, afinal, o aluno terá que escrever para pesquisar na internet. Além do mais, os estudantes aprofundam os conhecimentos sobre as disciplinas escolares exercitando a autonomia. 

Possíveis desafios quanto ao uso da tecnologia na educação  

Apesar de ser benéfica para alunos e professores, utilizar as novas tecnologias como ferramenta pedagógica pode ser desafiador. Por isso, é necessário que a escola faça um planejamento quanto ao uso correto da tecnologia.

No planejamento, por exemplo, a escola deve adequar o uso das ferramentas ao plano pedagógico da instituição. Além do mais, é necessário criar formas de fazer com que a internet não se torne uma distração para os estudantes na sala de aula.

Outro ponto importante é se atentar ao treinamento dos professores quanto às ferramentas tecnológicas. Felizmente, os estudantes de hoje são nativos digitais, ou seja, têm contato com a tecnologia desde cedo, e por isso apresentam uma facilidade muito maior para o uso da internet. 

Agora que você entendeu como utilizar a tecnologia como ferramenta tecnológica, que tal conhecer a Plataforma AZ, solução educacional da Conexia Educação? Por meio de funcionalidades únicas, contribuímos para o desenvolvimento do aprendizado desde o ensino básico até o pré-vestibular por meio da tecnologia. Acesse o site e conheça todas as funcionalidades da Plataforma AZ!