Momento de relembrar os conteúdos estudados desde o início da preparação para as provas, a revisão é uma etapa fundamental no cronograma de estudos para o vestibular. 

Contudo, montar um planejamento é essencial para tornar a revisão mais estratégica e auxiliar o vestibulando na reta final para as provas

Para te ajudar a dar um gás nos estudos, a Plataforma AZ preparou este post com informações valiosas sobre como fazer uma revisão eficiente.   

Saiba como montar um cronograma de estudos de revisão para o vestibular

Confira a seguir 7 dicas de como organizar um bom cronograma de estudos de revisão para o Enem e outros vestibulares.  

1. Elabore uma planilha de estudos

É importante que o cronograma de estudos de revisão seja feito o quanto antes, já que o aluno precisa conciliá-lo também com o aprendizado de novos conteúdos até o dia da prova. 

Para isso, é possível elaborar uma planilha no Excel ou, até mesmo, separar uma agenda física para deixar a revisão organizada.

No cronograma de estudos para revisão, é preciso constar:

  • disciplinas (coloque também as que você tem facilidade);
  • conteúdos para revisar;
  • data e horário reservado apenas para revisão; 
  • material utilizado para revisão (resumo, videoaula, exercícios, etc).

Na hora de pensar na frequência de revisão para cada conteúdo, você pode se basear na da Curva do Esquecimento, do psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. 

Segundo a teoria, quanto mais tempo passa após os estudos, menos conteúdo o cérebro será capaz de reter. 

Leia também: Veja 7 dicas para melhorar a interpretação de texto para o vestibular + exercícios

Por exemplo, 50% do conteúdo é esquecido pelo cérebro após 24h de ter estudá-lo. Para driblar a Curva do Esquecimento, o aluno pode incluir no cronograma de estudos de revisão do  Sistema de Repetição Espaçada (SRE), técnica utilizada para memorizar informações por mais tempo. 

2. Foque nos conteúdos que mais caem

Não é viável rever todos os assuntos possíveis de cada disciplina ao mesmo tempo que o aluno também precisa estudar novos conteúdos. Por isso, o foco da revisão deve ser os temas que mais caem no vestibular

Seja no Enem ou em outros vestibulares tradicionais, é possível baixar editais com os principais temas que podem ser cobrados nas provas. Por isso, faça uma leitura minuciosa do material e separe os temas que farão parte do cronograma de revisão.

A Fuvest, vestibular realizado pela Universidade de São Paulo (USP), já lançou o Manual do Candidato para o 2023. Ademais, dentro dos assuntos que mais caem, o aluno pode priorizar e dedicar um tempo maior de revisão para os temas de maior dificuldade. 

Por fim, você pode fazer uma breve revisão antes de começar a estudar um conteúdo novo, mas que está relacionado ao tema anterior. Por exemplo, ao estudar a Guerra Fria, o aluno pode revisitar pontos importantes da Segunda Guerra que culminaram no conflito entre União Soviética e Estados Unidos.  

3. Faça exercícios, simulados e provas antigas

Fazer exercícios e simulados é uma ótima maneira de revisar e, por isso, devem fazer parte do cronograma de estudos para o vestibular. Afinal, o aluno pode colocar em prática todo conteúdo estudado durante a preparação para as provas. 

Além disso, o vestibulando consegue ter uma noção melhor dos assuntos que ele mais tem dificuldade e, assim, dedicar uma atenção maior para esses temas. Isso inclui também treinar redação

Não esqueça de incluir no cronograma de revisão a resolução de, pelo menos, uma prova antiga de vestibular. Já exercícios e simulados podem ser feitos em uma frequência maior. 

4. Faça resumos em áudios

Segundo a Pirâmide de Aprendizado do psiquiatra William Glasser, cerca de 95% do conteúdo pode ser aprendido quando explicamos o que aprendemos para outra pessoa. Seguindo essa linha, você pode gravar áudios com o conteúdo que acabou de estudar ou revisar, como se estivesse ensinando-o para alguém. 

