A busca por alternativas aos métodos tradicionais de ensino tem sido tema de debate constante na educação, que precisa oferecer um conhecimento além do convencional para atender novas demandas da sociedade.
Assim, uma das tendências para a educação é a adoção de ferramentas que tornem o aluno protagonista do ensino-aprendizado. Neste post, saiba mais sobre metodologias ativas, quais são as principais características e benefícios.
O que são metodologias ativas?
As velhas abordagens de ensino, como a aula expositiva centrada apenas na figura do professor, não cabem mais dentro das salas de aula diante das complexidades dos novos desafios. Assim, as metodologias ativas são formas de trazer o aluno para o centro da aprendizagem.
As metodologias ativas de aprendizagem são estratégias pedagógicas que visam tornar o aluno protagonista do processo educacional, de forma autônoma e participativa.
Diferente das abordagens tradicionais, essas novas formas de ensinar implicam um grau maior de responsabilidade aos alunos, tornando-os mais críticos e responsáveis.
Apesar do aluno ser o protagonista, a orientação e o suporte do professor na sala de aula é fundamental para que as metodologias ativas sejam benéficas para a turma. Ademais, o educador pode utilizar o número de metodologias que achar apropriado em quanto tempo for necessário.
Entre as metodologias ativas de ensino, as principais são:
- Sala de aula invertida;
- Ensino híbrido;
- Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos);
- Design Thinking;
- Aprendizagem baseada em equipes;
- Gamificação;
- Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problema).
Quais são as principais características?
Autonomia dos alunos
As metodologias ativas visam estimular a autonomia dos alunos tanto dentro, como fora da sala de aula. Na sala de aula invertida, por exemplo, os alunos precisam estudar o conteúdo acadêmico em casa e levá-los para a turma. O mesmo acontece no ensino híbrido, no qual o ritmo de estudo e a gestão dos conteúdos são feitos pelo estudante.
Por meio de debates, análises, pesquisas e descoberta do conhecimento, os alunos passam pelo processo de autoaprendizagem. Assim, estimular a autonomia estudantil é uma das principais características das metodologias ativas.
Leia também: Como aplicar as metodologias ativas no Novo Ensino Médio?
Competências socioemocionais
Não são apenas as habilidades cognitivas que são desenvolvidas com as metodologias ativas. As competências socioemocionais também são favorecidas com essa forma de ensinar.
As habilidades sociais e emocionais têm sido debatidas há algum tempo na educação devido à importância para o contexto educacional e também para a sociedade como um todo.
Isso porque essas abordagens estimulam debates e discussões de ideias. Dessa forma, o aluno pode desenvolver:
- empatia;
- senso de colaboração;
- responsabilidade;
- pensamento criativos;
- outras habilidades fundamentais para todas as esferas formativas do aluno (social, acadêmico, intelectual e profissional).
Uso da tecnologia
Praticamente todas as metodologias ativas de ensino podem utilizar uma ou mais ferramentas digitais.
A gamificação é um exemplo onde a tecnologia pode ser integrada, caso seja de interesse do professor. Além de tornar o aprendizado interessante e diverso, as ferramentas digitais facilitam a rotina de trabalho do educador.
Leia também: Como usar as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no incentivo à escrita e leitura?
Metodologias ativas: quais são os principais benefícios?
A instituição de ensino perde a chance de oferecer a melhor educação aos alunos quando não utiliza as novas abordagens de aprendizagem.
Agora que você sabe o que são as metodologias ativas e quais são as características delas, veja os benefícios para os estudantes, professores e para a escola.
1. Aumenta o engajamento do alunos na sala de aula
Chegar na sala de aula, sentar na cadeira e passar horas olhando para a lousa não parece ser uma abordagem de ensino instigante para o aluno. Com o uso massivo do smartphone na sala de aula, dificilmente o estudante presta atenção no professor do início ao fim do conteúdo.
Alunos desmotivados não conseguem absorver o conteúdo, além de também desmotivar o professor. Ou seja, essa situação é ruim para ambos os lados.
Todavia, as metodologias ativas de ensino desafiam os alunos na busca do conhecimento e faz com que eles fiquem engajados a estudar e sintam-se satisfeitos com o ambiente escolar.
2. Faz o aluno pensar “fora da caixa”
A criatividade, adaptabilidade e resolução de problemas estão entre as principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho do século XXI. Tratando-se das metodologias ativas de ensino, o aluno consegue desenvolver essas e outras características que serão cruciais para um carreira profissional.
O Design Thinking e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por exemplo, são metodologias ativas que estimulam os alunos a pensar em soluções para determinados problemas práticos.
Mais do que a parte teórica, os alunos podem aprender enquanto fazem, o que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
3. Favorece o desenvolvimento da autogestão
A autogestão é uma das competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e deve ser emulada em toda a Educação Básica. Desse modo, cabe à escola e ao professor buscar meios para seguir o que orienta o documento.
Como você viu ao longo deste texto, as metodologias ativas de ensino favorecem a autonomia estudantil e, consequentemente, os alunos possam cuidar do próprio processo educacional por meio da autogestão.
Assim, além de ser benéfica para os alunos, a instituição de ensino se enquadra em um novo modelo educacional, que veio para ficar.
4. Melhora a imagem da escola no mercado educacional
O ambiente educacional instigante deixa os alunos satisfeitos. Consequentemente, a família verá a escola com bons olhos já que ela sempre escolherá a escola que oferece o que há de melhor na educação dentro do seu orçamento.
Dessa forma, a escola constrói uma boa imagem no mercado educacional, o que ajuda a melhorar os índices de captação e retenção de alunos. Após dois anos de crise por causa da pandemia, a educação precisa de meios para retornar para se recuperar do prejuízo, tanto intelectual como financeiro.
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