Prova está confirmada para janeiro, com restrições, medidas de segurança e salas especiais

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é considerado o principal método de avaliação do desempenho escolar ao final da Educação Básica, desde 1998. Atualmente, o exame é utilizado por inúmeras universidades públicas e particulares para o acesso de estudantes ao Ensino Superior, além de permitir a disputa por bolsas de estudo e financiamento estudantil.

Na edição de 2020, mais de 5,7 milhões alunos inscritos – sendo 5,6 milhões para a versão impressa e 96 mil para a versão digital (lançada este ano) – foram surpreendidos com a alteração da data da prova (que seria realizada em novembro), em razão da pandemia de coronavírus.

Com isso, a próxima edição do Enem foi transferida para os dias 17 e 24 de janeiro (prova impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital). Mas, você sabe o que mudará no exame, além da data? Como a prova será composta? O que fazer com os resultados? Os especialistas da Plataforma AZ de Aprendizagem separaram as principais informações para te auxiliar neste momento.

Estrutura da prova

A estrutura do exame seguirá o mesmo padrão, com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento, divididos em:

  • Primeiro dia de prova: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Redação, com 5h30 de duração.
  • Segundo dia de prova: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias com 5 horas de duração.

Vídeo: técnicas para otimizar os estudos para o Enem

Blogpost: o que priorizar nos estudos nesta reta final de preparação?

O que fazer com a nota do Enem?

A nota do Enem é fundamental para estudantes que almejam uma vaga tanto nas universidades públicas, quanto nas particulares. De acordo com o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), somente em 2019, dos 2 milhões de ingressos em cursos de graduação presenciais, 32% (668 mil) foram selecionados via Enem. Com base no desempenho no exame, o aluno poderá ter acesso a:

  • Vagas em universidades públicas de todo o país pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • Bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni);
  • Financiamento de mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Vagas em universidades particulares que usam o Enem como vestibular;
  • Bolsas de estudo em universidades particulares, conforme o desempenho no exame.

Conteúdo: saiba as principais estratégias para conquistar uma vaga com o SiSU

Coronavírus: o que mudou?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, divulgou nesta semana as regras específicas para reduzir aglomerações durante exame. Confira os principais pontos:

Redução das salas

A ocupação deve ser de, aproximadamente, 50% da capacidade original das salas onde os participantes realizarão o exame.

Salas especiais

Salas especiais, com ocupação de até 12 pessoas, serão destinadas aos participantes que são considerados mais vulneráveis à Covid-19, como gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes. Estes candidatos já foram previamente identificados, portanto não será necessário realizar uma nova solicitação ao Inep.

Medidas de segurança

Durante toda a aplicação do exame, serão disponibilizados álcool em gel aos participantes, além de ser obrigatório o uso de máscaras e respeito ao distanciamento recomendado.

Reaplicação do Enem

Este ano, as pessoas diagnosticadas com doenças infectocontagiosas (como a Covid-19), nos dias de realização das provas, poderão participar da reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, no site do Enem, antes da aplicação do exame. No momento da solicitação, o candidato deverá inserir, obrigatoriamente, um documento legível que comprove a doença.

Na documentação, deve conter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Caso o diagnóstico seja realizado no dia da aplicação do Enem, além de registrar o ocorrido por meio da Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição, a fim de agilizar a análise do laudo. A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada na Página do Participante.

Potencializando a preparação para o Enem

Para auxiliar os estudantes na preparação para o Enem, a Plataforma AZ preparou diversos conteúdos completos e exclusivos no canal da marca, no YouTube, com o Desafio #100DiasAZ. Toda quarta-feira, às 14h, tem vídeo novo. Corra lá e confira: www.youtube.com/plataformaaz

Você também pode se interessar:

Menos de 100 dias: como organizar os estudos para alta performance no Enem 2020?

Enem 2019: aluna nota 1000 na redação conta como atingiu o conceito máximo no exame mais disputado do Brasil

Plataforma AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Saiba mais: http://www.plataformaaz.com.br