“Videoaulas” foi uma das palavras mais utilizadas dentro do ambiente escolar durante a pandemia de Covid-19. Seja você um fã ou não desse método de ensino, ele foi o responsável por permitir que a educação acontecesse de forma segura para todos durante um momento tão delicado.

Agora que as aulas presenciais voltaram, será que as videoaulas precisam ser abandonadas abruptamente? A nossa resposta é não – e nós temos 5 motivos. Continue a leitura para saber porque você deve seguir com as videoaulas na sua escola!

5 motivos para adotar as videoaulas na sua escola

Garantir períodos de estudo mais “leves” para os alunos

A chegada do Novo Ensino Médio só reforça a tendência crescente do ensino integral. Entretanto, para crianças e adolescentes que não estão acostumados a passar toda a manhã e tarde sentados em uma cadeira assistindo aulas, essa nova maneira de estudar pode ser cansativa e improdutiva.

Mas com a ajuda das videoaulas, esse processo pode se tornar mais efetivo. Ao oferecer classes online um ou dois períodos por semana, os alunos ganham um momento de respirar e estudar em seu próprio ritmo no lugar que preferirem. Ou seja, eles conseguem se concentrar e aprender melhor.

Oferecer aos estudantes conteúdos com informações corretas

Você sabia que as videoaulas se popularizaram entre os estudantes, fazendo com que existam canais no YouTube com mais de 1,5 milhão de inscritos? O que isso significa? Que os estudantes estão interessados em aprender online, assim como presencialmente.

Entretanto, é comum encontrarmos erros em aulas online. Ou seja, ao deixar que o aluno busque as próprias informações em redes sociais, pode ser que eles estejam recebendo dados incorretos, o que o deixará confuso e inseguro.

Muitos professores optam por realizar uma curadoria para garantir que os alunos recebam informações corretas. Mas seria muito mais fácil e confiável ter videoaulas próprias para indicar, não é mesmo?

Aqui, só vale um alerta: para concorrer com os canais de YouTube, é importante ter professores empolgados e uma linguagem descontraída para prender a atenção do aluno. Até mesmo o uso de animações e memes é válido para agradar o público.

Transformar o aprendizado em entretenimento

Lembra do tédio que sentia durante o Ensino Básico, onde você era apenas um ouvinte olhando para uma lousa verde? Felizmente, muitas coisas mudaram desde então e a educação deixou de ser tão passiva, com várias inovações que garantem o protagonismo dos estudantes em sua própria educação.

Vale ressaltar, inclusive, que a Geração Z (que se encontra nas salas de aula hoje) é a primeira geração que passou toda a sua vida conectada na internet. Ou seja, eles são imediatistas e estão acostumados a receberem estímulos com frequência.

Assim, pedir para os alunos da Geração Z apenas entrarem em uma sala de aula e escutarem não é mais suficiente. De acordo com Joelma Betetto, pedagoga da Universidade Estadual de Londrina, a escola deve passar de uma simples transmissora de informações e se transformar em um ambiente para análises críticas e produção de informações.

Já um estudo sobre os cinco sentidos feito por Oscar Ferreira e Plínio Silva Júnior, revelou que a eficácia da aprendizagem chega a 83% quando acontece apenas com a visão. Já quando o ensino é apenas através da audição, esse percentual cai para 11%.

Ou seja, nós somos criaturas visuais – então o ensino também deve ser. Assim como falamos acima, ao inserir elementos gráficos, montar animações e transformar uma simples aula em uma contação de histórias pode motivar os estudantes e ajudá-los a aprender.

Leia também: Você conhece a gamificação? Saiba tudo sobre essa metodologia educacional

Diferencial competitivo para a escola

Toda instituição de ensino que investe na inovação e implementa metodologias tecnológicas na educação tem maiores possibilidades de se destacar no mercado. Como a tecnologia é praticamente um requisito básico e facilita a rotina de qualquer estudante, é um fator que sempre pesa na escolha de onde estudar.

Sendo assim, contar com recursos tecnológicos como as videoaulas é um grande diferencial competitivo que ajuda a atrair alunos. Ou seja, esse investimento não só pode influenciar a qualidade da aprendizagem, como também os resultados financeiros.

Otimizar o tempo da equipe escolar

Nós falamos sobre as videoaulas em relação aos estudantes, mas eles não são os únicos que podem aproveitar este tipo de aprendizagem. Dentro de um ambiente escolar, pode ser difícil aplicar workshops e palestras com toda a equipe presente – e é nesse cenário que as videoaulas podem ser a solução.

Ao oferecer vídeos com treinamentos de onboarding, dicas de aprendizagem ou até mesmo boletins semanais, ou mensais, com novidades da instituição de ensino ou da área da educação, sua equipe pode se tornar mais capacitada com mínimo esforço.

Como levar as videoaulas para minha instituição de ensino?

Com tantos benefícios, é fácil entender o porquê de implementar as videoaulas na rotina escolar, não é mesmo? Mas é claro que essa mudança pode parecer assustadora, tanto pelo trabalho envolvido como pelo investimento necessário para se adequar a essa nova forma de ensinar.

Uma maneira mais simples e com melhor custo-benefício para garantir as videoaulas na sua instituição é por meio da Plataforma AZ. Nela, temos mais de 45 mil videoaulas prontas para seus estudantes, além da nossa plataforma Conexia LEX Aulas Ao Vivo.

O Aulas Ao Vivo é uma plataforma desenhada para que professores, coordenadores e gestores agendem, compartilhem e executem suas aulas remotas. A plataforma está integrada ao Conexia LEX e ao Zoom o que permite maior rapidez no acesso à plataforma e às aulas programadas.

O fato de estar integrada ao Zoom possibilita também que os professores agendem suas aulas em um único ambiente, sem precisar compartilhar os links de transmissão com os alunos em outras plataformas de comunicação. Os alunos acessam suas aulas usando seu login no Conexia LEX e utilizam o Aulas Ao Vivo para assistir as aulas do dia, no horário programado.

E isso não é tudo que a Plataforma AZ oferece aos seus parceiros. Também é possível ter acesso a:

  • 180 mil itens no banco de questões;
  • MAPA para a personalização da jornada de aprendizagem de cada aluno;
  • Exercícios e avaliações on-line, com feedback imediato;
  • Canal de comunicação online interativo que aproxima professores, alunos, gestores e responsáveis;
  • Plataformas de jogos lúdicos e interativos, em inglês e em português;
  • Canal de ajuda on-line, WhatsApp e 0800 disponíveis full time para as escolas da rede;
  • Integração total das soluções educacionais, com login único e gestão centralizada, para melhor experiência educacional entre a escola e a família;
  • Plataforma de coding e pensamento computacional que prepara seus alunos do Ensino Fundamental para o futuro.

Mais que um sistema de ensino, a Plataforma AZ é uma solução educacional completa para sua escola! Entre em contato com a nossa equipe e entenda como levar a tecnologia para sua instituição.