No mundo moderno, a conexão tem sido indispensável. Ao consideramos o uso da tecnologia no âmbito escolar, nota-se como ela trouxe benefícios, assim como desafios a serem enfrentados pelos professores.

As aulas, atividades em grupo e o contato com os educadores precisaram ser repensadas para atender as necessidades dos alunos. Os diretores e coordenadores das instituições de ensino buscaram maneiras de educar e avaliar os alunos de uma forma justa e eficaz.

Conversamos com a Rafaela Beleboni, gerente de avaliações e indicadores de aprendizagem da Conexia Educação para conhecer esse método avaliativo. Afinal, essa avaliação tem sido consideradas uma das mais eficientes no meio educacional. Boa leitura!

O que é uma avaliação on-line?

A tecnologia passou a ser uma grande aliada aos professores das escolas. As ferramentas inteligentes permitiram que esses profissionais tivessem uma rotina de trabalho mais simples. Tudo isso aprimorando o ensino à distância com maior qualidade.

Já ouviu falar das plataformas de aprendizagem da Conexia? Elas são, definitivamente, as mais vantajosas para avaliar o corpo discente das escolas.

A avaliação on-linepopularizou-se após a alta da tendência do ensino remoto nos últimos anos. Desde então, ela tem sido considerada a opção mais viável e com ótimos resultados nas instituições de ensino. Segundo a nossa entrevistada, Rafaela Beleboni, essa aplicação torna o processo avaliativo mais flexível e mais personalizado.

Como funciona a avaliação on-line nas marcas da Conexia?

Segundo Beleboni, as correções funcionam em tempo real, permitindo que os alunos tenham respostas imediatas. Ao contrário da avaliação presencial, não há demora para receber uma nota. Graças à combinação da tecnologia e da dedicação dos profissionais da Conexia Educação, a avaliação on-line tem sido agradável aos professores e aos alunos.

Os tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa. Os seguintes instrumentos de avaliação são usados:

  • questões objetivas com diferentes números de alternativas;
  • questões discursivas com nota, sem nota, com reação por emojis;
  • questão com diferentes tipos de texto-base (áudio/vídeo);
  • jogos gamificados.

Conceito

A Conexia Educação tem sua própria plataforma e ferramentas de ensino remoto. Os professores fazem tudo diretamente nessas páginas, elaborando e aplicando exercícios e provas aos alunos. Grande parte do tempo deles é poupado para investir em tarefas pedagógicas não-mecânicas.

Como funciona

Há correções em tempo real ou ao fim de uma janela de aplicação, gerando indicadores de engajamento, desempenho, comparativos entre turmas/alunos, com relação a conteúdos e habilidades, afirmou a gerente de avaliações e indicadores de aprendizagem da Conexia Educação.

Para que serve

Muitos pais e responsáveis ficam interessados na organização da avaliação on-line. A tecnologia contribuiu de forma significativa para a elaboração dessa maneira de reconhecer o esforço e desempenho dos alunos.

Essa avaliação inclui tanto questões objetivas, quanto dissertativas. O alunado tem a oportunidade de argumentar, apresentar pontos de vista e demonstrar que está ciente sobre determinado assunto.

Possibilidade de avaliação personalizada

Como a plataforma da Conexia Educação é completa, integrada e cheia de ferramentas tecnológicas, cada aluno tem uma avaliação personalizada. Mas como isso pode acontecer de forma remota?

É isso que a Rafaela Beleboni nos contou:

a personalização possibilita dar o remédio certo a cada diagnóstico pedagógico realizado.

Nas avaliações do tipo diagnósticas, as habilidades que precisam ser aprimoradas são mencionadas no resultado. Os alunos ainda ficam sabendo qual capítulo eles devem estudar para resolver as lacunas de aprendizagem.

Nesses casos, a personalização acontece rapidamente, indicando os assuntos que os alunos devem estudar novamente. Já no simulado ENEM, há uma comparação de dados e análise de desempenho.

