Encontrar formas de engajar a turma não é tarefa fácil para o professor, principalmente com a popularização dos smartphones, que oferecem milhares de distrações que parecem mais interessantes do que as fórmulas de cálculo escritas na lousa. Porém, utilizar jogos na escola pode reverter essa situação. 

Os jogos e brincadeiras podem ser vistos como fúteis e que atrapalham o ensino, o que é, e já avisamos, um grande mito. Se bem utilizadas, de forma estratégica, os games são instrumentos importantes de ensino-aprendizagem. Entenda melhor a seguir. 

É possível utilizar jogos na escola? 

As brincadeiras fazem parte da rotina das crianças dentro e fora da escola, principalmente nos anos iniciais de ensino. Com elas, eles exercitam o lado lúdico, interagem com outras crianças e começam a desenvolver habilidades como a autonomia e o planejamento.

Dentro do ambiente escolar, os jogos e brincadeiras estão presentes por meio da gamificação. Essa técnica visa utilizar elementos de jogos em espaços incomuns, como na educação, para tornar o aprendizado mais divertido e ajudar os estudantes na assimilação dos conteúdos. 

Na educação infantil, por exemplo, os jogos na escola já fazem parte do processo de ensino-aprendizagem. Mas, e nas outras séries? Será que eles ainda são válidos dentro da sala de aula? A resposta é sim, eles podem e devem ser usados em todas as fases educacionais

Isso porque, como afirmamos anteriormente, os jogos na escola favorecem o desenvolvimento de diversas habilidades, sobretudo as competência emocionais. Para os adolescentes, que estão em uma fase repleta de descobertas, essa é uma forma de criar laços afetivos com os colegas, evitando assim a rejeição e solidão no ambiente escolar. 

Entretanto, não é comum encontrar escolas que aplicam jogos em turmas além da Educação Infantil. Infelizmente, no Ensino Médio ainda prevalece o modelo tradicional de ensino, no qual o aluno senta na carteira para apenas absorver o conteúdo passado pelo professor. 

Conheça 3 vantagens da utilização de jogos no ambiente escolar 

Os benefícios dos jogos na escola podem ser sentidos por toda a comunidade escolar, desde o aluno até pessoas do convívio social fora do colégio. Confira a seguir. 

Desenvolvimento de competências socioemocionais 

Um dos principais benefícios de utilizar jogos na escola é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O senso de colaboração, foco, criatividade são algumas das competências úteis no ambiente escolar e essenciais para as relações sociais e mercado de trabalho. 

Com os jogos, os alunos terão que lidar com situações nas quais serão exigidas tomadas de decisão e concentração, que vão moldar o lado emocional desse estudante. Sem contar nas habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, que também são estimuladas.

Torna o aprendizado prazeroso para o aluno e o professor 

É desanimador para um professor quando ele percebe que a turma está desmotivada, sem interesse pelo conteúdo que está sendo ministrado na sala de aula. Esse cenário não é positivo para o educador ou os alunos.

É nessa hora que os jogos na escola entram em ação. Ao transformar um conteúdo maçante em um game digital divertido, o aprendizado torna-se prazeroso. O aluno terá um maior interesse em aprender e, em contrapartida, o professor ficará satisfeito em acompanhar o desenvolvimento e engajamento da turma. 

Estimulam o foco e a concentração 

Cada aluno tem uma forma diferente de aprender, mesmo que o conteúdo seja o mesmo. Alguns estudantes apresentam dificuldade maior do que outros, e em alguns casos, podem ter transtornos de aprendizado, como TDAH e dislexia. Para esses casos, é fundamental pensar em estratégias que visem estimular o foco e concentração.

Nesse sentido, a utilização de jogos na escola pode ser útil. Estudos mostram que os games auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas de alunos com dificuldade de aprendizagem. 

Inclusive, a Food and Drug Administration (FDA), a agência de saúde dos EUA, aprovou em 2020 a utilização de um videogame como terapia para crianças do TDAH

Como utilizar os jogos na escola? 

Agora que você sabe que os jogos não atrapalham o aprendizado dos alunos, que tal levar essa ferramenta para sua sala de aula? A seguir, confira algumas dicas de como fazer esse processo. 

Escolha dos jogos

A escolha dos jogos para a escola deve ser diferente para cada série, já que as necessidades de um aluno de 5 anos são diferentes de uma estudante na adolescência. Nesse sentido, a definição de quais ferramentas serão utilizadas deve-se basear nas habilidades que se deseja desenvolver na turma.

Para os anos iniciais, por exemplo, os jogos podem ser mais lúdicos para ajudá-los a descobrir coisas novas. Já os alunos maiores podem ter brincadeiras voltadas para a tomada de decisão, simulação de cenários reais, resolução de problemas, entre outros. 

E como saber se tal estratégia deu certo? Testando e coletando feedbacks dos alunos. 

Também vale ressaltar que os jogos tecnológicos não são a única alternativa. Podem ser exploradas opções tradicionais como jogos de tabuleiro e RPG.  

Leia também: Como usar as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no incentivo à escrita e leitura?

Utilize a tecnologia a seu favor 

O uso do smartphone na sala de aula tornou-se uma preocupação para professores e gestores escolares. Mas ele pode ser um poderoso aliado educacional!

Além de jogos educativos prontos, a tecnologia permite que o professor crie os próprios jogos, de acordo com as necessidades e habilidades da turma. Um exemplo são as trilhas de aprendizagem, que podem ser usadas em qualquer escola, de forma fácil e prática. 

Siga o plano pedagógico

A utilização de jogos na escola não deve servir como uma ferramenta solta, mas sim, como um complemento às metodologias de ensino utilizados na sala de aula. Com isso, eles devem seguir o conteúdo curricular apresentado no plano pedagógico

Nesse sentido, os jogos precisam seguir um objetivo de aprendizagem, e não devem ser voltados apenas para diversão. Antes de escolher um game, ou de criar o próprio, tome como base quais habilidades os alunos precisam desenvolver em torno do conteúdo que será passado à turma.  

Conheça a Plataforma AZ

Como você pôde ver, a utilização de jogos na escola proporciona diversos benefícios para todos os envolvidos na aprendizagem. Se a sua escola deseja implementar essa inovação educacional, a Plataforma AZ é a opção ideal!

Parte da Conexia Educação, ela possui ferramentas como o Educacross, com mais de 1.000 jogos para todas as idades, que podem ser usados na sala de aula. Além do mais, oferecemos milhares de conteúdos em trilhas de aprendizagem personalizadas e multiplataformas – tudo com consultoria personalizada da nossa equipe. 

Quer começar a utilizar jogos na sua escola? Acesse nosso site e conheça melhor a plataforma de aprendizagem, ou entre em contato com um dos nossos consultores.