Quem é professor entende a dificuldade de captar a atenção dos alunos, sobretudo nos meses antes das provas do Enem. Porém, as aulas interativas podem ajudar o docente, além de favorecer o ensino-aprendizagem.

Quer entender melhor? A Plataforma AZ listou as principais vantagens das aulas interativas. Boa leitura! 

Como tornar as aulas interativas? 

As aulas interativas oferecem vários benefícios aos alunos, sobretudo em uma geração superconectada que gosta de novidades. Nesse sentido, optar por abordagens inovadoras é essencial para tornar a sala de aula um ambiente lúdico, motivador, que desperte o gosto do aluno pelo estudo. 

As aulas interativas utilizam a tecnologia para promover um ensino-aprendizagem integral e flexível. Dessa maneira, por exemplo, o aluno pode ter materiais diversos para aprender os conteúdos que caem no Enem, em vez de apenas ler livros e copiar o conteúdo passado na lousa pelo professor. 

Além de recursos tecnológicos, as aulas interativas precisam contar com abordagens pedagógicas que permitam a autonomia do aluno, nesse caso, as metodologias ativas de aprendizagem. Entre as vantagens, elas favorecem a participação do estudante no próprio percurso educacional e também são adaptáveis. 

Ao invés de as aulas voltadas para o Enem ter apenas os conteúdos na lousa, livros e apostilas físicas, o professor pode contar com outros recursos para deixar a aprendizagem interativa e convidativa como, por exemplo;

  • lousa virtual;
  • videoaulas;
  • apresentação em Slide;
  • imersão por meio da Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV);
  • debates e rodas de conversa em grupo;
  • jogos digitais;
  • estudo de caso;
  • podcast.

Leia também: 6 materiais didáticos gratuitos da Plataforma AZ que toda escola deve baixar

Quais as vantagens das aulas interativas para o aluno? 

A seguir, veja os benefícios de oferecer aulas interativas durante a preparação para o Enem. Além disso, acompanhe o nosso blog para receber dicas para melhorar o ensino-aprendizagem dos seus alunos. 

Flexibiliza o estudo do aluno

A flexibilização do ensino-aprendizagem é tema constante na educação, afinal, essa metodologia proporciona vantagens como autonomia e interdisciplinaridade aos alunos. Nesse sentido, as aulas interativas tornam as aulas para o Enem mais flexíveis.

Isso porque, normalmente, as aulas interativas acontecem por meio de plataformas digitais. Com isso, o aluno pode estudar o conteúdo proposto pelo professor quando ele desejar. 

Com isso, o aluno consegue conciliar melhor as aulas das escolas com a preparação do Enem. Afinal, as aulas interativas podem ser vistas de qualquer lugar. Essa flexibilidade é importante para o aluno com o cronograma apertado às vésperas das datas das provas. 

Leia também: Como a Plataforma AZ ajuda alunos a alcançarem melhores resultados no Enem?

Contribui para o rendimento escolar

Muitos alunos apresentam dificuldades para aprender por meio de abordagens pedagógicas tradicionais, que não contemplam as necessidades e o perfil dos alunos do século XXI.

Contudo, por meio de aulas interativas, o aluno tem à disposição outros materiais que podem ajudá-lo no rendimento escolar. Alguns conteúdos, sobretudo os das áreas de exatas, podem precisar de recursos interativos para serem absorvidos melhor pelos alunos. 

Além da grade curricular regular, as aulas interativas podem ajudar o aluno na preparação para o Enem. Um jogo gamificado de História, por exemplo, pode ajudar alunos a entender determinadas batalhas da Segunda Guerra Mundial.

Tornar o ensino-aprendizagem engajado e interessante 

Atrelado ao tópico anterior, tornar o ensino-aprendizagem interessante e motivador estão entre os principais objetivos das aulas interativas, sobretudo por considerar o interesse dos alunos e a aprendizagem colaborativa — isso sem contar nos aparatos tecnológicos utilizados na sala de aula.

Por exemplo, se a maioria dos jovens está familiarizada com os jogos digitais, a gamificação é uma alternativa para tornar as aulas interativas. Os alunos tendem a melhorar o conteúdo e, consequentemente, apresentar interesse e gosto pelo aprendizado.

Contudo, esse não é um benefício apenas para os alunos: os professores também ganham com essa abordagem. Afinal, é desmotivador para o docente gastar tempo para fazer um plano de aula e depois perceber que a turma não demonstra interesse pelo aprendizado ao observar o conteúdo de maneira eficaz. 

Desenvolve habilidades socioemocionais 

A escola tem a responsabilidade de promover um ensino-aprendizagem integral. Isso significa que além das habilidades cognitivas, é essencial que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais estejam no plano de aula da escola. Ademais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentou essa necessidade, sobretudo nas três últimas Competências Gerais. 

Nesse sentido, as aulas interativas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao cuidado e relacionamento com o outro, bem como a inteligência emocional para o aluno lidar com as próprias emoções — importante para um bom desempenho. 

Com as aulas interativas, os alunos podem trabalhar em equipe, o que é benéfico para as habilidades coletivas, como cooperação e respeito ao outro. Mas, tratando-se da preparação para o Enem, o estudante pode desenvolver a concentração e criatividade, que podem ajudar na hora da prova. 

Como a Plataforma AZ contribui para aulas interativas? 

A Plataforma AZ é um sistema completo de ensino, desenvolvido pela Conexia Educação. Por meio de uma plataforma 100% digital, além do físico, os alunos da Educação Infantil ao Pré-vestibular têm a experiência de contar com um ensino-aprendizagem inovador e integral. 

Entre as vantagens, os alunos do Ensino Médio recebem a metodologia líder em notas 1.000 na redação do Enem e referência em aprovação no vestibular. Para as escolas, a Plataforma AZ auxilia no planejamento de aulas interativas, engajadoras e que estimulem o gosto pelo estudo. 

Entre as funcionalidades, a Plataforma AZ oferece: 

  • Conteúdo multiplataforma — Super App AZ e materiais didáticos integrados para a melhor experiência da escola, alunos e famílias;
  • Trilha personalizada de estudos;
  • Dashboard de performance acadêmica, com acompanhamento da desempenho por aluno e da turma;
  • Folha AZ e atividades avaliativas em todos os cursos, onde os alunos recebem feedback imediato das atividades nos meios digitais.

Quer entender melhor como a Plataforma AZ contribui para aulas interativas para a preparação para o Enem dos seus alunos? Entre em contato com um dos nossos consultores educacionais.