O modelo tradicional de ensino que foca em ensinar da mesma forma para todos os estudantes nem sempre apresenta bons resultados.

Afinal, estamos lidando com seres humanos únicos e diferentes. Nesse sentido, uma gestão escolar que enfatiza a personalização da aprendizagem tem chances muito maiores de sucesso.

Não é à toa que a aprendizagem personalizada é uma das maiores tendências na educação. Essa modalidade leva em consideração a individualidade dos alunos e tem um método inovador que utiliza a tecnologia. No meio de uma pandemia, adotar soluções digitais e tecnológicas é ainda mais vantajoso.

Diante de tantas mudanças na educação, venha entender mais sobre a personalização da aprendizagem e quais são as vantagens!

O que é a personalização da aprendizagem?

Desde os primeiros anos, ainda na educação infantil, é possível apostar na personalização da aprendizagem. As crianças começam a se desenvolver bem cedo, e, quanto antes forem estimuladas as suas características individuais, maiores são as chances de fortalecer as qualidades. Assim, esse modelo de aprendizagem estimula o pensamento crítico, as habilidades socioemocionais e a criatividade dos alunos. 

Por meio da inovação, transformação digital e aplicação da tecnologia, os estudantes são inseridos na educação de acordo com o mundo em que estão crescendo: cercados de aparatos tecnológicos. Dessa maneira, a experiência de cada aluno é personalizada e estimula a autonomia e a individualidade.

Um dos focos da personalização da aprendizagem é colocar o aluno como protagonista. Para isso, são criadas trilhas de estudos personalizadas com tudo o que ele precisa para seguir o próprio caminho. Entretanto, o estudante precisa de suporte para seguir esse trajeto.

É exatamente esse o ponto crucial. A personalização da aprendizagem envolve gestão, corpo técnico, pais e estudantes para atender às necessidades individuais de cada aluno. Além, é claro, de plataformas inovadoras e soluções educacionais que prezam pela experiência do aluno.

Como funciona a personalização?

Antes de tudo, é necessário considerar que existe uma grande diversidade nas escolas. Os alunos têm características diferentes, e a aplicação de um padrão de ensino pode podar as particularidades de cada um. Como resultado, há menor engajamento e satisfação, o que afeta a aprendizagem.

Por isso, as instituições precisam pensar em alternativas que respeitem essas individualidades. Além disso, os estudantes também têm ritmos diferentes de aprendizagem. Em vista disso, a personalização da aprendizagem é o jeito mais eficaz para garantir a boa performance dos alunos.

Com o uso de ferramentas adequadas, os desafios da aprendizagem são superados conforme o perfil. Se o estudante tem dificuldade com determinado conteúdo, são disponibilizados materiais de apoio específicos. Assim, a aprendizagem não será prejudicada, e será possível promover todas as potencialidades de cada aluno.

Quais são as principais tendências do segmento?

A pandemia de Covid-19 fez com que muitas mudanças que estavam previstas para o futuro tivessem que ser adiantadas. A educação do futuro é baseada não apenas nas mudanças sociais, mas também tecnológicas e comportamentais.

Como as crianças e os jovens das novas gerações são mais antenados e crescem cercados de tecnologias, essa é uma das apostas na área educacional. Por isso, soluções que estimulem a autonomia dos alunos no aprendizado, materiais modernos e outros recursos são essenciais.

As tendências são importantes para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. Dessa maneira, a aplicação das novidades ajudará na personalização da aprendizagem e, como consequência, no rendimento dos estudantes.

Um dos principais fatores foi tirar a passividade presente no antigo modelo de ensino. A metodologia em que os professores passavam seus conhecimentos e os alunos recebiam já não faz mais tanto sentido.

Dito isso, entenda mais sobre as tendências da educação do futuro e veja como essas intervenções entregam resultados positivos nas escolas.

