Confira 5 dicas para te ajudar na construção de um conteúdo objetivo e eficiente para os estudos

Revisar uma grande quantidade de conteúdos para a prova, em pouco tempo, seja da escola, universidade, Enem ou vestibular, pode ser considerado quase impossível sem um resumo bem feito, não é mesmo? No entanto, copiar e colar o texto, replicar páginas e mais páginas sobre o mesmo assunto ou ainda não organizar as ideias e informações são erros graves que podem comprometer a qualidade dos seus estudos.

Pensando nisso, os especialistas da Plataforma AZ de Aprendizagem reuniram as 5 principais dicas para te ajudar na produção do seu resumo, de forma objetiva e totalmente eficaz, para que você garanta aquele resultado incrível e/ou a aprovação que você tanto sonha! Vamos nessa?

5 dicas para estudar menos e aprender mais

Primeiro passo: entenda o que você irá escrever

Antes de qualquer coisa, é importantíssimo ler, reler e entender a matéria que você fará o resumo. Somente após você estudar todo o conteúdo, que será possível identificar quais são os principais pontos que devem ou não ser mencionados no material que você irá produzir e, assim, torná-lo mais completo e funcional.

A matéria já está na ponta da língua? Então vamos para o próximo passo!

Destaque o mais importante

Agora que você está preparado para iniciar o seu resumo para o vestibular, identifique quais são os conceitos fundamentais deste tema, busque por palavras-chave, destaque os pontos mais importantes, separe as fórmulas essenciais e escreva os dados que irão te auxiliar a lembrar e compreender todo o conteúdo.

Dica: não adianta sublinhar ou destacar páginas e mais páginas do seu material didático. Aqui é preciso interpretar o texto e entender o que realmente é indispensável entre tantas informações, para que você não se perca nos estudos.

Organizando as ideias

Já separou tudo o que você precisa saber sobre a matéria? O assunto está bem claro? Na próxima etapa, você irá organizar todas as suas ideias. Afinal, sem essa ação é possível que o seu resumo fique confuso e ainda gere dúvidas na hora da revisão – ao invés de otimizar sua preparação.

Para começar, tenha em mente como estruturar visualmente esse conteúdo. Por exemplo, será em formato de tópicos, blocos, linhas do tempo ou mapas mentais? Escolha a forma que você conseguirá entender melhor o conteúdo e até mesmo ajudar a sua memória fotográfica, por exemplo.

Dica: desenhe um pequeno esquema para o assunto, com a quantidade de conceitos principais que precisam ser mencionados. Isso pode contribuir para a melhor escolha do formato do seu resumo, e ainda auxiliar para que ele não fique muito extenso.

É hora de escrever!

Depois de ler e entender o texto, destacar as informações importantes e desenhar a estrutura, chegou a hora de escrever! Este momento é essencial para que você consiga fazer um resumo para o vestibular que seja realmente de qualidade, organizado, objetivo e eficiente.

Ah, e vale lembrar: resumo não é cópia, hein? Cuidado para não copiar o texto original do material didático e deixá-lo muito extenso, senão o seu conteúdo poderá ficar confuso e as informações importantes podem “se perder” no meio do caminho.

Com suas próprias palavras

É importante reforçar que, no momento de escrever o resumo para o vestibular, você deve colocar tudo o que você entendeu da matéria, com as suas próprias palavras. Quando você mesmo escreve, está se esforçando a explicar o que você aprendeu e essa ação, além de ajudar a fixar o conteúdo, também amplia a sua capacidade de interpretar textos e argumentar (e esse treino é ótimo para potencializar a sua redação também, viu?).

Vamos praticar? Com essas dicas, temos certeza de que você irá potencializar a sua aprendizagem e otimizar os resultados em suas provas, Enem e vestibular. Não deixe de visitar o canal da Plataforma AZ no YouTube e conferir todas as novidades do Desafio #100DiasAZ. Toda quarta-feira, às 14h, tem vídeo novo. Corra lá e confira: www.youtube.com/plataformaaz

Você também pode se interessar:

Menos de 100 dias: como organizar os estudos para alta performance no Enem 2020?

Enem 2019: aluna nota 1000 na redação conta como atingiu o conceito máximo no exame mais disputado do Brasil

Plataforma AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Saiba mais: http://www.plataformaaz.com.br