A tecnologia é uma importante aliada do professor no momento de elaborar o planejamento de aula. Essa ferramenta possibilita diversas formas de ministrar um conteúdo educacional, sobretudo com a chegada da Geração Z, composta por alunos que nasceram imersos na internet.

Dessa forma, os recursos tecnológicos potencializam o ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que facilitam o trabalho do professor na sala de aula e tornam a aula mais interativa e interessante. Além disso, ajudam a estimular e desenvolver habilidades que podem não aparecer por meio das metodologias tradicionais.  

Outro vantagem importante da tecnologia é a possibilidade de o professor personalizar ao máximo a aula que será ministrada, não ficando preso às ferramentas tradicionais de educação, como a lousa e os livros físicos. 

Quer entender melhor o tema? Continue a leitura!  

Planejamento de aula e a tecnologia 

O planejamento de aula é um instrumento importante para a aprendizagem do aluno. Por meio desse documento, o professor traça suas ações para alcançar os objetivos estabelecidos ao ministrar determinado conteúdo para a turma. 

Com o avanço das tecnologias digitais, o aluno passou a estar cada vez mais conectado. Com isso, o docente precisa se reinventar para captar a atenção da turma em meio a vários estímulos que parecem ser mais interessantes, como o smartphone.  

Para engajar e despertar o interesse dos alunos e tornar as aulas mais interessantes, é possível alinhar o planejamento de aula às tecnologias. Dessa forma, os recursos tecnológicos podem ajudar o professor a alcançar os objetivos estabelecidos na sala de aula de forma mais cativante para ambos os lados.

E se engana quem pensa que tecnologias escolares são uma novidade: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que ela deve estar presente na sala de aula, em todas as fases educacionais. Entre as orientações mais importantes, o documento diz que o aluno deve:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Mas como fazer isso? Antes de implementar a tecnologia na sala de aula, é importante que o professor faça um bom planejamento de aula. Afinal, para utilizar as ferramentas tecnológicas de forma adequada, é necessário que o docente saiba onde quer chegar por meio delas. 

6 formas de alinhar o planejamento de aula às tecnologias

Felizmente, os alunos de hoje sabem utilizar grande parte dos recursos tecnológicos, o que torna a inserção deles na sala de aula bem mais fácil. Por isso, é fundamental que o professor esteja igualmente aberto a ensinar e aprender, além de ouvir as sugestões dos alunos. 

Ambientes virtuais de interação 

Os ambientes virtuais, como grupos em aplicativos de mensagens e fóruns de discussões, se mostraram importantes para a área da educação na pandemia de Covid-19

Nesse sentido, elas podem ser usadas como meios de o professor ampliar os debates acerca do conteúdo ministrado em sala de aula, além de sanar eventuais dúvidas dos alunos sobre o tema.

Jogos digitais

O planejamento de aula também pode contar com auxílio dos jogos digitais, que permitem que os alunos aprendam de forma lúdica. Um exemplo disso é o Educacross, plataforma de aprendizado baseada em jogos

Além desse benefício, os jogos digitais ajudam a estimular habilidades comportamentais e cognitivas importantes, como o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e a tomada de decisão. 

Leia também: Gamificação na aprendizagem: quais são suas vantagens?

Produção de conteúdo 

O professor pode incentivar que a turma produza conteúdos digitais sobre determinado tema, tanto no formato de texto, quanto audiovisual. Essas são formas criativas do aluno expor o que ele entendeu sobre o tema da aula. 

Nesse sentido, o blog é uma ótima ferramenta para estimular a escrita dos alunos. Além dele, também é possível incluir no planejamento de aula a elaboração de vídeos em formatos como o Reels. 

Avaliações online 

O planejamento de aula envolve a aplicação de uma avaliação para medir o conteúdo. Nesse sentido, o professor pode utilizar recursos tecnológicos para avaliar o ensino na sala de aula, como por meio de formulários online e quizzes virtuais. 

Conteúdos multimídia  

Ao apresentar um conteúdo para a turma, o professor pode utilizar conteúdos multimídia para que a aula fique mais interessante. Isso já é feito há algum tempo, por meio das vídeoaulas educativas.

Entretanto, além disso, o professor pode inovar na apresentação da aula por meio da utilização de sites, blogs, portais de notícias, conteúdos digitais (infográficos e e-books), podcasts, posts em redes sociais, mapas mentais e outros.

Aplicativos 

Existem diversos aplicativos para smartphone, sejam eles voltados especificamente para educação ou não, que podem ser incluídos no planejamento de aula. Cabe ao professor analisar quais são os melhores para cada aula e para o conteúdo que será ministrado. 

A Plataforma AZ, por exemplo, possui um aplicativo próprio, o Super App AZ.

O Super App AZ conta com diversas ferramentas para auxiliar no desenvolvimento integral do aluno. Estão disponíveis livros didáticos em formato digital, avaliações, exercícios com feedback imediato, jornada personalizada de estudos e acompanhamento da performance acadêmica.

Ou seja, a Conexia Educação e a Plataforma AZ pensaram em um ecossistema digital que atende às necessidades dos alunos e da comunidade escolar como um todo. 

Mas o aplicativo é apenas parte do que é oferecido pela Plataforma AZ, solução educacional voltada para proporcionar uma experiência inovadora para a formação integral, da Educação Infantil ao Pré-vestibular.

Ao todo, a plataforma conta com mais de 49 mil videoaulas sobre diversos temas, além de atividades de avaliação, jogos lúdicos e outros recursos que vão facilitar o ensino-aprendizagem de alunos e professores, em todas as fases educacionais.

Vale saber que as metodologias ativas são um dos pilares dos nossos conteúdos. Se você quer inserir a tecnologia no planejamento de aula, mas não sabe por onde começar, entre em contato com um dos nossos especialistas e conheça melhor a Plataforma AZ.