Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Plataforma AZ de Aprendizagem organizou um mês especial para elas. Com início nesta segunda-feira, a marca preparou uma série composta por histórias inspiradoras de educadoras, alunas, mães e empreendedoras, que também possam incentivar e motivar outras mulheres, com exemplos de superação, amor, respeito e dedicação. Os vídeos serão publicados às segundas e quartas-feiras do mês março, sempre às 14h, no canal da Plataforma AZ, no YouTube (www.youtube.com/plataformaaz).

Conheça a primeira história da série “Mulheres que Inspiram”:

Além da série, o AZ também promoverá um concurso cultural para incentivar a criatividade de mulheres de todo o Brasil. Para concorrer a um iPhone 12 PRO, a interessada deverá publicar uma foto ou vídeo no feed do Instagram ou Facebook respondendo à pergunta: o que te inspira e motiva todos os dias? Também será preciso manter o perfil público, marcar a hashtag #mulherquetransformaAZ e preencher o formulário no site www.plataformaaz.com.br/mulherquetransforma.

O concurso ocorrerá até o dia 28 de março, e o resultado será divulgado dia 6 de abril, nas redes sociais da Plataforma AZ.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Diferentemente de outras datas comemorativas, esta foi criada para reivindicar os diretos das mulheres na sociedade, desde o início do século 20 – sendo oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1975.

No entanto, desde o final do século 19, organizações femininas – originadas em movimentos operários -, protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos, para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, principalmente em razão da Revolução Industrial. Ainda que existam diferentes versões sobre a origem do Dia da Mulher, tiveram diversos movimentos que marcaram a luta das mulheres. Confira alguns deles:

  • 1908 – Em maio, foi celebrado o primeiro Dia da Mulher nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.
  • 1909 – Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto no centro de Nova York.
  • 1910 – Aprovação, por mais de 17 países, de uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca.
  • 1917 – No dia 8 de março, aproximadamente 90 mil operárias russas entraram em greve, protestando contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra: “Pão e Paz”.
  • 1945 – Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.
  • 1975 – A ONU declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Dia “8 de março” foi reconhecido oficialmente pela organização.

Você também pode se interessar:

Saiba como o Novo Ensino Médio pode impactar a sua escola

Como recuperar a aprendizagem dos alunos impactada pela pandemia?

Plataforma AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular.