A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é a instituição responsável pela elaboração do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), considerado o segundo maior processo de seleção universitária do Brasil. 

Em 2021, o número de inscritos ultrapassou 100 mil candidatos e treineiros, com as carreiras de Medicina em São Paulo, Direito em São Paulo e Ribeirão Preto e Medicina em Ribeirão Preto sendo as mais concorridas.

Apesar de ainda não terem sido divulgadas as datas de inscrições deste ano, já se sabe que serão oferecidas 11.147 vagas para o próximo ano letivo, das quais 8.211 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas pelo Sisu.

Ou seja, podemos afirmar que a concorrência entre os estudantes é alta. Por isso, se você deseja ser aprovado em uma das maiores universidades do País precisa ter foco, dedicação e um bom cronograma de estudos.

Não sabe como montar um planejamento para alcançar seu sonho de ingressar na USP? Nós te ajudamos!

Como é a prova da Fuvest?

Antes de falarmos sobre o cronograma de estudos, é importante você entender como funciona essa prova, dividida em duas fases. 

Na primeira fase, os vestibulandos terão cinco horas para responder 90 perguntas de múltipla escolha. As disciplinas cobradas no exame são matemática, português, biologia, física, química, geografia, história e inglês. 

Com base nos resultados, os mais bem colocados passarão para a próxima fase. Vale ressaltar que a nota desta fase é uma de três que serão consideradas para formular a classificação final.

Já na segunda etapa, os alunos terão dois dias diferentes de questões dissertativas. No primeiro dia, todos terão que responder 10 questões de português e fazer uma redação dissertativa-argumentativa.

Já no segundo dia, os vestibulandos receberão 12 questões com os temas de duas a quatro disciplinas relacionadas com a carreira selecionada na inscrição.

Essas duas provas são as outras duas notas que, juntamente da primeira fase, calculam a nota final do candidato. E se você planeja se inscrever em artes cênicas, música e artes visuais, também será preciso realizar uma prova de habilidades específicas. 

Como montar um cronograma de estudos para ser aprovado na USP?

Entenda quais serão seus “horários de estudo”

Para você conseguir montar um cronograma de estudos, você precisa entender quantas horas por dia terá disponível para focar no aprendizado. Um calendário de estudos, por exemplo, lhe ajudará a se organizar ao longo de todo o ano para entender:

  • Quantos dias de estudo você terá até a Fuvest;
  • Quais serão os feriados do ano (e se você irá usá-los para estudo ou descanso);
  • Quando serão suas férias escolares.

Caso essa seja a primeira vez que você estuda para um vestibular, nossa dica é: um passo de cada vez. Inicie com um período de adaptação e, pouco a pouco, aumente a carga para evitar cansaço e frustração.

Além disso, vale considerar uma troca de conteúdos a cada uma ou duas horas para assuntos relacionados, como história e geografia ou matemática e física. Assim, seu cérebro consegue seguir uma linha de aprendizagem sem se cansar do mesmo assunto.

Encaixe espaços de tempo para as leituras obrigatórias 

Um ponto relevante na Fuvest são as leituras obrigatórias, que podem ser abordadas nas provas de ambas fases. Por isso, é importante encaixar no cronograma de estudo espaços de tempo para realizar as leituras de maneira leve e proveitosa.

Em 2021, foram nove leituras pedidas aos estudantes:

  • Poemas escolhidos – Gregório de Matos;
  • Quincas Borba ‐ Machado de Assis;
  • Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade;
  • Angústia – Graciliano Ramos;
  • Mensagem – Fernando Pessoa;
  • Terra Sonâmbula – Mia Couto;
  • Campo Geral – Guimarães Rosa;
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho.

Já no momento da leitura, vale grifar pontos importantes e anotar palavras-chave que se transformarão em um resumo. Essas anotações, que devem ter informações além do enredo, como o contexto histórico, podem ser relidas antes da prova para ajudar a relembrar o conteúdo.

Intercale suas matérias preferidas com as mais difíceis

Ao montar seu cronograma de estudos semanal, tome muito cuidado para não se prejudicar na distribuição das matérias. Separar um único dia para ver tudo o que você gosta e outro para estudar apenas matérias que não são muito a sua praia pode acabar causando desânimo e desinteresse.

Por isso, intercale conteúdos e sempre dê preferência para as disciplinas nas quais você tem mais dificuldade, ok?

Anote todas as matérias que caem na Fuvest

Você sabia que no Manual do Candidato são listados os programas das disciplinas que caem na prova da USP? É claro que eles não estão falando o que cairá na prova, mas essa informação pode ser uma ótima fonte de organização do cronograma de estudos.

Você quer uma dica? Na Plataforma AZ de Aprendizagem, os estudantes podem utilizar o MAPA (metas acadêmicas personalizadas para aprovação) para se organizar. Ele configura a sua pretensão de carreira e universidade, e a ferramenta indica qual é a trilha de estudos e o conjunto de atividades que o estudante precisa seguir para alcançar seu objetivo.

Vale conferir: 5 dicas para estudar menos e aprender mais

Seu cronograma de estudos também deve ter momentos de descanso

Por último, mas não menos importante, é o nosso convite para você descansar. Nós sabemos que a rotina é corrida e que entrar na USP não é fácil, mas você precisa cuidar da sua saúde física e mental para chegar ao final dessa maratona.

Marcar programas com os amigos, dormir 8 horas por noite e se alimentar adequadamente são apenas alguns dos vários cuidados que sua saúde pede nesse momento tão importante da sua vida.

E aí, gostou de saber essas dicas para mandar bem na criação de um cronograma de estudos para a Fuvest? Se você quer ainda mais dicas de estudo, siga nossa página no Instagram. Lá você receberá conteúdos e materiais para te ajudar a alcançar esse sonho!