As velhas ferramentas de aprendizagem não cabem mais em uma realidade na qual a tecnologia está presente dentro e fora da sala de aula. Então, por que não utilizá-la para favorecer a aprendizagem? Esse é um dos pilares de uma escola interativa

A educação interativa utiliza-se da interação dos alunos com a tecnologia para criar uma sala de aula com alunos engajados e interessados no conteúdo acadêmico. Continue a leitura para entender melhor quais os benefícios da escola interativa para os estudantes e para a escola.

O que é escola interativa?

Pouco a pouco, as metodologias de aprendizagem tradicionais são deixadas para trás para dar lugar a novas formas de ensinar. Nesse sentido, a tecnologia tem se demonstrado uma importante aliada para a educação. 

Uma escola interativa utiliza diversos recursos digitais para promover o ensino-aprendizagem dentro e fora da sala de aula, por meio da interação com essas ferramentas. Dessa forma, os estudantes podem desenvolver diversas habilidades que vão além dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Uma escola interativa também desenvolve a plena participação do aluno na sala de aula, tanto com o professor, quanto com os colegas de turma. A própria interação com o recurso digital favorece um aprendizado mais autônomo e com uma maior retenção de conteúdo, por exemplo.

Leia também: Como usar as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no incentivo à escrita e leitura?

Para essa metodologia, podem ser usadas recursos tecnológicos que contribuem com o processo de aprendizagem, como:

  • plataformas online;
  • ambientes virtuais de aprendizagem;
  • jogos digitais;
  • aplicativos;
  • redes sociais.

Os jogos digitais, por exemplo, são ferramentas essenciais em uma escola interativa. Pois eles auxiliam o aluno a desenvolver habilidades cognitivas por exigir uma grande interação com o ambiente do jogo. 

Podemos dizer que a tecnologia se tornou a principal tendência para a educação do século XXI. Assim, esse recurso favorece a interatividade na sala de aula em diversas formas, o que torna a aprendizagem mais interessante e menos engessada.

Confira 5 vantagens da escola interativa para os alunos 

Como já afirmamos anteriormente, uma escola interativa propõe-se a entregar uma formação integral ao aluno. A seguir, saiba quais são as vantagens do uso de ferramentas tecnológicas interativas para os alunos e escolas. 

Contribui para engajamento da turma

É impossível negar que a tecnologia faz parte do universo das crianças e jovens de hoje. Por terem crescido no meio digital, eles conseguem explorar muito mais essas ferramentas.

Essa facilidade, aliada à inovação de ter um método de ensino-aprendizagem diferente na sala de aula, contribui para aumentar o interesse e a curiosidade dos alunos. Assim, uma escola interativa garante aos professores uma sala de aula engajada e motivada. 

Promove a autonomia estudantil 

Uma escola interativa pode utilizar as ferramentas tecnológicas para estimular a autonomia estudantil ao deixar o aluno responsável pelo próprio aprendizado. Por exemplo, o professor pode pedir que os alunos acessem a plataforma digital da escola e façam pelo menos 5 exercícios que acharem importantes. 

Vale ressaltar que a autonomia estudantil proporciona benefícios que vão além da vida escolar do aluno, como o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes para vida social e, futuramente, para o mercado de trabalho. 

Desenvolvimento de novas habilidades 

Habilidades como leitura, escrita, interpretação de texto e realizar cálculos matemáticos são importantes para a vida escolar e social do aluno. Entretanto, elas não devem ser as únicas aptidões que a escola deve estimular. 

A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece o desenvolvimento de 10 competências, entre elas o pensamento crítico e criativo.Dessa forma, a escola interativa contribui para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, além do senso crítico, raciocínio lógico, senso de colaboração, entre outros. 

Afinal, as ferramentas tecnológicas podem exigir dos alunos mais concentração e trabalho em equipe.

Contribui para a fidelização e retenção de alunos 

A escola interativa proporciona vantagens para os alunos, mas essa metodologia também é benéfica para a instituição de ensino. Ao oferecer metodologias que instiguem o interesse da turma, ao invés das aulas monótonas e entediantes, o gosto pelo aluno em aprender há de crescer. 

Consequentemente, maiores serão as chances de o aluno permanecer na escola. Ademais, a instituição de ensino pode utilizar essa metodologia como uma forma de atrair alunos que querem estudar por meio de ferramentas que despertem o interesse e facilitem a absorção do conteúdo

Prepara o professor para o futuro da educação 

Além de gestores e alunos, uma instituição de ensino é feita por professores. Apesar de a tecnologia estar presente no dia a dia, nem todos os docentes estão preparados para lidar com ela dentro da sala de aula. Essa situação foi vista durante a pandemia em diversas escolas do país.

Assim, uma escola interativa prepara o professor para a educação do futuro, na qual a tecnologia será um pilar ainda mais importante no ensino-aprendizagem dos alunos. É uma forma de deixar o corpo docente por dentro de uma das maiores tendências do campo educacional para os próximos anos. 

Como ter uma escola interativa? 

Uma escola interativa não apenas dispõe de recursos tecnológicos, mas também coloca o aluno no centro da aprendizagem, contribuindo com a troca e interação entre o professor e os colegas. 

Assim, ao adotar essa metodologia, escolha ferramentas que possam unificar esses dois pilares. Abaixo, listamos alguns exemplos que podem ser adotados pela sua instituição de ensino.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

Os ambientes virtuais de aprendizagem, como o nome indica, são um tipo de espaço online no qual um professor pode ministrar aulas e enviar conteúdos acadêmicos aos alunos. A opção de criar fóruns online e os chats favorecem a interação com a turma. 

Esse recurso pode ser usado em uma escola interativa, por meio de um ambiente já em funcionamento, como o Google Classroom. A instituição de ensino também pode contratar um serviço que faça a criação de um AVA do zero, conforme suas necessidades.

Jogos e aplicativos 

Sejam voltados ou não para a área educacional, há uma infinidade de jogos e aplicativos para celular que podem contribuir com o ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente para a educação infantil

Basta o professor pesquisar quais são as melhores opções para os alunos, com base no conteúdo pedagógico da disciplina. 

Plataforma AZ 

Outra forma de implementar a tecnologia para um escola interativa é por meio da Plataforma AZ, solução educacional da Conexia Educação, referência no mercado educacional no país

A Plataforma AZ conta com milhares de videoaulas, jogos, livros digitais e outros recursos tecnológicos para alunos da educação infantil até o pré-vestibular. O professor pode ainda ter acesso a todo o desenvolvimento do aluno.

Tanto os alunos, quanto os professores, podem acessar os conteúdos da plataforma por meio do smartphone, facilitando o engajamento e a aprendizagem. 

Se você é gestor escolar e deseja tornar sua escola mais interativa com apoio da tecnologia, conheça o site da Plataforma AZ ou fale com um consultor