Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes na conclusão da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou ainda mais destaque nos últimos anos se tornando uma das principais formas de ingressar em uma universidade pública.

Além de sua nota ser decisiva para o acesso dos alunos em várias universidades em todo o país, o Enem também se tornou um dos critérios para jovens conquistarem bolsas de estudo e financiamento estudantil, além de várias outras possibilidades.

Está com dúvidas sobre o Exame? Não sabe onde a nota do Enem pode ser utilizada? Para lhe ajudar, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre essa importante prova. Continue a leitura e descubra!

O que é o Enem?

Conforme explicado no início do texto, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova anual realizada pelo Ministério da Educação (MEC) que avalia a qualidade do ensino em todo país, além de oferecer acesso a cursos e programas governamentais.

Composto por 180 questões e uma redação, os conteúdos abordados são divididos em quatro áreas e avaliados em dois dias. Cada uma das quatro áreas possui 45 questões objetivas, totalizando 180.

Para participar da prova, é necessário realizar uma inscrição e pagar uma taxa de R$85 (caso não seja isento).

No primeiro dia de prova são aplicadas as provas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: áreas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Redação.

Já no segundo dia, os estudantes serão testados nas áreas de:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: áreas de Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Enem impresso e digital: quais as diferenças?

Em 2020, o MEC iniciou a aplicação do Enem Digital com uma quantidade menor de inscritos, em relação ao tradicional Enem impresso.

Esse tipo de prova, que é previsto tomar o lugar da prova impressa a partir de 2026, não tem cadernos de questões ou gabaritos para marcar manualmente as suas respostas. Ao invés disso, o participante terá um computador à sua disposição no local de prova com um sistema de prova no qual você confere as questões e marca os itens que considera corretos.

Apenas a redação permanecerá sendo escrita à mão em folha impressa.

Leia também: O que estudar a 100 dias do Enem?

Quem pode fazer o Enem?

Apesar de seu principal objetivo ser a avaliação da qualidade do Ensino Médio, o Enem não é uma exclusividade dos estudantes que estão matriculados no último ano do ensino básico: qualquer pessoa pode se inscrever.

Idosos, gestantes, lactantes e pessoas com deficiência também podem fazer o Enem – além de poder solicitar atendimento especial, caso seja necessário.

Já os alunos que não estão no terceiro ano do Ensino Médio também podem prestar o Enem como treineiros.

Quais são as datas das provas do Enem 2021?

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas impressas e digitais do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, dois domingos.

Os horários de aplicação da prova no fuso horário de Brasília serão:

  • 12h: abertura dos portões;
  • 13h: fechamento dos portões;
  • 13h30: início das provas;
  • 19h: término das provas no dia 21 de novembro (maior tempo devido à redação);
  • 18h30: término das provas no dia 28 de novembro.

O que eu posso fazer com a minha nota do Enem?

Um dos motivos pelos quais o Enem ganhou tanta importância para os estudantes é porque a sua nota pode ser usada em uma série de processos seletivos. Dentre os principais, estão:

Conquistar uma vaga em uma universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Com a nota do Enem, o candidato pode ter acesso a várias universidades públicas. Para isso, basta se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizar sua nota atual do Enem 2020 e não zerar a redação.

Financiar um curso em uma faculdade privada com juros baixos pelo FIES

Com a sua nota do Enem, é possível se inscrever em programas governamentais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar a graduação desejada em instituições privadas.

Para se inscrever, é importante ter uma média superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Ganhar uma bolsa de estudos em faculdade particular pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)

Outra opção é o Programa Universidade Para Todos (ProUni), onde são oferecidas bolsas de estudos de 50% ou integrais em faculdades privadas, de acordo com a renda familiar do aluno.

O ProUni também exige uma média superior a 450 pontos e não ter zerado a redação, mas é importante frisar que quanto melhor as notas, maiores as chances de conseguir uma bolsa.

Ademais, é necessário ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa e cursado o Ensino Médio integralmente em uma escola pública ou particular na condição de bolsista.

Estudar em uma universidade de Portugal

Se você sonha em conhecer outros países e viver novas experiências, que tal usar o Enem como bilhete para o exterior? São mais de 40 universidades portuguesas que usam a nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros.

Dentre os requisitos para essa oportunidade estão a necessidade de um passaporte válido, o certificado de conclusão do Ensino Médio e não ter morado em Portugal há mais de dois anos. Ah, é possível também se certificar se a universidade é gratuita ou se serão necessários investimentos.

Entrar em uma faculdade privada sem prestar um vestibular

Parte das faculdades privadas já olham para a nota do Enem como uma forma de ingresso à instituição, isentando os estudantes de prestar o vestibular próprio da instituição.

Cada centro de ensino terá notas diferentes para a aprovação, mas a maioria usa a média mínima utilizada pelo Ministério da Educação de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Plataforma AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo.

Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada.

Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Saiba mais: http://www.plataformaaz.com.br.