Plataforma de educação

As tecnologias digitais na educação já estão muito além de o professor passar slides com conteúdos em um datashow. Atualmente, os alunos já podem participar ativamente no processo de aprendizagem, para ser mais didático e integrado. Assim, também há melhora na eficiência.

Nesse sentido, a utilização de uma plataforma de educação permite que o aprendizado tenha mais qualidade. Afinal, esse é um ecossistema de educação criado pensando nas necessidades do estudante, em que oferece:

  • aulas personalizadas;
  • aulas remotas ao vivo;
  • conteúdos exclusivos;
  • ferramentas intuitivas;
  • flexibilidade;
  • videoaulas;
  • exercícios com feedback imediato;
  • gamificação da aprendizagem;
  • simulações e outras ferramentas.

A partir do momento em que a escola adota uma plataforma, a personalização da aprendizagem se torna mais palpável. Sendo assim, fica mais fácil personalizar a jornada de cada aluno, considerando a necessidade individual. Portanto, a intervenção pedagógica é mais precisa e pessoal, em que os professores conseguem ter foco nas aptidões dos alunos para desenvolvê-las.

Aplicativos para celular

O smartphone já se tornou um item inseparável nos tempos atuais. Até mesmo os mais jovens já têm seus próprios dispositivos, sejam telefones outablets. Então, por que não aproveitar essa vantagem para que os alunos também carreguem a sala de aula com eles? Para isso, o uso de aplicativos é a solução ideal.

Esse é o novo modelo de escola, em que os estudantes podem ter acesso a tudo que precisam com apenas alguns toques na tela de seus dispositivos. Dessa forma, todo o conteúdo fica disponível na palma da mão. Além disso, os professores também acompanham o progresso individual dos alunos com a mesma facilidade, como acontece no Super App AZ, da Plataforma AZ de Aprendizagem (marca da Conexia Educação).

No aplicativo, também ficam disponíveis:

  • trilha de estudos personalizada;
  • livros digitais;
  • milhares de videoaulas;
  • simulados;
  • exercícios com feedback imediato e resolução;
  • correção de redação on-line;
  • metas de aprendizado;
  • avaliações personalizadas.

Aproveitar o contexto virtual é um jeito de tornar o aprendizado mais atrativo para os alunos, sobretudo no contexto atual. A pandemia destacou como a aprendizagem remota pode ter resultados interessantes. Apesar dos desafios, ferramentas como aplicativos de aprendizagem apresentam muitas vantagens para alunos e professores.

Educação Híbrida

Em meio à crise sanitária do coronavírus, o isolamento social se tornou regra. Com essa mudança repentina, muitas escolas não tiveram tempo de se ajustar às novas metodologias de ensino, o que prejudicou o ano letivo de muitos estudantes. 

No entanto, esse cenário mostrou a importância de ser adepto a inovações. A modalidade que faz uso de ferramentas tecnológicas é o que caracteriza a educação do futuro, com ou sem pandemia. A educação híbrida contempla as modalidades presencial e a distância para serem integradas e mais atrativas.

Como os estados e municípios têm decretos que estipulam limite de alunos em sala de aula, o modelo híbrido está entre as principais soluções.

Assim, uma parte dos estudantes pode acompanhar as aulas presencialmente, enquanto a outra assiste virtualmente. Porém, para garantir que o aprendizado seja efetivo, essa modalidade exige um planejamento que fortaleça o processo de aprendizagem.

Algumas das vantagens de adotar o modelo de educação híbrida são:

  • integra a sala de aula física à virtual, para permitir a interação e participação de modo ativo de professores e alunos mesmo a distância, o que é fundamental para a formação integral;
  • desenvolve o protagonismo dos estudantes como sujeitos da aprendizagem;
  • promove a autonomia dos alunos para que busquem conhecimentos;
  • aumenta o engajamento dos estudantes;
  • dá maior suporte aos alunos para entender o processo de aprendizagem e melhorar o ensino.

