As escolas públicas e privadas de todo o país começam a implementar, em 2022, o Novo Ensino Médio. Parecido com o modelo adotado em países como Alemanha, Canadá, Inglaterra e os Estados Unidos, essa mudança tem como característica principal a flexibilização do currículo educacional. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), uma das razões que motivaram a alteração do antigo modelo educacional do Ensino Médio é combater a evasão escolar entre os jovens alunos, que costuma ser a maior nessa fase educacional, quando comparada aos outros ciclos de formação básica.

Mas como o Novo Ensino Médio é uma ferramenta de combate à evasão? Quais são os benefícios que atraem os estudantes? Continue a leitura para entender mais! 

O que muda com o Novo Ensino Médio?

Aprovada por meio da Lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Novo Ensino Médio propõe mudanças no antigo modelo educacional. Até fevereiro de 2022, 22 estados e o Distrito Federal tiveram os currículos aprovados e já devem começar a fase de implantação.

Entre as principais mudanças está o aumento da carga horária escolar, que passou de 2.400 horas para 3.000 horas ao longo de três anos, sendo que 1.800 horas são voltadas para os itinerários formativos. 

Segundo o MEC, “a mudança tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade”. 

Apesar do Novo Ensino Médio ter começado a ser implementado oficialmente nas escolas, essa mudança será gradual, com a adoção do novo currículo apenas com as turmas da 1ª série. Em 2023 será a vez da 2ª série e, por último, a 3ª série em 2024.

Novo Ensino Médio: 6 benefícios para os estudantes 

Apesar da apreensão dos profissionais de educação quanto às mudanças propostas, o Novo Ensino Médio proporciona diversos benefícios aos estudantes, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Isso se o projeto for implementado corretamente e com o suporte necessário.

1. Flexibilidade curricular

Com o Novo Ensino Médio, os alunos terão mais liberdade para construir o seu itinerário formativo, sendo orientados a fazerem escolhas de forma responsável e consciente. Assim, eles estudam temas de maior interesse, além de desenvolver outras habilidades e conhecimentos para além da formação educacional.

Durante todo o percurso, o aluno vai amadurecendo e tomando consciência de quais são as suas aptidões, interesses e anseios para o futuro profissional que deseja seguir.

A formação de livre escolha do aluno será baseada nos itinerários divididos nas quatro áreas do conhecimento, como Língua portuguesa e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; e Ciências da natureza e suas tecnologias. Todavia, há também a possibilidade do aluno escolher o ensino técnico ou uma modalidade que contemple mais de uma área.

Leia também: Entenda a relação entre o Novo Enem e Novo Ensino Médio!

2. Reflexão para o futuro 

O Novo Ensino Médio traz o Projeto de Vida como um de seus pilares. Nesse sentido, as escolas precisarão oferecer aos alunos um programa que lhes ajudará a traçar os objetivos de vida profissional pós-Ensino Médio.

Dessa forma, a escola dará o apoio necessário para que o aluno possa alcançar esses objetivos. A orientação pode acontecer por meio de atividades extracurriculares, rodas de conversa, orientação profissional e palestras. Ou seja, ações que ajudem o estudante a entender seu papel enquanto aluno, pessoa e futuro profissional. 

3. Capacitação profissional

Com o Novo Ensino Médio, o aluno poderá optar pela formação técnica e profissional dentro do itinerário formativo como parte da grade curricular ao longo dos três anos. 

De acordo com o MEC, a instituição deve oferecer componentes que se enquadrem no Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO) ou cuja formação seja reconhecida por diploma em algum curso que esteja no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Quem escolher o Ensino Técnico, receberá um diploma profissionalizante além do diploma escolar. Assim, o aluno poderá atuar no mercado de trabalho após a finalização dos estudos ou ingressar em uma graduação superior com uma base na área escolhida.  

4. Autonomia estudantil 

Um dos objetivos do Novo Ensino Médio é fazer com o que o estudante seja o protagonista de sua trajetória educacional, profissional e social. 

Com o novo modelo de formação, ele é convidado a deixar de ser um agente passivo para tornar-se um agente ativo no processo de aprendizagem e de construção dos seus objetivos – com o apoio e orientação da escola e dos educadores, claro.

5. Conhecimento aprofundado 

No Novo Ensino Médio, a escola deve oferecer itinerários formativos que contemplem áreas além da formação básica, para que o aluno possa se desenvolver enquanto profissional e agente social. 

Com o aumento da carga horária e disponibilização dos itinerários formativos, o aluno pode aprofundar e ampliar os conhecimentos em temas relacionados ao mundo do trabalho e a sociedade, como meio ambiente, cultura, empreendedorismo, arte e práticas de produção científica.

6. Exercício da cidadania 

Um dos objetivos dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio também é fazer com que o aluno reflita sobre os problemas dentro da comunidade em que está inserido e proponha soluções inovadoras, que contribuam para o bem-estar social.

Dessa forma, o aluno não será apenas um agente da comunidade, mas também atuará ativamente como cidadão.

Plataforma AZ

A criação dos itinerários formativos é uma das mais importantes mudanças do Novo Ensino Médio. Para ajudar as escolas no processo de implantação desses componentes, a Plataforma AZ, marca da Conexia Educação, contribui com itinerários informativos que seguem as normas da BNCC.

Pensados para a realidade de diferentes perfis de estudantes, a Plataforma AZ oferece mais de 16 microcursos, atualmente, voltados para itinerários informativos no Novo Ensino Médio, orientados pelos temas:

  • Criação de startups;
  • Saúde e inovação;
  • Cidadão do mundo.

Com um currículo totalmente alinhado às normas da BNCC e às diretrizes do Novo Ensino Médio, o AZ também foca no desenvolvimento do projeto de vida de cada um, com o programa My Life Educação Socioemocional.

Se você tem interesse em adotar o Novo Ensino Médio com as inovações da Plataforma AZ e o programa socioemocional My Life, entre em contato com a nossa equipe para saber mais!