Sua escola usa os recursos tecnológicos apropriados para aprimorar a experiência dos alunos e estimular a aprendizagem? No século XXI, não é possível mais pensar o processo de ensino-aprendizagem sem falar em tecnologia. Aliás, você conhece as principais tecnologias digitais na educação?

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, elas vieram para ficar, em um contexto no qual a educação híbrida é tendência e os alunos assumem, cada vez mais, o protagonismo no aprendizado. Mas, afinal, por que as tecnologias digitais são tão importantes para as escolas e os estudantes?

Neste conteúdo, você vai entender os benefícios desses recursos na educação e conhecerá as 4 principais tecnologias digitais usadas pelas instituições de ensino.

Acompanhe!

Quais os benefícios das tecnologias digitais na educação?

A tecnologia tem papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos por otimizá-lo. Entretanto, apenas a tecnologia não é suficiente. Ela requer uma proposta pedagógica bastante sólida, além de profissionais bem preparados, para que seu uso seja, de fato, efetivo.

Os benefícios das tecnologias digitais na educação englobam:

  • uso de dados para o diagnóstico e o acompanhamento do processo de aprendizagem;
  • facilidade de acesso a conteúdos curados e que usam diversos recursos e/ou mídias;
  • gamificação para o estímulo e o engajamento;
  • personalização para o direcionamento dos estudos, a partir das necessidades, objetivos e projeto de vida dos alunos.

Além disso, é importante destacar os resultados esperados com o uso da tecnologia na educação. Ao atuar com base em dados reais, a equipe pedagógica tem condições de planejar e executar uma ação personalizada, a partir das potencialidades e das fragilidades de cada aluno, turma, série.

Usadas adequadamente, as tecnologias digitais ainda contribuem para a alta performance acadêmica, aumentando significativamente as chances de aprovação em vestibulares e o sucesso na vida profissional. Ainda, vale citar o amplo envolvimento do aluno no processo de aprendizagem — ele passa a ser ator principal, não coadjuvante.

Quais são as tecnologias digitais usadas para otimizar a aprendizagem?

Abaixo, listamos as principais tecnologias digitais na educação que otimizam a aprendizagem dos alunos e, por isso, são tendências.

Confira!

1. Gamificação

As plataformas gamificadas usam recursos de games para engajar e envolver os alunos, trabalhando aspectos como competitividade, socialização, desejo de ser recompensado e sentimento de vitória.

Com base em missões e desafios, é possível reunir dados sobre a aprendizagem, para que os professores estruturem suas ações a partir do desempenho e do engajamento dos seus alunos.

Essas plataformas ajudam a construir uma abordagem mais lúdica, na qual o aluno aprende se divertindo. Assim, há mais interesse pelo aprendizado e, consequentemente, melhorias nos resultados acadêmicos.

A gamificação está presente desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. As atividades podem ocorrer em ambientes colaborativos, o que ajuda no desenvolvimento da interação, da escuta, da observação, da autonomia, da empatia e dos princípios éticos.

2. Plataforma de estudos

As plataformas de estudos permitem que os alunos se desenvolvam e adquiram conhecimentos à distância, atuando como protagonistas no processo de aprendizagem. Para tanto, há soluções que trazem informações detalhadas e possibilitam o planejamento personalizado do estudo, a partir do desempenho alcançado.

Na Plataforma AZ, marca da Conexia Educação, os alunos são capazes de gerenciar o dia a dia e a rotina de estudos. Isso é feito por meio do Mapa (Metas Acadêmicas Personalizadas para Aprovação), recurso que aponta o conjunto de atividades a serem realizadas e a trilha de estudos do estudante.

Essas mesma plataforma garante o acompanhamento contínuo do professor que, no papel de tutor, avalia o rendimento dos alunos e propõe ações baseadas em dados, conforme os gaps identificados no processo.

Tais tecnologias são indispensáveis no modelo de educação híbrida, metodologia que mescla atividades no ambiente presencial e virtual. O objetivo é que ambos os formatos de aula se complementem e promovam uma aprendizagem mais ativa, eficaz, dinâmica, motivadora e personalizada.

3. Aplicativo de estudos

O aplicativo de estudos entrega na palma da mão conteúdos que os alunos não têm nos livros físicos, por exemplo. Falamos de videoaulas, vídeos de resolução e por aí vai. Temos ainda os podcasts, que podem trazer um conteúdo prático ou exemplificado sobre algum conceito.

Além disso, esse tipo de tecnologia digital facilita o acesso e centraliza diversas funcionalidades, como livros digitais, plataforma de redação, aulas ao vivo e avaliações, com questões estruturadas com base nas habilidades que o professor deseja avaliar.

Os aplicativos de estudos aproximam aluno e professor, já que possibilitam o envio de documentos e informações de forma fácil e rápida, tornando a comunicação efetiva. Ainda, trazem relatórios de engajamento e desempenho, indicando avanços e no que é preciso melhorar.

Super App AZ

O Super App AZ é uma solução desenvolvida pela Conexia Educação e que integra a Plataforma AZ de Aprendizagem. Nele, os alunos têm acesso a videoaulas, vídeos de resolução, exercícios e avaliações com feedback imediato, etc. Entre eles, estão as Folhas AZ, uma seção de exercícios criada para monitorar a performance acadêmica. É possível verificar, em tempo real, tanto o engajamento quanto o desempenho nas atividades executadas por cada estudante nestas avaliações.

4. Robotização

Podemos definir os robôs como algoritmos e sistemas de Inteligência Artificial (IA), por meio dos quais algumas decisões podem ser tomadas de maneira automática. Na educação, o uso da robotização visa tornar a gestão da aprendizagem mais efetiva.

Aliás, tais recursos possibilitam expandir a interação entre aluno e conteúdo, garantindo um aprendizado muito mais dinâmico e facilitado. Um exemplo dessas tecnologias são os chatbots, que podem responder dúvidas pontuais. Além disso, os algoritmos são capazes de criar testes personalizados para avaliar os estudantes.

Por falar nisso, a Plataforma AZ, da Conexia Educação, traz em seu dashboard o engajamento e o desempenho dos alunos em avaliações e simulados.

Tais dados acadêmicos também podem ser visualizados pela coordenação de forma macro — ou até mesmo no nível do estudante —, possibilitando a checagem do aprendizado e, se necessário, a correção de rotas para o alcance da alta performance.

Então, já conhecia essas tecnologias digitais na educação e sua importância no processo de aprendizagem? Em um contexto no qual os alunos assumem o protagonismo no aprendizado e os professores são vistos como tutores, é essencial incluir tais recursos na gestão da aprendizagem. Só assim sua escola estará preparada para atender às demandas do século XXI.

Gostou do que leu? Se sim, saiba como implementar as tecnologias educacionais adequadas em sua instituição, entrando em contato com a Plataforma AZ, marca da Conexia Educação, agora mesmo!