Gamificação

Muitos pais acreditam que jogos são apenas passatempos e que é preciso separar a hora de diversão dos estudos. Contudo, a gamificação na educação é uma modalidade usada para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula. De uma maneira mais lúdica e motivadora, os estudantes absorvem os conteúdos enquanto resolvem problemas para obter recompensas.

A gamificação é um estímulo que pode ser utilizado para incentivar os alunos no processo educacional. Logo, os estudantes passam a ver a aprendizagem como uma atividade prazerosa, o que também aumenta o engajamento. Além disso, prática e teoria se unem na interação dentro de sala de aula.

A principal característica da gamificação é que são ofertadas gratificações. O que importa é estimular a aprendizagem, o senso crítico, a organização e o planejamento estratégico.

Outro ponto importante é que a gamificação também auxilia na educação remota, uma vez que os alunos podem continuar a jogar em casa e ainda gerar dados personalizados para que os professores consigam acompanhar as necessidades de cada estudante, de forma individualizada.

As emoções são despertadas enquanto jogamos, e essa é uma vantagem que deve ser usada na educação. Desse modo, além dos conteúdos programáticos, as competências socioemocionais também são favorecidas.

Entretanto, é preciso destacar a importância de dar feedbacks imediatos para os alunos. Afinal, os resultados encorajam para que eles sigam adiante nos games e conquistem os objetivos estipulados. 

Quais são as vantagens da personalização da aprendizagem?

Levar em conta a pluralidade dos alunos é essencial para não estabelecer um padrão único de aprendizagem nas escolas. Portanto, a personalização surge para substituir esse modelo, respeitando o ritmo de cada estudante.

Dessa forma, as possibilidades se ampliam, e a trajetória do aluno é orientada conforme suas individualidades.

A proposta pedagógica de personalizar a aprendizagem pode ser aplicada desde os primeiros anos da educação infantil até o ensino médio. Para que isso seja possível, são utilizadas técnicas e ferramentas que estejam alinhadas às diretrizes estabelecidas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Confira os benefícios da personalização da aprendizagem, que coloca o aluno como personagem central da aprendizagem e melhora os resultados acadêmicos.

Flexibilidade no programa de estudos

Com o intuito de deixar os conteúdos mais acessíveis, a flexibilidade no programa de estudos é uma das principais vantagens na personalização da aprendizagem.

Fornecer a educação sob medida é uma maneira de ajustar a grade de conteúdos a cada aluno. Portanto, o ensino flexível respeita o ritmo de cada aluno e não o força a acompanhar toda a turma.

O plano individual e personalizado no programa de estudos acompanha alunos em diferentes níveis.

A aprendizagem do estudante é acompanhada pelo corpo técnico da escola e pelos pais, para ser dado o apoio necessário. A partir disso, o aluno alcança suas potencialidades e utiliza suas principais habilidades.

Adaptação às necessidades do aluno

O verdadeiro aprendizado ocorre quando o aluno é capaz de compreender o que acontece ao seu redor. Assim, ele faz suas próprias conexões para que o conhecimento se construa. Portanto, fica ainda mais claro que personalizar o ensino é a chave para obter resultados mais positivos.

Considerar os talentos de cada estudante e respeitar suas limitações é o mais importante. A partir disso, a base da aprendizagem é a mesma para todos, mas é feita de maneira adaptada.

Assim, são considerados a história do aluno, seus interesses, seus conhecimentos prévios, suas habilidades e competências. Esse ajuste é o que estimula e conduz o processo de aprendizagem individual.

É necessário colocar o aluno no centro e entender que a ação educativa precisa ser realizada com esse foco. Essa abordagem pedagógica que leva em consideração os interesses e necessidades do aluno é o que fará com que ocorra a verdadeira transformação, pois o estudante segue sua própria trajetória educativa.

