Sabemos que o cronograma de estudos para o Enem é mentalmente exaustivo para muitos vestibulandos. Mas ao contrário do que muitos pensam, a resposta correta para “como estudar para o Enem?” não é “24 horas por dia, 7 dias por semana”!

A preparação para o Enem é uma maratona, que precisa ser feita com muita organização e autocompaixão para conseguir alcançar a linha de chegada de maneira feliz e saudável. E um dos cuidados que pode te ajudar nessa maratona são os momentos de descanso — que também podem ter elementos educativos.

Duvida? Olha só os 9 filmes que o Rolandinho e Bruno Bock, do canal Pipocando, separaram para você estudar para o Enem e se divertir ao mesmo tempo!

Como estudar para o Enem? Com a ajuda desses 9 filmes!

Adeus, Lenin (2003)

Entre os anos de 1961 e 1989, o muro de Berlim dividiu a cidade entre Oriental e Ocidental para reduzir o número de refugiados no oeste, que ultrapassava 2,5 milhões. E esse é o pano de fundo de Adeus, Lenin (2003), que explica de um jeito curioso essa transição.

Nessa história, um garoto revolucionário faz com que a mãe socialista tenha um ataque cardíaco e entre em coma após ver o filho sendo preso na Alemanha Oriental. O problema é que ela fica 8 meses em coma, perdendo a queda do muro.

“O filme é uma comédia e tragédia, com o menino precisando fingir para a mãe que nada aconteceu, simulando o governo socialista dentro do universo capitalista”, explica Bruno Bock.

Vale saber que vários personagens reais aparecem na história, como o primeiro alemão a chegar na lua, que vira um taxista.

Para o pessoal do Pipocando, a ideia do filme é “mostrar o fracasso que foi a Guerra Fria e a União Soviética, sem condenar nenhum dos métodos. Apenas estudando os pontos altos e baixos do socialismo e do capitalismo”.

A Queda (2004)

Já que estamos falando da Alemanha, vale citar também A Queda quando falamos em como estudar para o Enem. Esse filme é um excelente estudo sobre os últimos dias do Adolf Hitler e a derrota do Partido Nazista na Segunda Guerra Mundial. 

No filme, é mostrado o último conflito dessa guerra, além de abordar o orgulho que impedia Hitler de deixar Berlim. “Naquela época também já estava clara a queda da Alemanha. E o filme mostra os motivos, como a população, que já tinha desistido dos ideais nazistas”, afirma Rolandinho.

Esse filme, que ganhou até uma indicação ao Oscar, também enfrentou polêmicas por retratar um lado mais humano de Adolf Hitler. “Porém, todas essas figuras são humanas. Então é muito importante enxergar dessa forma para entender que elas existem e que são uma ameaça justamente por surgirem quando você menos espera”, explica Rolandinho.

Olga (2004)

Você sabia que o Brasil flertou com o Partido Nazista por alguns anos? Se não, o filme Olga vai te ajudar a entender melhor esse momento crítico no nosso país e a relação do Brasil com a ditadura.

Como o próprio nome diz, a história tem como principal foco a Olga, revolucionária alemã que teve grande destaque no Partido Comunista da Alemanha e da União Soviética. Depois de receber uma missão do Partido, ela veio ao Brasil junto de Luís Carlos Prestes e participou da Intentona Comunista de 1935.

“A história também mostra muito do contexto na época, além de abordar sua gravidez no regime nazista, resultando em momentos fortes”, alerta Bruno.

Shakespeare Apaixonado (1998)

No Brasil, o filme Shakespeare Apaixonado só nos lembra uma coisa: a derrota de Fernanda Montenegro no Oscar como melhor atriz. Mas para quem está pensando em prestar o Enem, ele pode ser uma ótima ferramenta para compreender os conflitos vitorianos daquela época. 

O pessoal do Pipocando explica que o filme é baseado na história real do inglês e acompanha a época em que as mulheres eram proibidas de fazer teatro, sendo uma profissão exclusiva dos homens. 

Entretanto, Shakespeare se apaixona por sua musa, que insiste em participar na peça de Romeu e Julieta vestindo-se de homem. “O filme também explora o feminismo e a ousadia da Rainha Elizabeth I em permitir às mulheres a participar do teatro”. 

Outro ponto legal para se prestar atenção são as mudanças do mundo feudal para a Idade Média, retratando o poder crescente da igreja e a arte renascentista em suas diferentes formas.

Amistad (1997)

Você provavelmente já assistiu E.T., Jurassic Park e outros clássicos do Steven Spielberg, né? Mas um dos filmes menos conhecidos dele é uma ótima fonte de aprendizado. Em Amistad, acompanhamos a história real de um grupo de escravos que se rebela em um navio espanhol, matando boa parte da tripulação e exigindo voltar para casa. 

Mas como eles não entendem nada das rotas marítimas, eles precisam confiar nos reféns para voltarem para casa. 

Nós não vamos te dar muitos spoilers, mas vale saber que o filme aborda a escravidão e a divisão dos EUA, com o Norte industrial e libertário e o Sul escravista. Ah, e é claro que esse filme também ajuda a entender a transição do mundo para abolir essa crueldade, fora as relações com os direitos humanos.

Cowspiracy – O Segredo da Sustentabilidade (2014)

A última sugestão é um documentário que revela os bastidores por trás da produção alimentícia e como as grandes empresas ganham dinheiro ao custo do planeta. 

O documentário não só aborda a exploração dos animais, deixados em condições bem precárias, como também mostra a realidade climática. Isso porque a quantidade de gases emitidos pela agropecuária, assim como o desmatamento, prejudica a Terra e causa consequências como o aquecimento global.

“Além do mais, o filme deixa claro como as organizações ambientais são caladas pelo governo, já que parte da política é decidida justamente pelo apoio ao agronegócio”. Ou seja, um assunto muito interessante e necessário para a prova e redação do Enem, assim como a vida.

Quer ainda mais filmes para ajudar a estudar para o Enem?

Curtiu estudar para a prova do Enem com a ajuda dos filmes? Separamos mais três menções honrosas que vale a pena conferir:

  • O Labirinto do Fauno: usa da fantasia para mostrar o período depois da Guerra Civil Espanhola;
  • Se Algo Acontecer, Te Amo: curta metragem da Netflix que aborda com muita delicadeza sobre os tiroteios escolares nos EUA;
  • A Onda: filme predileto dos professores de sociologia, mostra como funciona um regime fascista e faz um alerta sobre as pressões sociais.

Ficou muito mais fácil saber como estudar para o Enem com essas dicas de filmes do pessoal do Pipocando, não é mesmo? Se você curtiu esse conteúdo, se inscreva no canal de YouTube da Plataforma AZ para conferir mais vídeos sobre o Enem e outros vestibulares.