Na área da educação, é cada vez mais entendido que a aprendizagem não é linear ou funciona igualmente para todos. Nesse sentido, a personalização do ensino surge como uma proposta para que o professor possa adequar as aulas de acordo com as demandas dos alunos.  

A partir de um modelo que respeita as dificuldades e vantagens de cada aluno, o ensino na sala de aula torna-se prazeroso e realmente efetivo.

Pode-se dizer, inclusive, que as mudanças no projeto do Novo Ensino Médio são uma forma de personalizar o ensino. Afinal, os alunos poderão montar a grade curricular de acordo com seus interesses e habilidades. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura.

O que significa personalização do ensino? 

Os métodos tradicionais de ensino padronizados, que visam a educação em massa, são cada vez mais questionados. Afinal, cada aluno tem particularidades e habilidades distintas que impactam no processo de aprendizagem

Essa situação ficou evidenciada na pandemia de Covid-19, na qual os professores se depararam com alguns alunos que tinham uma estrutura adequada para que pudessem acompanhar as aulas remotas e outros que sequer conseguiam acessar a internet. 

Apesar do retorno das aulas presenciais, a educação jamais será a mesma que antes da crise sanitária. Isso porque a pandemia estimulou as escolas a entender as necessidades individuais dos alunos no futuro da educação.

Esse caminho pode ser alcançado por meio da personalização do ensino, abordagem educacional que visa oferecer um plano de ensino individualizado em que são levados em conta as habilidades, preferências, pontos fortes e fracos de cada aluno. 

Com a personalização do ensino, o aluno tem a oportunidade de estudar e ser avaliado conforme as habilidades dele, levando em consideração suas limitações para o aprendizado. Assim, o professor consegue estimular e engajar a turma, por meio de estratégias que visam o desenvolvimento individualizado. 

Ademais, é importante ressaltar que a personalização do ensino é diferente da educação inclusiva. No segundo caso, trata-se de um conjunto de ações e metodologias que visam garantir a igualdade educacional para alunos com todos os tipos de deficiência. 

Veja quais são as vantagens da personalização do ensino

A personalização do ensino proporciona diversas vantagens para o aluno, mas vale ressaltar que os professores também podem ser beneficiados. Afinal, o educador se sente realizado ao perceber que a turma está engajada e que o ensino ocorreu de forma efetiva. 

Já para a escola, a personalização do ensino favorece a nutrição de uma imagem positiva dentro do mercado educacional, pois uma escola com alunos com bons índices acadêmicos se destacam entre os pais e responsáveis pelos estudantes. 

Estimula o protagonismo estudantil 

A personalização do ensino conta ativamente com as opiniões e participação do aluno, o que o torna personagem principal e ativo da própria trajetória educacional. A necessidade do desenvolvimento do protagonismo estudantil é amplamente debatido na área da educação.

Isso porque, ao transformar o aluno no protagonista, o ensino-aprendizagem flui de forma mais fácil e possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais importantes, como pensamento crítico, tomada de decisão, trabalho em equipe e criatividade.

Melhoria no rendimento escolar

O baixo rendimento escolar de uma turma pode ser explicado por diversos fatores, como a utilização incorreta das abordagens de ensino. Como foi dito anteriormente, cada aluno aprende de forma diferente.

Nesse sentido, um aluno com baixo rendimento acadêmico pode não ter absorvido o conteúdo mesmo após ter prestado atenção nas aulas. Com a personalização do ensino, o professor consegue atender as individualidades de cada estudante, facilitando o ensino-aprendizagem e diminuindo a pressão em torno do estudante. 

Desenvolvimento de habilidade e competências

A personalização do ensino tem como principal objetivo o aprimoramento e estímulo das habilidades cognitivas de cada estudante por meio do aprofundamento de conteúdos específicos, incluindo as competências socioemocionais. 

Dessa forma, a escola contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, o que proporciona benefícios para toda a vida acadêmica, social e, até mesmo, profissional do aluno. 

Leia também: Como usar as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no incentivo à escrita e leitura?

Confira 6 dicas de como implementar a personalização do ensino na escola

A implementação da personalização do ensino deve contar com apoio da gestão escolar, dos professores e alunos. Com todos os envolvidos engajados, o processo torna-se mais fácil e proveitoso. 

Planejamento 

A gestão escolar, juntamente com os professores, precisa planejar como funcionará o processo de implementação da personalização do ensino. Nesse sentido, é fundamental discutir pontos relevantes, como quais serão os métodos de aprendizagem utilizados e qual será o cronograma de aplicação. 

Além disso, os professores devem ser devidamente capacitados sobre os novos métodos de ensino-aprendizagem adaptáveis, sobretudo se a escola escolher ferramentas até então desconhecidas por eles. É importante também que toda a comunidade escolar esteja engajada no processo. 

Conhecer os alunos é essencial 

Para a personalização do ensino, é essencial que o professor conheça os alunos e, assim, trace um perfil de aprendizagem que contemple os pontos fortes e fracos de cada um. Esse levantamento pode ser feito por meio de coleta de dados e aplicação de avaliação diagnóstica de desempenho. 

Plano de ensino individualizado

Após conhecer a turma, o professor pode desenvolver um plano de aula individualizado para cada aluno, mas não necessariamente único para cada estudante. É possível separar a turma em pequenos grupos, de acordo com as semelhanças e diferenças das características de cada um.

Entretanto, é importante oferecer uma orientação individualizada para cada aluno. 

Métodos de avaliação

É importante escolher um método de avaliação que se adeque ao perfil do plano de aula individualizado do aluno. Nele, devem haver critérios que levem em consideração todas as características individuais do estudante, e que sobretudo vise a avaliação das competências. 

Além do mais, é fundamental que as avaliações ocorram periodicamente, a fim de fornecer informações ao professor quanto ao ritmo de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, é mais fácil adaptar os conteúdos conforme o que a turma está aprendendo. 

A participação da turma é fundamental 

Para a personalização do ensino, o aluno precisa ser o personagem principal na sala de aula. Dessa forma, o professor precisa entender quais são os desejos dos alunos, como eles estão aprendendo, e como eles enxergam os métodos de ensino-aprendizagem individualizado aplicados na escola. 

Auxílio da tecnologia 

A tecnologia pode aparecer de diversas formas na personalização do ensino, como no planejamento, no ensino-aprendizagem e na avaliação diagnóstica para tornar a aula mais interativa, lúdica e interessante. 

Por exemplo, o professor pode elaborar um roteiro de aula que seja dividido em atividades online (digital) e offline (sala de aula) por meio dos recursos digitais. Além disso, há diversas tecnologias educacionais que podem auxiliar a escola que deseja implementar a personalização de ensino, como a Plataforma AZ.

A Plataforma AZ é uma solução educacional da Conexia Educação, que oferece diversos materiais e ferramentas didáticas que favorecem a personalização do ensino, entre eles a possibilidade de criar trilhas de aprendizagem individualizada e avaliar o andamento do aprendizado. 

Entre no nosso site ou fale com um dos nossos especialistas em tecnologias educacionais para conhecer melhor a Plataforma AZ.