O projeto multidisciplinar é uma maneira inovadora de promover o ensino e aprendizagem na sala de aula. Além de tornar a educação dinâmica, essa abordagem pedagógica desenvolve diversas habilidades importantes para a vida do aluno. 

Para aplicar na sala de aula, é importante que a escola planeje as atividades, com auxílio dos professores das áreas envolvidas e também dos alunos. Continue a leitura para entender melhor o tema.

Projeto multidisciplinar na escola: o que é?

Um projeto multidisciplinar é uma abordagem pedagógica que trabalha diferentes disciplinas para promover uma aprendizagem mais abrangente e significativa sobre determinado tema. Com isso, a escola consegue incentivar a colaboração entre professores de diferentes áreas e estimular os alunos a explorarem conexões entre os conteúdos.

Dessa maneira, o projeto multidisciplinar visa conectar e relacionar os conhecimentos de várias áreas, permitindo uma compreensão mais completa e contextualizada do tema. No entanto, cada professor tem abertura para trabalhar o tema como desejar

Existem várias formas de desenvolver projetos interdisciplinares na escola, e a escolha depende dos objetivos educacionais e das características da instituição. 

Por exemplo, enquanto o teatro é abordado sob o aspecto artístico nas aulas de artes, o professor de língua portuguesa pode desenvolver a oratória e recursos linguísticos com os alunos por meio das apresentações teatrais. 

Outro exemplo é quando a educação física trabalha a coordenação motora dos alunos em determinado esporte, enquanto o professor de física pode analisar a força, resistência e velocidade dessa mesma atividade. 

Além disso, os alunos podem explorar a relação entre matemática e arte, estudando conceitos como proporção, simetria, padrões e geometria. Eles podem criar obras de arte usando esses princípios matemáticos. 

Ou seja: existem infinitas opções de praticar a multidisciplinaridade.

Ensino multidisciplinar e interdisciplinar 

É possível promover projetos multidisciplinares e/ou interdisciplinares, mas as abordagens pedagógicas possuem diferenças – apesar da semelhança dos nomes.

As diferenças entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade estão na maneira como as disciplinas são abordadas e integradas no contexto educacional do aluno. 

A multidisciplinaridade na escola envolve a abordagem de um tema por diferentes disciplinas de forma independente. Já a interdisciplinaridade visa integrar as áreas do conhecimento para uma compreensão mais completa e abrangente do conteúdo, como se estivessem interligados. 

Outra diferença é que, no projeto multidisciplinar, cada disciplina contribui com seus próprios métodos, conceitos e abordagens para analisar o tema. Em contrapartida, no projeto interdisciplinar, as disciplinas colaboram e se complementam, compartilhando conceitos e abordagens para trabalhar o conteúdo.

Leia também: Como trabalhar a sustentabilidade nas 4 áreas de conhecimento na sala de aula

Qual o objetivo do projeto multidisciplinar?

A seguir, entenda os principais benefícios de utilizar projetos multidisciplinares na sala de aula.

Incentivar o trabalho em equipe

Um dos pilares do projeto multidisciplinar é a troca de conhecimento, seja entre professores e/ou alunos. Além disso, é comum as escolas promoverem atividades mais trabalhosas, que exigem a participação de grupos. Todo esse processo estimula a cooperação e o trabalho em equipe no ambiente escolar. 

Os alunos precisam compartilhar ideias, trocar conhecimentos e tomar decisões conjuntas, desenvolvendo outras habilidades importantes para a vida, e exemplo da liderança. Por causa disso, os projetos multidisciplinares são ótimas ferramentas de ensino para a escola que deseja trabalhar a aprendizagem colaborativa.

Tornar o aprendizado interessante e motivador 

Os projetos multidisciplinares permitem conectar conhecimentos e habilidades de diversas áreas para uma compreensão mais ampla de um tema. Por causa disso, o ensino multidisciplinar instiga a vontade de estudar do aluno, que sai do papel passivo e atua ativamente na aprendizagem.

A escola consegue melhorar o rendimento acadêmico do aluno, por meio de abordagens que despertam e instiguem a curiosidade. Isso significa ainda uma boa estratégia de marketing educacional, sobretudo para famílias que procuram uma escola com projeto pedagógico inovador e que visam o desenvolvimento integral. 

Trabalhar os desafios atuais

Por meio do projeto multidisciplinar, o professor consegue relacionar o conhecimento escolar com situações e problemas reais. Os alunos são desafiados a aplicar o que aprenderam em um contexto prático, conectando teoria e prática.

Além disso, é possível desenvolver a educação empreendedora por meio da criação de projetos que mudem a realidade onde os alunos estão inseridos. São estimulados a desenvolver soluções inovadoras e enfrentar desafios complexos, utilizando uma variedade de habilidades sociais e cognitivas. 

Estimular a autonomia

No projeto multidisciplinar, o aluno é encorajado a assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem ao definir metas, planejar as atividades e avaliar o próprio progresso. 

Ao enfrentar problemas complexos, os alunos são estimulados a desenvolver habilidades de pensamento crítico para tomada de decisões informadas. Todo esse processo é importante para o desenvolvimento da autogestão, habilidade importante para todas as áreas formativas da vida do aluno.

Como fazer um projeto multidisciplinar na escola?

  • Identifique um tema ou problema

Escolha um tema amplo ou um problema desafiador que possa ser abordado de diferentes perspectivas. Certifique-se de que o tema seja relevante para os alunos e relacionado aos objetivos educacionais da escola.

  • Planeje em equipe

Juntamente com os professores das disciplinas envolvidas, planeje as atividades e os recursos necessários para o projeto multidisciplinar. Defina como cada disciplina pode contribuir para a abordagem do tema central. 

  • Promova a interação entre os alunos

Incentive a formação de equipes, nas quais os alunos com diferentes perfis possam trabalhar juntos. Isso permite que eles compartilhem conhecimentos, habilidades e perspectivas, enriquecendo a experiência de aprendizagem.

  • Utilize diferentes métodos de ensino

Utilize abordagens pedagógicas variadas, tais como gamificação, estudos de caso, plataformas de aprendizagem, entre outros. Assim, os alunos aplicam conhecimentos de diferentes disciplinas e desenvolvem habilidades diversas.

Para isso, sua escola pode utilizar a Plataforma AZ, que oferece uma série de materiais didáticos e videoaulas sobre os mais variados temas. O corpo docente terá também ferramentas que auxiliam na aprendizagem, como trilha de estudos e planos de aula. Acesse o site e confira todos os recursos inovadores do AZ.