A tão esperada volta às aulas presenciais está ocorrendo gradualmente nas escolas brasileiras, de acordo com a autorização dos governos estaduais. Junto a esse retorno, os especialistas da Plataforma AZ de Aprendizagem alertam sobre a precaução que vai além dos protocolos de higienização para a prevenção da Covid-19, também é fundamental que os educadores, colaboradores e alunos estejam atentos aos cuidados e habilidades socioemocionais que envolvem essa retomada.

Por ser um ambiente de grande interação, é necessário que os estudantes estejam preparados e orientados nesta volta às aulas, e que encontrem um espaço seguro e acolhedor. Para auxiliar nessa retomada, o AZ preparou 5 dicas para que os alunos tenham uma experiência construtiva e saudável após um ano de muitos desafios e crescimento, em meio à pandemia. Confira!

Novos hábitos

Neste novo normal, novos hábitos devem ser adotados por toda a comunidade escolar, entre eles, ações que já são conhecidas e utilizadas, como o uso obrigatório de máscaras de proteção (recomendamos que os estudantes tenham duas máscaras de tecido reservas na mochila, identificadas com o nome do aluno, dentro de saco plástico).

Além disso, é fundamental que todos que estiverem na escola façam a higienização das mãos com álcool em gel frequentemente, principalmente ao tocar superfícies de contato coletivo, como portas e corrimões. Outra mudança é em relação aos bebedouros, que devem ficar interditados. Por essa razão, é preciso que todos utilizem somente a sua própria garrafa de água e tenham cuidado para não encostá-la no bebedouro quando for encher.

Evite compartilhar o material

Esqueceu a caneta em casa? Precisa de um caderno para anotação? Precisa utilizar a apostila do colega? Quer dividir o smartphone com o amigo? Neste momento de pandemia, é muito importante que os estudantes evitem o compartilhamento de materiais, uma ação tão comum e frequente no ambiente escolar.

Caso o compartilhamento seja inevitável, é fundamental que o objeto seja higienizado antes e depois do uso, assim como as mãos dos alunos que estão compartilhando o material.

Mantenha o distanciamento!

O distanciamento é uma das principais formas de prevenção da Covid-19 e é imprescindível que as escolas adotem medidas para que isso aconteça no ambiente escolar, entre elas o cancelamento de atividades em grupo (principalmente de esportes coletivos, como futebol, basquete ou qualquer outro que envolva contato), evitar formar rodas de conversa com muitas pessoas e promover o revezamento dos horários de entrada e saída na escola, da recreação e do número de alunos por sala.

O intervalo, inclusive, é um momento que exigirá um cuidado ainda maior dos alunos, pois é um momento que eles ficam sem máscaras e, portanto, mais expostos ao contágio. É fundamental respeitar o distanciamento de 1,5m e evitar conversar.

Organização é a palavra-chave

Após um ano repleto de desafios durante a educação remota, em razão da pandemia, alunos e professores estão preocupados em relação à recuperação do conteúdo escolar. Pelo menos 48% dos estudantes brasileiros sentiram dificuldade em organizar seus estudos em casa, de acordo com pesquisa da Conjuve (Conselho Nacional da Juventude). Estar ao lado deles neste retorno, orientando para que estejam atentos a si mesmo, irá auxiliar na organização dos estudos e recuperar os conteúdos necessários.

Além disso, com planejamento e as soluções certas, esta fase será mais fluída e com menos impactos para eles. Na Plataforma AZ, por exemplo, as escolas contam com o AZ+, um programa que realiza o mapeamento desses gaps de aprendizagem, estrutura a intervenção pedagógica com trilhas de conteúdos personalizadas e oferece ferramentas para o acompanhamento constante do progresso dos alunos, por meio de indicadores de progresso e desempenho.

Habilidades socioemocionais

As mudanças e adaptações nos estudos e formas de se relacionar geraram emoções como medo, angústia e ansiedade nos jovens. Por isso, é fundamental acompanhar e acolher os estudantes para que eles não se cobrem tanto neste período atípico, em meio ao novo normal.

Com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como foco, persistência, responsabilidade e empatia (especialmente com os colegas de classe e professores que tiveram experiências diferentes durante a pandemia), esse momento pode ficar mais leve e produtivo.

Diretrizes para protocolo de retorno

A Conexia Educação preparou um protocolo de recomendações exclusivo, assinado pelo especialista Dr. Evaldo Stanislau (diretor da Sociedade Paulista de Infectologia), além de vídeos de orientação e peças de ambientação escolar, com boas práticas, para auxiliar as escolas de todo o Brasil no retorno às atividades presenciais. Acesse os materiais gratuitamente: www.conexia.com.br/voltaasaulas

Você também pode se interessar:

Saiba como o Novo Ensino Médio pode impactar a sua escola

Como recuperar a aprendizagem dos alunos impactada pela pandemia?

Plataforma AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular.