As metodologias ativas surgiram para transformar e inovar a forma como acontece a aprendizagem em sala de aula. Se antes o professor era a figura central, hoje, os alunos ajudam a escolher como e o quê querem aprender.

Essa mudança pode ser facilitada com metodologias ativas, que podem ser usadas em todas as fases educacionais, inclusive no Ensino Médio. Se sua escola deseja incentivar o protagonismo infantil, essas metodologias podem ser de grande valor. Entenda melhor o tema a seguir. 

Qual a relação entre as metodologias ativas e o Novo Ensino Médio?

Foi-se o tempo em que os professores eram o agente principal na sala de aula. Atualmente, após diversas transformações na educação, o estudante passou também a ser protagonista da sua própria trajetória acadêmica.

Nesse sentido, as metodologias ativas servem como instrumentos para estimular o engajamento e o protagonismo dos alunos na sala de aula. Assim, os estudantes deixam de ser passivos, podendo desenvolver diversas habilidades cognitivas, técnicas e emocionais.

Segundo a Teoria do Aprendizado do psiquiatra William Glasser, os alunos aprendem melhor por meio de ações que estimulam a discussão, a prática e o ensino do conteúdo ministrado em sala de aula.

Com o Novo Ensino Médio, projeto que implementa diversas mudanças no currículo educacional dos anos finais da Educação Básica, as metodologias ativas auxiliam os estudantes dentro da proposta estabelecida pelas novas diretrizes. 

O protagonismo estudantil tem tudo a ver com o Novo Ensino Médio. Isso porque, entre as mudanças, está a inclusão dos Itinerários Formativos, nos quais o aluno poderá escolher parte das disciplinas que deseja cursar ao longo do ano letivo, conforme os seus interesses e habilidades.  

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os Itinerários Formativos devem seguir quatro eixos estruturantes: 

  • Investigação Científica;
  • Processos Criativos;
  • Mediação e Intervenção Sociocultural;
  • Empreendedorismo. 

Dessa forma, a escola tem inúmeras formas de aplicar as metodologias ativas no Novo Ensino Médio.

Confira 5 formas de aplicar metodologias ativas no Novo Ensino Médio

Há diversas metodologias ativas que podem ser implantadas na sala de aula, sobretudo no novo projeto que estimula o protagonismo estudantil e dá liberdade para que as escolas possam cumprir com esse requisito. Mas, separamos algumas ideias que podem servir para a sua escola.  

1. Metodologia STEAM

A metodologia STEAM é a sigla para Science, Technology, Engineering, Art e Math. (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Ela surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e tem como objetivo estimular o aprendizado baseado em projeto, integrando as cinco áreas do conhecimento. 

Por meio da interdisciplinaridade de áreas na metodologia STEAM, o aluno pode desenvolver diversas habilidades importantes para a trajetória acadêmica, profissional e para o convívio em sociedade. Entre os exemplos estão o trabalho em equipe, a capacidade de superar desafios e resolver problemas, além das competências socioemocionais

Para aplicar essa metodologia, não é necessário a utilização de equipamentos tecnológicos ou mudanças radicais nos ambientes físicos da instituição de ensino. Entretanto, é importante que o professor atue como mediador, levando hipóteses e diferentes pontos de vista de um mesmo problema para os alunos. 

2. Sala de aula invertida 

Além dos Itinerários Formativos, a sala de aula invertida (Flipped Classroom) pode ser usada no Projeto de Vida, que também faz parte do Novo Ensino Médio. Nessa metodologia ativa, os alunos estudam o conteúdo em casa ou em outro local, e vão para a escola com um certo conhecimento sobre o tema. 

Dessa forma, o aluno deixa de ser um ouvinte passivo, e passa a atuar ativamente no seu aprendizado, tanto sozinho como em grupo. A sala de aula invertida é utilizada em diversas instituições de ensino mundialmente conhecidas, como a Harvard University. 

O estudante pode se preparar sozinho ou com auxílio de materiais enviados pelo professor. Dessa forma é possível, por exemplo, que o educador escolha um tema dentro do que estabelece o Projeto de Vida e pedir para os alunos estudarem sobre ele. Na sala de aula, todos podem debatê-lo com apoio e mediação do professor. 

3. Design Thinking

O Design Thinking é uma das metodologias ativas que podem ser utilizadas no eixo estruturante de empreendedorismo no Novo Ensino Médio. Com sua origem na área do design e adaptada para o ambiente corporativo, trata-se de pensar em soluções criativas e inovadoras para resolver determinados problemas. 

No contexto escolar, essa metodologia é conhecida como aprendizagem investigativa, no qual os alunos precisam trabalhar de forma colaborativa. Para aplicar o Design Thinking, o professor deve estimular a criatividade da turma para gerar insights nos estudantes em torno de um desafio. 

É importante que durante as etapas de ideação e planejamento das possíveis soluções para o problema, o professor encoraje os alunos e incentive todos os tipos de sugestões, mesmo as mais simples. Essa atitude fará com os alunos se sintam ouvidos, mais seguros e confiantes. 

4. Estudo de caso 

Como o nome indica, o estudo de caso trata-se de abordar na sala de aula uma situação real ou que tem chances de acontecer. Com isso, o professor pode engajar os alunos por meio de uma narrativa que cative a atenção deles.

O estudo de caso, que também pode ser aplicado no Projeto de Vida no Novo Ensino Médio, pode ser favorável para o combate ao bullying nas escolas.

Essa metodologia ativa pode ser trabalhada em todas as áreas do conhecimento, desde que o tema desperte o interesse em desenvolver habilidade de resolução de problemas. Além disso, o ideal é que o desafio possa ser visualizado pelos estudantes sob várias perspectivas. 

5. Aprendizagem entre pares

Conhecido também como Peer Instruction, a metodologia ativa de aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física da Harvard University. Trata-se de separar os alunos em duplas para que, juntos, eles possam compartilhar ideias sobre algum conteúdo. 

Para realizar a separação das duplas, é necessário que um componente tenha habilidades que complemente as do outros. Dessa forma, os dois desenvolvem o pensamento crítico e encontram as respostas com base nas características pessoais de cada um.

Para aplicar a aprendizagem entre pares, o professor deve apresentar aos alunos determinado conteúdo, que não precisa necessariamente pertencer à disciplina. O ideal é que eles tenham algum conhecimento sobre o tema. Depois, as duplas respondem às questões sobre o conteúdo. Por fim, todos devem debatê-lo. 

Se você gostou das nossas sugestões, que tal considerar a implementação das metodologias ativas nas suas turmas de Ensino Médio? Além das metodologias, também pode valer a pena aplicar inovações na rotina, como o Super App AZ.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Super App AZ, além de outras inovações oferecidas dentro da nossa solução educacional completa!