Esses áudios podem servir como material de revisão para o cronograma de estudos. Com isso, você pode ouvi-los ao mesmo tempo que faz atividades domésticas, exercícios físicos e outras tarefas, como se fosse um podcast.

5. Participe de aulões de preparação para o vestibular

Nas vésperas dos principais vestibulares, incluindo o Enem, cursinhos costumam promover aulões gratuitos presenciais ou online. Não esqueça de incluir esses eventos no seu cronograma de estudos de revisão. 

A Plataforma AZ também realiza uma série de aulões no YouTube sobre os principais temas do Enem e vestibulares

Além de você já poder conferir aulões antigos, anote no calendário: a partir de outubro postaremos novos vídeos. Para não perder nenhuma aula, inscreva-se no nosso canal e ative as notificações.

Também vale a pena ficar de olho no perfil do AZ no Instagram, onde postaremos conteúdos de temas que os alunos costumam ter muitas dúvidas. 

6. Prepare-se para a segunda fase

Alguns dos principais vestibulares do País costumam ser realizados em duas fases, como Fuvest e Vunesp. Nessa etapa, são cobradas questões mais específicas quanto ao curso escolhido, além de ter um formato de resposta dissertativo.

Para a segunda fase do vestibular, o cronograma de estudos de revisão precisa ser menor, com pausas maiores de descanso. Afinal, o aluno passou por um grande desgaste mental e físico na primeira fase. 

Nesse sentido, é fundamental focar nas matérias cobradas no edital e/ou com peso maior para o curso pretendido. Para entender como gerenciar melhor o tempo de prova, treine também o seu ritmo de escrita. 

Alguns vestibulares cobram também na segunda fase uma prova de habilidade específica em determinados cursos, como arquitetura e as graduações da área artística. Se esse for o seu caso, lembre-se de incluir essas disciplinas específicas no cronograma de estudos de revisão. 

Leia também: Confira 9 sugestões de filmes que te ajudarão a estudar para o Enem

7. Reserve um tempo para o descanso

Assim como estudar, não adianta revisar com um cérebro totalmente esgotado. Será impossível reter todo o conteúdo com qualidade. Por isso, separe um tempo no cronograma de estudo para se dedicar a um bom descanso. 

As revisões para o vestibular podem ser feitas, por exemplo, no fim de semana. Pode ser no sábado ou domingo, ou você pode separar um turno de ambos os dias para revisar o conteúdo da semana. 

Além disso, não deixe o cuidado com a saúde mental de lado, fechado? 

Técnicas de resumo para o vestibular

Para um bom cronograma de estudos, utilizar técnicas de resumo pode ser uma ótima ferramenta. Afinal, elas serão úteis para que o aluno tenha os principais destaques das disciplinas sempre à mão e não precise rever todo conteúdo várias vezes durante a revisão.  

Mapa mental

O mapa mental é uma técnica visual de organização e memorização muito utilizada para estudos. Ele deve ser feito de modo que, ao olhar para o conteúdo, o vestibulando saiba rapidamente identificar e associar as informações estudadas.

Para isso, o aluno pode utilizar símbolos, cores, palavras e outros recursos visuais. É importante que o tema central do mapa mental esteja no centro, e nas laterais, o aluno coloque assuntos e conceitos relacionados à ideia central.    

Flashcard

O flashcard é uma técnica de estudos e revisão muito utilizada por estudantes de escolas de outros países. Basicamente, ela é baseada em perguntas (frente) e respostas (verso), feitas em pequenas folhas de papel, no formato de cartão. 

Ou seja, o aluno precisa resumir o conteúdo estudado em perguntas e respostas. Com isso, ele consegue acessar na memória ideias, conceitos e assuntos dos quais não se recorda. Essa é uma ótima maneira de otimizar os estudos

Esperamos que as dicas acima te ajudem a ter uma revisão mais focada e de sucesso! E se você está na preparação para o Enem e outros vestibulares, acesse o blog da Plataforma AZ para acessar novos conteúdos sobre estudos.