Criado pelo MEC (Ministério da Educação), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tem a democratização do Ensino Superior como principal objetivo. Com essa plataforma, o ingresso em universidades públicas se tornou mais democrático e simples para os alunos.

Para o primeiro semestre de 2022, a estimativa é que 216 mil vagas sejam disponibilizadas aos estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se você está passando pelo processo de inscrições ou ele faz parte do seu futuro, continue a leitura para entender o que é o Sisu!

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada é uma plataforma do Ministério da Educação criada em 2010 em que instituições públicas de Ensino Superior de todo o País oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio que tiveram nota maior que zero na redação e não participaram como treineiro.

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame e a concorrência de cada curso.

Como funciona o Sisu?

As inscrições devem ser realizadas gratuitamente em sisu.mec.gov.br. Cada candidato deve selecionar até duas opções de curso, mas é possível alterar suas escolhas durante as inscrições.

De acordo com o Sisu, “as vagas serão distribuídas obedecendo à Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato”.

Entretanto, existem critérios diferenciados que podem ser aplicados em alguns cursos oferecidos na plataforma, como:

  • Pesos diferentes para matérias alinhadas com o curso de interesse do estudante;
  • Nota de corte com base no número de vagas e candidatos inscritos;
  • Média mínima e nota mínima, por exemplo, uma faculdade pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos no curso de medicina.

Também vale informar que, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga diariamente a nota de corte para cada curso.

Qual o cronograma do Sisu?

Anualmente, o Sisu abre as inscrições para os estudantes em duas datas diferentes, sendo uma no primeiro semestre e outra, no segundo. Para cada uma das épocas de inscrição, são divulgados calendários com datas de cadastro e chamadas.

Para o primeiro semestre de 2022, por exemplo, o calendário divulgado pelo Sisu é:

  • 15 a 18 de fevereiro: período de inscrições;
  • 22 de fevereiro: resultado da chamada regular;
  • 23 de fevereiro a 8 de março: matrícula da chamada regular;
  • 22 de fevereiro a 8 de março: prazo para participar da lista de espera;
  • 10 de março: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Vale ressaltar que o candidato selecionado em uma das duas opções de curso só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Isso significa que caso ele seja selecionado para uma dessas opções, ele não poderá participar da lista de espera independentemente de efetuar ou não sua matrícula.

Já os participantes da lista de espera são recomendados a acompanhar junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula.

Leia também: Entenda aqui como o Projeto de Vida apoia os estudantes na escolha do curso superior!

Sisu e Prouni estão relacionados?

É comum ter dúvidas sobre o que é Sisu e o Prouni, assim como da relação entre ambos os programas. Apesar dos dois terem como objetivo facilitar o acesso ao Ensino Superior, eles funcionam de maneiras diferentes.

Enquanto o Sisu está focado no ingresso ao ensino público, o Prouni tem como propósito oferecer bolsas para os estudantes cursarem a faculdade no ensino particular. Criado em 2004, ele oferece bolsas parciais ou integrais para estudantes de baixa renda.

As bolsas são concedidas a estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Os estudantes inscritos no Prouni também precisam ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista em escola particular.

Já a principal semelhança entre ambos programas é a adoção da nota do Enem como forma de classificação.

Como garantir uma vaga pelo Sisu?

Para responder essa pergunta, vamos olhar de novo para o que é Sisu: um sistema que oferece vagas em universidades públicas do País usando como fator de decisão a nota do Enem.

Ou seja, o melhor caminho é a garantia de uma boa nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Estudar para o exame é algo que demanda organização, dedicação, foco e tempo, já que o conteúdo cobrado é bastante extenso. 

Além disso, é importante:

  • Criar um plano de estudos;
  • Organizar toda a sua rotina ao redor desse objetivo;
  • Estabelecer metas semanais;
  • Trabalhar a flexibilidade, já que imprevistos podem acontecer;
  • Fazer pausas e descansar;
  • Ter momentos de lazer.

Como deu para perceber, a maioria dos pontos levantados podem ter a tecnologia como aliados. Desde criar um plano de estudos no Excel até usar aplicativos de streaming para garantir momentos de lazer, não se esqueça de incluir ferramentas que irão simplificar a sua rotina e aprimorar o seu desempenho.

Na Plataforma AZ de Aprendizagem, por exemplo, os alunos contam com o Super App AZ, que conta com diversas ferramentas para auxiliar no desenvolvimento integral do estudante, de forma individualizada e de acordo com as necessidades de cada um. 

Estão disponíveis mais de 45 mil videoaulas, livros didáticos em formato digital, avaliações on-line, exercícios com feedback imediato, jornada personalizada de estudos, acompanhamento da performance acadêmica em tempo real, entre outras possibilidades.

Leia também: Confira como manter a concentração e o foco nos estudos para o Enem e o vestibular

E aí, achou esse conteúdo sobre o que é o Sisu útil para lhe ajudar a entender seus próximos passos? Não se esqueça de compartilhar esse post do blog Plataforma AZ com seus amigos nas redes sociais e ajudar mais pessoas que também desejam começar sua vida pós-escola em uma universidade pública, ok?