Maior engajamento dos estudantes

Os ambientes de aprendizagem precisam ser criados para aumentar o engajamento dos estudantes. Não é à toa que são usadas ferramentas tecnológicas e uma metodologia adaptada. Para isso, são aplicadas aulas em ambiente virtual, gamificação, programas socioemocionais etc.

Perceber que o mundo já não é o mesmo de alguns anos atrás e que as mudanças são constantes é o primeiro passo para a transformação. Isso é extremamente necessário, uma vez que as novas gerações já nascem em um contexto novo, rodeado de tecnologia e soluções digitais. 

O planejamento pedagógico na Plataforma AZ de Aprendizagem (marca da Conexia Educação), por exemplo, é feito com base na gestão PDCA (Plan, Do, Check e Act), em que os professores e os estudantes podem planejar as ações, acompanhar o progresso e atuar de forma efetiva nos erros.

Então, é possível agir quando há a necessidade de alguma mudança no plano. Esse timing é fundamental para que os alunos se mantenham engajados durante o ano letivo.

Otimização da aprendizagem

A otimização da aprendizagem ocorre desde a fase de alfabetização até o ensino médio. No entanto, para manter a eficácia deste processo, é necessário fazer atividades diagnósticas para identificar dificuldades dos alunos nessa jornada.

Ou seja, mais uma vez, a personalização é a opção mais interessante para compreender o ritmo e as demandas dos alunos.

O ensino personalizado é uma diferenciação para que a aprendizagem seja otimizada. Com as novas tecnologias, é possível que os educadores tenham acesso a dados relevantes para a melhor intervenção pedagógica. Portanto, os professores são responsáveis por decisões para entregar protagonismo aos estudantes.

Neste período de educação remota, ficou ainda mais importante desenvolver a aprendizagem otimizada.

Mesmo que a tecnologia ajude nesse processo, alguns estudantes podem ter mais dificuldades. É por isso que os professores precisam estar capacitados para identificar esses gargalos e solucioná-los. 

Por que contar com a Conexia Educação como parceira?

A Conexia é a solução ideal para contribuir com o processo educacional da sua escola. É um ecossistema de aprendizagem completo e integrado, que desenvolve a formação integral dos estudantes, segundo as normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de forma personalizada.

A parceria com as instituições de educação sustenta-se nos pilares de formação integral e de alta performance, fluência digital, educação socioemocioal e bilíngue, sempre com foco em soluções educacionais inovadoras e suporte total para o sucesso dos estudantes e escolas parceiras.

Adepta da transformação digital

A Conexia é uma empresa que já nasceu digital. Por isso, a educação que ela proporciona para as instituições de ensino é praticada, principalmente, por meio de recursos tecnológicos.

Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. 

Aprendizagem gamificada

A gamificação é uma metodologia que realiza o processo de aprendizagem por meio de jogos digitais. Vale ressaltar que esses games são confeccionados por especialistas em educação com fundamentos científicos e totalmente alinhados à BNCC.

Os games educacionais motivam os alunos a serem mais participativos nas aulas. Como resultado, a gamificação ajuda no desenvolvimento das habilidades e competências que formam cidadãos para o século XXI. Além disso, os jogos também promovem o fortalecimento nas relações interpessoais, o respeito ao outro, a autonomia etc.

A Conexia Educação conta com plataformas gamificadas desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, como a Liga das Corujinhas, Educacross e ubbu.

Plataforma de aprendizagem

A pandemia do coronavírus serviu para acelerar o processo de aprendizagem remota. No entanto, a Conexia Educação já contava comuma plataforma com mais de 45 mil videoaulas, simulados, correção de redação on-line, avaliações personalizadas e um banco de questões que conta com mais 160 mil itens, entre outras ferramentas disponíveis por meio da Plataforma AZ.

Além disso, a parceria com o Zoom permite uma educação híbrida de qualidade, em que a escola pode oferecer aprendizagem remota com segurança e facilidade para seus alunos. Portanto, é um processo completo e personalizado para que os estudantes sigam seu ciclo de estudos no próprio ritmo. 

