O plano de recuperação de aprendizagem é fundamental para que o aluno possa desenvolver as competências e habilidades indicadas para a série educacional na qual ele se encontra. Assim, é importante que a escola realize ações para que o estudante não seja prejudicado futuramente por não ter absorvido determinado conteúdo. 

Neste post, você vai entender qual a importância do plano de recuperação de aprendizagem e como as ferramentas da Plataforma AZ podem ser fundamentais para a elaboração das ações que vão compor o plano.   

O que é um plano de recuperação de aprendizagem? 

Apesar do esforço da comunidade escolar, um estudante pode não absorver parte do conteúdo ministrado em sala de aula. Quando essa situação é identificada pelo professor, entra em cena o plano de recuperação de aprendizagem. 

Um plano de recuperação de aprendizagem visa identificar as principais dificuldades apresentadas por um aluno. Após a verificação, deve-se tomar as medidas necessárias para que esse estudante não fique defasado em relação à série educacional na qual ele se encontra e nem em relação à turma. 

Ao montar um plano de recuperação de aprendizagem, é preciso colocar em conta que ele será colocado em ação o ano inteiro. As estratégias não devem ser voltadas para apresentar novos conteúdos, mas sim, reforçar o que foi dado em sala de aula. Além do mais, essas ações não devem fugir do currículo pedagógico da escola

Qual a importância do plano de recuperação de aprendizagem? 

Os dois últimos anos foram de muitas dificuldades na educação brasileira.Afinal, os educadores de todo o País precisaram lidar com um cenário nunca visto antes de isolamento social e, consequentemente, fechamento das escolas.

O ano de 2022 começou com o retorno 100% presencial das aulas. Com isso, o plano de recuperação de aprendizagem demonstra-se  muito importante para recuperar o conteúdo perdido durante os últimos anos – ou, pelo menos, diminuir a defasagem nos próximos anos em todas as fases educacionais. 

Nesse sentido, os educadores terão um grande desafio para traçar estratégias de recuperação de aprendizagem. De acordo com uma pesquisa feita pelo Insper e pelo Instituto Unibanco, alunos do 3° ano do Ensino Médio perderam o equivalente a 10 pontos na escala Saeb de proficiência em matemática e 9 pontos em língua portuguesa em 2020.

Segundo o levantamento, essa perda equivale a quase metade do que um estudante aprende nos três anos do Ensino Médio em língua portuguesa, e dois terços do que é aprendido em matemática nesse mesmo período educacional. 

Esse é apenas um dos muitos estudos sobre a educação brasileira e pandemia que foram divulgados nos últimos meses, e em todos os casos, o cenário não é positivo. Assim, torna-se essencial que escolas públicas e privadas coloquem em prática planos de recuperação de aprendizagem para amenizar esses efeitos. 

Leia também: Como recuperar a aprendizagem dos alunos impactada pela pandemia?

Como a Plataforma AZ pode contribuir para a elaboração de um plano de recuperação de aprendizagem?  

Para elaborar um plano de recuperação de aprendizagem efetivo, o gestor educacional e o professor podem contar com a Plataforma AZ, solução educacional que faz parte da Conexia Educação, referência no país.

A Plataforma AZ oferece diversas ferramentas voltadas para o protagonismo dos alunos, por meio da personalização da aprendizagem com base no nível de desenvolvimento de cada faixa etária. Todo conteúdo foi desenvolvido para proporcionar uma experiência inovadora e formação integral, desde a Educação Infantil até o pré-vestibular.

Veja, a seguir, como podemos contribuir na elaboração de um plano de recuperação de aprendizagem. 

1. Metodologias ativas 

As metodologias ativas visam promover o aluno como agente central do ensino-aprendizagem em sala de aula, enquanto o professor atua como suporte para os estudantes. Assim, é possível desenvolver a autonomia e o protagonismo estudantil. 

A Plataforma AZ atua com metodologias ativas, e dessa forma, os alunos se sentem mais motivados em aprender e participar das aulas, além de desenvolver habilidades cognitivas e competências socioemocionais essenciais para a vida acadêmica e profissional. 

2. Trilhas personalizadas de aprendizagem 

Uma turma é composta por dezenas de alunos, e cada um deles aprende de forma diferente. Esse é um fator importante para ser considerado na hora de elaborar um plano de recuperação de aprendizagem.

Pensando nisso, a Plataforma AZ oferece trilhas de conteúdos personalizadas para que o aluno possa alcançar determinado objetivo traçado pelo professor, com base na defasagem de aprendizagem apresentada pelo estudante. O principal objetivo é favorecer o estímulo das habilidades que ainda não foram desenvolvidas. 

3. Ferramentas de coleta e análise de dados 

Para a elaboração de um plano de recuperação de aprendizagem efetivo, o professor precisa identificar quais são as dificuldades do aluno. E para isso, é preciso contar com ferramentas de coleta e análise de dados.

Nesse sentido, a escola parceira da Plataforma AZ pode contar com o AZ+, um programa que auxilia na avaliação e desenvolvimento das habilidades focais dos alunos, por meio de instrumentos de avaliação diagnóstica, relatórios de indicadores de desempenho e propostas de intervenção diagnóstica.

Além do mais, o professor terá acesso a um dashboard de desempenho acadêmico completo para acompanhar detalhadamente a jornada de aprendizagem de cada aluno, e pode aplicar avaliações para analisar o progresso. Essas ferramentas são usadas em conjunto com as trilhas de aprendizado.

4. Conteúdos diversificados

O aprendizado não deve se limitar à porta da escola para dentro, ele precisa continuar mesmo quando o aluno não estiver na sala de aula. E para que ele tenha interesse em estudar fora da aula, é preciso oferecer conteúdos que despertem o interesse.

A Plataforma AZ oferece mais de 49 mil videoaulas que podem ser acessadas pelo aluno 24h por dia. Essa é uma forma de o estudante continuar os estudos em casa, com o auxílio e incentivo da família. Além disso, diversos livros digitais estão à disposição dos estudantes.

5. Gamificação 

As aulas e materiais de apoio nos formatos tradicionais são importantes para o plano de recuperação de aprendizagem, mas o professor pode contar com outras ferramentas que favoreçam a absorção do conteúdo por parte dos alunos, como por exemplo a gamificação.

A gamificação visa utilizar os conceitos de jogos fora desse ambiente, nesse caso, na educação. Essa metodologia proporciona um maior engajamento da turma, maior retenção do conteúdo e favorece a autonomia estudantil. 

Assim, as escolas parceiras da Plataforma AZ têm acesso ao Educacross, uma plataforma com mais 1.000 jogos para todas as idades. Dessa forma, os alunos podem aprender enquanto se divertem. Elaborar um plano de recuperação de aprendizagem é um processo mais fácil quando a escola utiliza as ferramentas da Plataforma AZ. Então, o que você está esperando para levar essa inovação para sua escola? Entre em contato com um dos nossos consultores e solicite um orçamento.