Essas soluções indicam as questões e os conteúdos que os alunos devem estudar, considerando até o comparativo da turma e o curso que eles desejam fazer. Eles ainda têm acesso ao Educacross, plataforma que indica as novas missões de aprendizagem, considerando o resultado de cada aluno.

Por que fazer esse tipo de avaliação?

Se você ainda não se convenceu que o processo avaliativo on-line é um dos mais eficientes, precisa conferir as suas vantagens. Separamos em tópicos para facilitar a interpretação dos nossos leitores, confira abaixo:

Economiza tempo

A correção por parte dos professores é feita instantaneamente e eles não precisam passar horas corrigindo folhas de provas. Logo após o final da avaliação, os alunos recebem um comentário sobre a dedicação deles no momento avaliativo. Todos os resultados são gerados pela plataforma, logo, o professor não precisa estar on-line.

Segundo Beleboni, o professor pode investir seu tempo em funções não-mecânicas, como o replanejamento de um plano de aula. O banco de dados da Conexia Educação tem mais de 170 mil questões que são escolhidas por vários critérios.

Reduz uso de papel

Como não há uso de remas de papel, as instituições de ensino têm ainda menos custo para ter uma avaliação eficaz. Basta que os professores criem suas janelas de aplicação, selecionar as questões prontas e aplicar as avaliações ou simulados aos alunos.

No entanto, eles ainda podem criar questões para avaliar os alunos. Nota-se que isso torna o processo avaliativo muito mais pedagógico e rápido.

Aumenta a economia de tempo       

Como mencionamos anteriormente, a avaliação on-line tem sido um sucesso justamente por proporcionar uma economia de tempo. Os alunos podem ser expostos a outros conteúdos, assim como os professores conseguem ter mais tempo para outras atividades.

Segundo Rafaela Beleboni, os alunos assistem a videoaulas específicas sobre um determinado conteúdo e podem sanar suas dúvidas na plataforma. Cada aluno cadastrado no sistema educativo da Conexia Educação tem sua própria página com indicadores de engajamento e desempenho.

Eles também contam com um plano individual de aprendizagem, aprimorando sua rotina de estudos e todo o desenvolvimento de sua autonomia. Isso é algo totalmente fora de questão no ensino presencial.

Possibilita a correção automática

Podemos exemplificar o uso da correção automática nas plataformas de ensino da Conexia com outro trecho da entrevista com a Rafaela Beleboni.

Em avaliações on-line periódicas, como a avaliação formativa da Folha AZ, o aluno tem feedback imediato, afirmou a gerente de avaliações da Conexia Educação.

Sabemos que as atividades discursivas precisam de uma leitura atenciosa para serem avaliadas. Por outro lado, as questões de múltipla escolha, assim como mencionou Beleboni, são avaliadas em questão de segundos.

Como é feita a correção após a avaliação on-line?

A correção é feita seguindo várias etapas. O primeiro passo é o feedback aos alunos, que acontece imediatamente. Segundo Beleboni, as plataformas da Conexia Educação contam com as ferramentas digitais adequadas que tornam os processos mais confiável.

Os professores utilizam as ferramentas de dados, como dashboards e boletins, para gerar indicadores de aprendizagem de cada aluno. Esses resultados são analisados pelas equipes pedagógicas que visam uma melhora nesse processo, garantindo que eles tenham uma excelente evolução.

Viu como a avaliação on-line tem sido a melhor opção de avaliar os alunos, especialmente no momento de pandemia? Mesmo com ensino remoto ou híbrido, as instituições de ensino estão reinventando-se para se manter em alta. Um bom exemplo disso é o uso da tecnologia na correção das provas e avalições feitas on-line, que estão sendo uma excelente opção para conferir o aprendizado dos alunos.

Esperamos que tenha gostado do texto! Se despertamos o seu interesse em nossas soluções, aproveite que está em nossa página para saber mais. Entre em contato com a Conexia Educação!