Monitorar os resultados acadêmicos é uma preocupação não só de professores, coordenadores pedagógicos e diretores, mas também dos pais e dos próprios alunos. Pensando nisso, a Plataforma AZ disponibiliza às escolas o dashboard de performance acadêmica dos estudantes.

Tal ferramenta possibilita acompanhar o rendimento dos alunos em um só lugar e em tempo real. Assim, o estudante tem condições de assumir o protagonismo no aprendizado, gerindo sua própria rotina de estudos. Já os professores podem avaliar continuamente suas metodologias e rever caminhos, se preciso for.

Mas, afinal, como funciona o dashboard de performance acadêmica e quais recursos apresenta? Saiba agora mesmo!

Como funciona o dashboard de performance acadêmica?

O dashboard de performance acadêmica mostra o consolidado de todos os dados produzidos por alunos dentro do Super App AZ. Ele traz duas visões, a do estudante e a da coordenação. A seguir, vamos falar sobre os recursos da ferramenta, para que você entenda melhor como ela funciona.

Mapa

No Mapa (Metas Acadêmicas Personalizadas para Aprovação), o aluno configura a sua pretensão de carreira e universidade, e a ferramenta indica qual é a trilha de estudos e o conjunto de atividades que o estudante precisa seguir para alcançar seu objetivo.

“Nele, o aluno também acompanha a barra de progresso por disciplina, pode filtrar por capítulo e saber qual o percentual de tarefas que já concluiu. É um recurso importante para gerir o dia a dia e a rotina de estudos,” explica Ricardo Nunes, especialista da Plataforma AZ de Aprendizagem.

Folhas AZ

As Folhas AZ são a seção de exercícios que o aluno faz no aplicativo, de forma on-line. O dashboard mostra o engajamento, ou seja, o percentual de folhas concluídas. A ferramenta também permite o filtro por capítulo.

Além do engajamento, ainda é possível visualizar o desempenho em Folhas AZ. Sabendo o percentual de acertos em cada disciplina ou capítulo, o aluno tem condições de avaliar se está indo bem nos conteúdos, ressalta Ricardo Nunes.

Há um gráfico no qual ele pode comparar à média geral por capítulo, em relação à média de referência. “Assim, o aluno é estimulado a se dedicar melhor aos estudos, a fim de conseguir um dado relativo à performance acadêmica que tanto busca”.

Avaliações e simulados

O dashboard de performance acadêmica mede também o engajamento e o desempenho em avaliações e simulados. Logo, a plataforma apresenta tudo o que o aluno produziu até o momento. Além de mensurar a feitura, mostra a performance alcançada na execução das tarefas.

Por sua vez, a coordenação consegue visualizar os dados acadêmicos de forma macro — por série, turma, disciplina ou, até mesmo, no nível do aluno. Assim, é capaz de atuar nas discrepâncias, que é a última etapa do ciclo PDCA (plan, do, check and act).

A visão clara do dashboard possibilita agir para corrigir a rota, replanejar e, de fato, caminhar em direção à alta performance.

Qual a relevância da plataforma para os professores?

Para os professores, o dashboard de performance acadêmica permite o planejamento e a execução de aulas, com base nos recursos que o AZ proporciona e nas especificidades de cada turma.

Pensando na ideia do ciclo PDCA, os docentes ainda têm condições de checar o resultado de suas aulas, ou seja, se os alunos, de fato, aprendem o conteúdo. Assim, podem tomar algumas ações — atuação das discrepâncias — rumo à melhoria da performance.

“Eles conseguem entender o seguinte: será que a maioria da turma acertou os exercícios? Se, por acaso, a maioria errou, por que será? A questão foi mal formulada? Ou será que, durante a aula, o assunto não ficou tão claro?”, exemplifica o especialista da Plataforma AZ de Aprendizagem.

Portanto, a importância da Plataforma AZ para a rotina dos professores reside principalmente na checagem e no acompanhamento de resultados. Assim, eles podem atuar como tutores de seus alunos, que são os verdadeiros protagonistas do processo de aprendizagem.

Experiência dos alunos

A ferramenta desenvolvida pela Conexia, sem dúvidas, favorece não apenas a rotina dos professores, mas está alinhada com o perfil do aluno do século XXI. O que antes era possível visualizar a cada bimestre ou trimestre, com a chegada do boletim escolar, agora está disponível na palma das mãos, com o Super App AZ.

A plataforma intuitiva e amigável torna a experiência dos alunos muito mais interessante durante a caminhada de aprendizagem. Ainda, a visão geral e consolidada dos dados acadêmicos — os quais podem ser acompanhados continuamente — garante maior tranquilidade. Assim, o estudante se sente mais motivado para alcançar a alta performance.

Quais são os indicadores de desempenho que podem ser acompanhados?

A Plataforma AZ foca muito mais na aprendizagem, em vez do ensino. Nesse sentido, ela oferece condições para que os alunos, dentro de seus protagonismos, se desenvolvam, cresçam, evoluam e, principalmente, aprendam.

Sob essa ótica, o dashboard de performance acadêmica traz indicadores relacionados ao desempenho dos alunos. Cabe aos professores, no papel de tutores, acompanhar os resultados e atuar nas discrepâncias, se necessário for.

Dito isso, listamos os principais dados que a ferramenta apresenta para medir a performance dos alunos.

Criação de mapas ou trilhas

Para que os alunos caminhem, eles precisam de uma trilha, ou seja, de um planejamento e, dentro do AZ, quem faz isso é o Mapa. Na plataforma, os professores conseguem saber se os estudantes criaram seus mapas — trilhas personalizadas.

Execução das tarefas

É na execução das tarefas que os professores sabem se os alunos, de fato, vivenciaram aquilo que o Mapa planejou. Ou seja, se eles cumprem com as atividades propostas e disponíveis no dashboard.

Checagem dos resultados

A checagem dos resultados visa responder se a proposta funciona, isto é, se os alunos evoluem e aprendem, e como o processo acontece. Em suma, esse indicador mede o desempenho dos estudantes.

Rotina de estudos

Serve para aferir a frequência de uso do Super App AZ. Afinal, para que os professores avaliem a aderência à metodologia e os alunos alcancem a alta performance, é essencial manter uma rotina de estudos.

Como pudemos observar, o dashboard de performance acadêmica traz dados importantíssimos sobre a aprendizagem dos alunos. Tais dados podem ser acompanhados tanto por estudantes como por professores, coordenadores pedagógicos e os próprios pais. Assim, é possível monitorar de perto os resultados e corrigir rotas, visando o alto rendimento acadêmico.

Quer saber mais sobre as soluções da Plataforma AZ, marca da Conexia? Se sim, entre em contato conosco agora mesmo!