Plataforma AZ lança proposta para implantação dos itinerários formativos com microcursos 100% on-line e disciplina baseada no Design Thinking

O ano de 2020 está sendo desafiador para educação, em razão da pandemia de coronavírus. Além da crise, as escolas também estão diante da implantação de um novo currículo para o Ensino Médio. Visando uma jornada de aprendizagem que faça sentido para os jovens, o Ministério da Educação propôs mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), especialmente na parte no que se refere à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A mudança principal dessa proposta é a ampliação do tempo mínimo de cada estudante na escola, de 800 horas para 1000 horas anuais até 2022 – que estabelece uma nova grade curricular, mais flexível, conectada ao desenvolvimento de competências que preparam os jovens para a vida.

Para alcançar essa formação completa, o Novo Ensino Médio estrutura a implantação de Itinerários Formativos, que vão além das aprendizagens dos conteúdos da BNCC. Por meio deles, os alunos poderão escolher em quais conhecimentos específicos irão se aprofundar, de acordo com os interesses e talentos de cada um, relacionados a uma ou mais áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e/ou na Formação Técnica e Profissional.

Segundo o Ministério da Educação, essa proposta vem em um momento importante da educação e tem como objetivo oferecer mais qualidade educacional para os estudantes brasileiros, além de garantir a aproximação das escolas à realidade que os alunos vivem hoje, às mudanças no mundo e à vida em sociedade.

Novo Ensino Médio AZ

Diante das mudanças aprovadas, que podem ser implantadas até 2022, a Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, desenvolveu diversas soluções educacionais inovadoras, com um currículo totalmente alinhado às normas da BNCC e às diretrizes dos Itinerários Formativos.

“No AZ, toda a jornada de aprendizagem do estudante acontece de forma personalizada, de acordo com as necessidades e sonhos de cada um, fortalecendo o interesse, engajamento e protagonismo dos alunos”, afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.

O Novo Ensino Médio AZ tem como objetivo preparar o aluno para lidar com os desafios do século XXI, além de gerar alta performance acadêmica, por meio da aplicação de uma metodologia consistente – baseada no modelo de gestão PDCA (plan, do, check e act) – e uma perspectiva individualizada de aprendizagem, por meio de ferramentas digitais exclusivas.

A marca também foca no desenvolvimento do projeto de vida de cada um, com o programa My Life Educação Socioemocional, considerando a intensidade e a velocidade das transformações. O Novo Ensino Médio AZ também possui microcursos inovadores, alinhados aos quatro eixos referenciais dos Itinerários Formativos (investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, e empreendedorismo), com temas como Criação de Startups, Saúde e Inovação, e Cidadão do Mundo.

E como será 2021?

De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães, o ano de 2021 deverá ser de recuperação e reforço dos conteúdos para os alunos. “Se a escola entender que uma parte dos conteúdos de 2020 não pôde ser cumprido por meio das atividades deste ano, poderá iniciar 2021 com atividades de recuperação, para que possa repor os conteúdos, e será muito importante. A escola terá a oportunidade de manter, até dezembro, as atividades presenciais e não presenciais para complementar e recuperar a aprendizagem no contraturno”, afirma.

Para auxiliar as escolas nesse processo de recuperação, a Conexia Educação lançou o AZ+, um programa digital que oferece novas oportunidades de aprendizagem com avaliação diagnóstica, mapeamento dos gaps de aprendizagem, intervenção pedagógica com trilha de conteúdos personalizada pelo Super App AZ e acompanhamento constante do progresso dos alunos, por meio de indicadores de progresso e desempenho.

De acordo com Bonás, é preocupante oferecer o Itinerário Formativo sem ajustes já em 2021. “Os educadores não podem ignorar a pandemia e a necessidade de recuperação dos alunos. No AZ, por exemplo, entraremos com o projeto de vida como Itinerário Formativo, junto ao AZ+, para preencher os gaps de aprendizagem gerados pelo impacto da Covid-19. E, no ano seguinte, entraremos com a 2ª parte dos Itinerários, com o LABZ e os microcursos. Tudo para que que nenhuma habilidade fundamental ao desempenho do aluno deixe de ser desenvolvida”, finaliza.

Plataforma AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Saiba mais: www.plataformaaz.com.br

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