Atividades com feedback imediato

Já pensou se os alunos conseguissem estudar fazendo exercícios a qualquer momento e em qualquer lugar? No Super app AZ, os estudantes podem assistir às videoaulas e fazer atividades que já contam com vídeo-respostas.

Assim, eles podem fazer seus estudos complementares e têm um feedback imediato, sem precisar esperar que o professor responda as questões.

Além disso, também faz parte da personalização da aprendizagem, já que o próprio aluno dita seu ritmo. Portanto, é uma peça-chave no processo educativo, além de empoderar o estudante e aperfeiçoar a trilha de aprendizagem.

Personalização da trilha de aprendizagem

No AZ, os especialistas acreditam que o importante não é estudar muito, mas sim estudar bem, aliado método e estratégia para alcançar um resultado de excelência.

Para isso, os estudantes também podem contar, dentro do Super App AZ, com o MAPA (conjunto de metas personalizadas para aprendizagem), onde o aluno configura a sua pretensão de carreira (projeto de vida), e esse mecanismo indica qual é a trilha (tempo dedicado às atividades de cada disciplina/capítulo) que o aluno precisa seguir para alcançar seu objetivo.

Recuperação da aprendizagem

Devido ao isolamento social em 2020, causado pela Covid-19, o processo de ensino e aprendizagem foi afetado de forma significativa.

Com o intuito de restabelecer as lacunas deixadas nos estudos, a Conexia criou o programa AZ+ para fazer o mapeamento dos gaps dos estudantes e colocar em ação uma intervenção pedagógica personalizada.

A intervenção é feita com trilhas de conteúdos personalizadas, de acordo com os gaps de cada estudante. A ferramenta também possibilita o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos ao utilizar indicadores que apontam o progresso e desempenho de cada um.

Por meio desse recurso digital, são realizadas ações personalizadas para que as principais habilidades não sejam abandonadas.

O programa foi projetado para atender às necessidades deixadas pelas problemáticas ocasionadas pela pandemia e pelas aulas remotas.

Por meio do AZ+, cada aluno do ensino fundamental (séries iniciais e finais) e ensino médio terá matrícula dupla. Assim, o aluno vai cursar o ano letivo de 2021 e consolidará as aprendizagens do ano de 2020. O objetivo é que nenhuma habilidade essencial ao desenvolvimento do aluno deixe de ser potencializada.

Plataforma de redação on-line

A preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma fase que, normalmente, coincide com o término do ensino médio. Nesse período, o estudante precisa de todo apoio possível nos estudos e na preparação para o vestibular.

A redação é uma das etapas que mais preocupa os alunos. Para alcançar a nota ideal e conseguir aprovação, é necessário ter muita dedicação e fazer muitos exercícios.

Para dar maior suporte aos estudantes, o AZtem uma plataforma especialmente para a construção e correção de redação on-line. Esta ferramenta permite mais agilidade, assertividade e detalhamento nas correções e feedback aos alunos, além de contar com dashboard e relatórios completos com o desempenho e engajamento dos estudantes, mais de 250 propostas de redação disponíveis, possibilidade de apontar pontos fortes e a serem melhorados, entre outros.

Percebeu como fazer o implemento da personalização da aprendizagem pode otimizar o processo de ensino-aprendizagem do público da sua escola? Reconhecer que cada ser humano tem personalidades e potenciais diferentes de desenvolver o conhecimento é determinante para que as metodologias sejam aprimoradas e o rendimento escolar seja satisfatório.

Achou o conteúdo interessante? Você pode aplicar essa metodologia na sua escola e ajudar os alunos a terem uma formação significativa, para, assim, serem cidadãos preparados e seguros para viverem em uma sociedade cheia de diversidades. Então, faça contato conosco! Podemos transformar o processo de aprendizagem da sua escola.