A aprendizagem colaborativa é uma abordagem pedagógica na qual os alunos trabalham em conjunto para alcançar o mesmo objetivo. Nela, os estudantes são responsáveis pelo aprendizado dos outros

Para isso, é necessário haver troca de experiências e habilidades na sala de aula para a realização das atividades propostas pelo professor. 

Apesar de a aprendizagem colaborativa priorizar a coletividade, cada aluno tem espaço ativo para o protagonismo no ensino-aprendizagem. Afinal, a participação de cada estudante é fundamental para atingir o resultado desejado. 

Na aprendizagem colaborativa, o professor exerce o papel de orientador e mediador, preparado para oferecer as ferramentas necessárias para que os alunos possam ensinar e aprender uns com os outros. Ou seja, o docente deixa de ser o agente central na sala de aula.

Como você pode imaginar, a aprendizagem colaborativa oferece diversos benefícios para professores e alunos, inclusive na preparação para o vestibular. Continue a leitura para entender mais sobre esse processo.

Quais as principais vantagens da aprendizagem colaborativa?

Favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Como o ser humano vive em sociedade, as habilidades de socialização são fundamentais para um convívio coletivo saudável. É justamente nesse ponto que a aprendizagem colaborativa pode ajudar, já que as atividades em grupo favorecem o desenvolvimento de tais capacidades.

Entre as habilidades socioemocionais que os alunos podem desenvolver está a tolerância ao estresse. Esse controle é ainda mais importante quando se trata de alunos na fase do vestibular, já que esse é um período repleto de ansiedade. 

A aprendizagem colaborativa também contribui para o desenvolvimento do senso de responsabilidade. Como cada aluno precisa contribuir para que o grupo alcance o mesmo objetivo, o estudante precisa ter em mente que o resultado do outro depende dele mesmo. 

Além disso, essa abordagem faz com que o estudante precise correr atrás das informações necessárias para realizar as atividades em grupo, favorecendo também a responsabilidade e autonomia.

Desenvolve a autoconfiança

Cada aluno aprende de maneira diferente. Contudo, as metodologias tradicionais de ensino não comportam essa diversidade. Com isso, um aluno que não é bom em Matemática pode se sentir para trás ao olhar que o colega tem boas notas na disciplina, mesmo ele sendo ótimo em outras áreas.

Essa comparação pode gerar falta de confiança do aluno, acarretando em baixo desempenho escolar e desmotivação. Já na aprendizagem colaborativa, todos os alunos estão no mesmo patamar de aprendizagem, pois cada estudante contribui ativamente para a realização das atividades. 

Melhora a assimilação de conteúdo 

As abordagens tradicionais de ensino visam à memorização, mas esse caminho pode dificultar a assimilação do conteúdo a longo prazo. Com isso, o aluno terá de revisar a matéria várias vezes para relembrar o que foi ensinado na sala de aula — o que pode dificultar a rotina de estudos do vestibulando.

Por outro lado, a aprendizagem colaborativa favorece a assimilação de conteúdo. Nesse caso, o estudante não precisa esperar o professor levar o assunto para a sala de aula, pois ele mesmo terá de correr atrás das informações por meios diversos. 

Essa prática proporciona um ensino-aprendizagem investigativo e motivador, que, consequentemente, ajuda o aluno a acessar o conteúdo posteriormente de maneira mais fácil do que se ele tivesse apenas decorado o assunto. 

Aprendizagem colaborativa e preparação para o vestibular

Com algumas adaptações, é possível implementar a aprendizagem colaborativa na rotina de estudos para o Enem e outros vestibulares. Entenda como abaixo!

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Utilize a sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma das principais metodologias ativas de aprendizagem. Nesse modelo de ensino, são os alunos que apresentam o conteúdo à turma, em vez do professor. Como as atividades são feitas em grupo, pode ser utilizada para incentivar a colaboração na sala de aula.

Mas como isso funciona, na prática? Ela começa com o professor apresentando o material para os alunos. Como a tecnologia faz parte da educação atual, esse processo costuma acontecer por meio das plataformas de ensino à distância. 

Após os grupos estudarem o tema, cada equipe apresenta o que aprendeu para os colegas, tirando dúvidas e compartilhando conhecimentos. Vale ressaltar que o mesmo material pode ser compartilhado para todos, assim, a turma chega na sala de aula com conhecimento prévio. 

Na preparação para o vestibular, o professor pode utilizar a sala de aula invertida para apresentar os conteúdos que mais caem no Enem. Essa é uma maneira inovadora e criativa de tornar a aula menos engessada.

Promova debates sobre temas de redação do Enem

A redação costuma ter peso importante nos vestibulares, principalmente no Enem, onde é possível atingir pontuação máxima. Nesse caso, os temas costumam envolver problemáticas sociais e podem fazer parte do cotidiano dos alunos. 

Contudo, em vez de utilizar videoaulas, apostilas e outros materiais didáticos tradicionais, é possível preparar os alunos para a prova de redação por meio de seminários e debates temáticos.

Essa é uma oportunidade de colocar em prática a aprendizagem colaborativa, enquanto desenvolve o raciocínio crítico — habilidade importante para argumentar na redação.

Para servir de material para os debates, no blog da Plataforma AZ há um conteúdo com 7 dicas de temas de redação para treinar para os vestibulares. Os temas vão desde assuntos relacionados à tecnologia, até ciência e saúde. 

Incentive a criação de grupos de estudos 

Na aprendizagem colaborativa, tanto o professor quanto o aluno podem fazer a divisão dos grupos. No entanto, o docente pode priorizar a formação de equipes com base nas habilidades que cada estudante tem a agregar ao grupo. 

Dessa maneira, o aluno bom em raciocínio lógico pode se juntar com alguém da sala com ótimas habilidades de comunicação. 

Essa tática pode ser usada para os alunos que estão na fase do vestibular. Nesse sentido, o professor deve incentivar a criação de grupos de estudos, ressaltando a importância de a turma trocar conhecimentos e experiências com pessoas com habilidades diversas. 

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Plataforma AZ e aprendizagem colaborativa

A aprendizagem colaborativa preza pela autonomia e pelo compartilhamento de ideias dos alunos. Mas, para isso, a escola precisa oferecer os recursos necessários para que o estudante possa construir o conhecimento em grupo. 

A escola que deseja implementar a aprendizagem colaborativa pode utilizar a Plataforma AZ como material didático, solução educacional completa da Conexia Educação. Por meio de recursos 100% digitais, mas não deixando de lado os livros físicos, é possível promover um ensino integral, engajado e autônomo. 

O AZ conta com milhares de videoaulas que podem ser utilizadas pelos alunos para a realização das atividades. Além disso, o Super App AZ tem materiais didáticos integrados com os físicos. Sendo assim, o aluno pode levar a sala de aula para onde estiver. Esses e outros recursos podem servir como facilitador na hora de o professor preparar a aula sob o pilar da aprendizagem colaborativa. Acesse o site da Plataforma AZ para conhecer melhor o sistema de ensino ou fale com um dos consultores educacionais para tirar suas dúvidas.