A maratona de vestibulares já começou. A largada, em 2021, foi dada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), nos dias 6 e 7 de janeiro, seguida pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), no dia 10 de janeiro, que seleciona os estudantes para ingressarem na USP (Universidade de São Paulo). Para acalmar o coração dos quase 150 mil candidatos que participaram da primeira fase desses dois vestibulares, as instituições divulgaram o gabarito da prova.

FUVEST

O exame teve cinco horas de duração e contou com 90 questões de múltipla escolha sobre português, inglês, matemática, biologia, física, química, geografia e história, além de questões interdisciplinares.

Fuvest: clique aqui para conferir o gabarito completo da primeira fase.

Apesar de liberar o gabarito, a lista de convocados para a segunda fase da Fuvest deve ser divulgada apenas no dia 1º de fevereiro e as próximas provas serão nos dias 21 e 22 do mesmo mês. Já a tão esperada lista de aprovados, sairá dia 19 de março.

UNICAMP

Em razão da pandemia de coronavírus, a Unicamp promoveu algumas mudanças em 2021. Este ano a aplicação da prova foi dividida em dois dias, para evitar a aglomeração de candidatos, além de reduzir a lista de livros obrigatórios (de 12 para 7), a quantidade de questões (de 90 para 72) e, consequentemente, o tempo máximo de prova (de 5 para 4 horas).

Unicamp – Dia 1: clique aqui para conferir o gabarito completo da primeira fase.

Unicamp – Dia 2: clique aqui para conferir o gabarito completo da primeira fase.

A lista dos aprovados para a próxima fase da Unicamp será divulgada no dia 29 de janeiro. Já as provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 7 e 8 de fevereiro, e a de habilidades específicas nos dias 11 e 12 de fevereiro. De acordo com a instituição, a lista dos aprovados está prevista para ser divulgada no dia 10 de março.

Cobertura do vestibular 2021

Para auxiliar os estudantes a conquistarem a tão sonhada vaga no vestibular, a Plataforma AZ de Aprendizagem preparou o projeto #VestibularDeAaZ. É uma série de cinco vídeos sobre o processo seletivo das principais universidades públicas brasileiras, como a Unicamp, Fuvest, Unesp, UFPR e UERJ. Confira o conteúdo completo no canal do AZ no YouTube: http://www.youtube.com/plataformaaz

Você também pode se interessar:

Menos de 100 dias: como organizar os estudos para alta performance no Enem 2020?

Enem 2019: aluna nota 1000 na redação conta como atingiu o conceito máximo no exame mais disputado do Brasil

Plataforma AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Saiba mais: http://www.plataformaaz.com.br