As soluções digitais estão ganhando espaço e serão cada vez mais comuns no futuro. A pandemia de coronavírus impôs o distanciamento social, o que fez com que as escolas buscassem alternativas para manter a qualidade no ensino e acelerasse o processo de transformação digital das instituições. Dessa forma, as escolas que já tinham uma estrutura tecnológica mais avançada sofreram menores impactos.

Entretanto, o ecossistema digital auxiliou os estudantes desde o período de aprendizagem remota até a educação híbrida. Nesse sentido, quando utilizadas corretamente, a autonomia do aluno é estimulada, e a aprendizagem tem mais qualidade.

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, por exemplo, conta com metodologias inovadoras que melhoram a performance acadêmica de forma individualizada, com ferramentas como o Super App AZ. Este super aplicativo foi criado para contribuir com o aumento do protagonismo do aluno e a personalização da aprendizagem, de acordo com as necessidades de cada estudante.

Venha conhecer mais sobre o Super App AZ, como funciona e quais são as vantagens de contar com essa plataforma.

O que é o Super App AZ?

O Super App AZ tem o objetivo de gerar alta performance com foco na aprendizagem individualizada, aliada à metodologia da Plataforma AZ, queé composta por um conjunto de ferramentas acadêmicas que estimulam a autonomia e o gosto pelo estudo.

De uma forma mais prática, o Super App AZ conta com diversas ferramentas para auxiliar no desenvolvimento integral do aluno. Estão disponíveis livros didáticos em formato digital, avaliações, exercícios com feedback imediato, jornada personalizada de estudos, acompanhamento da performance acadêmica, entre outras possibilidades. A Conexia Educação e o AZ pensaram em um ecossistema digital que atenda às necessidades dos alunos e da comunidade escolar como um todo. 

A Gerente de Produto da Plataforma AZ de Aprendizagem no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, Natália Messina, diz que o objetivo é acompanhar o desenvolvimento de cada habilidade com facilidade e agilidade.

“Nós acreditamos que existem dois fatores fundamentais para a conquista de grandes resultados: a dedicação dos alunos e a aplicação de uma metodologia consistente de ensino-aprendizagem”, explica.

No Super App AZ, os estudantes ainda encontram videoaulas para todos os capítulos de cada disciplina, consegue checar semanalmente seu desempenho a partir das Folhas AZ (com feedback imediato), além de ter acesso a muitos vídeos de resolução de exercícios. Tudo com muita praticidade e eficiência ao usuário final.

Quais são as funcionalidades do Super App AZ?

A Plataforma AZ tem o objetivo de promover uma aprendizagem sem barreiras. Esse foi um dos motivos para a criação do Super App AZ, segundo Natália. “Nosso aplicativo, além de trazer, na palma da mão dos alunos, os conteúdos e as ferramentas necessárias ao desenvolvimento das habilidades, fornece recursos importantíssimos com acompanhamento/condução das práticas pedagógicas pelas equipes das escolas”, destaca. 

A plataforma auxilia alunos, professores, equipe de coordenação e familiares no andamento das práticas pedagógicas, principalmente em um momento como o que estamos passando com a pandemia de Covid-19. Atualmente, além de diversos dashboards para acompanhar a vida acadêmica dos alunos, os professores conseguem criar e compartilhar conteúdos próprios, produzindo, por exemplo, suas próprias avaliações no Super App AZ – contando com todas as facilidades para dar o feedback e atribuir notas, questão a questão, aos alunos.

Além disso, também conseguem criar/compartilhar notícias e documentos, facilitando a comunicação. Assim, a coordenação pedagógica da escola tem acesso a uma visão macro de toda a sua unidade escolar – o que auxilia na realização de um trabalho com máxima excelência.

Como o aplicativo contribui para uma aprendizagem sem barreiras?

Natália explica que a aprendizagem é o grande objetivo do aplicativo: “Nós, do AZ, acreditamos que o importante não é estudar muito, mas sim estudar bem”. Mas o que isso significa, na prática? A gerente destaca que os alunos precisam de método e estratégia para alcançar um resultado de excelência, e é exatamente isso que a Metodologia AZ e os recursos fazem.

A base da estratégia pedagógica do AZ é a metodologia PDCA (do inglês: plan, do, check, act – planejar, executar, checar e atuar), e os conteúdos do AZ acompanham os alunos nas aulas e nos seus momentos de estudo individual. Por isso, contar com um aplicativo mobile otimiza e facilita o acesso tanto para os professores quanto para os alunos. No Super App AZ é possível:

  • consultar conteúdos;
  • fazer exercícios com feedback imediato;
  • checar sua proficiência em testes e avaliações;
  • ver videoaulas;
  • realizar simulados;
  • acessar dashboard de acompanhamento, engajamento e desempenho;
  • ter a trilha de estudos personalizada de cada aluno.

“Destaco, no digital, o nosso famoso e querido MAPA (conjunto de metas personalizadas para aprendizagem), pois nele o aluno configura a sua pretensão de carreira (projeto de vida), e esse mecanismo indica qual é a trilha (tempo dedicado às atividades de cada disciplina/capítulo) que o aluno precisa seguir para alcançar seu objetivo”, afirma a Gerente de Produto da Plataforma AZ.

Outras duas ferramentas importantes para a manutenção da alta performance nessa fase de pandemia disponíveis no Super App AZ são a plataforma de correção de redações on-line e o módulo de avaliações. Com elas, os professores conseguem aproveitar o melhor do digital no processo de aprendizagem com os alunos. 

Quais são os benefícios do aplicativo e como ele melhora a aprendizagem?

Além de ter conteúdos e ferramentas em um ambiente integrado, sem a necessidade de diversos acessos (logins) ao usuário, o Super App AZ também tem benefícios como:

  • sistema com login integrado;
  • conteúdos organizados em uma sequência pedagógica coerente e de fácil localização;
  • curadoria dos conteúdos e didática dos professores nas videoaulas e vídeos de resolução;
  • diversificação dos tipos de conteúdos a que os alunos têm acesso;
  • comunicação aluno-professor de forma fácil e eficiente;
  • sistema de organização da rotina de estudos.

Se você se interessou pela Plataforma AZ e por todas as suas facilidades, saiba que a sua escola receberá toda ajuda durante e após a implementação. “Cada unidade tem um squad de especialistas que realizarão todo o atendimento necessário – desde a parte pedagógica, até a operacional e financeira. Oferecemos suporte e formação de forma ativa e frequente”, conta a Gerente.

Portanto, o Super App AZ é uma plataforma completa e capaz de gerar excelentes resultados. “Nosso DNA, que já era extremamente digital, foi ainda mais lapidado nesse novo momento”, finaliza Natália.

Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre nossos produtos!

Novo Ensino Médio