A educação, assim como outras áreas do estudo, passa por atualizações de tempos em tempos. Isso é mais do que necessário para que o ensino possa acompanhar as mudanças e as demandas sociais. Por isso, é fundamental que as escolas estejam sempre atentas a essas alterações e novidades.

Uma delas é a inclusão das metodologias ativas de aprendizagem no dia a dia educacional. Essas são medidas que têm como objetivo principal fazer com que os alunos se tornem protagonistas do próprio aprendizado, otimizando os resultados obtidos, melhorando o desempenho geral dos estudantes e promovendo um maior engajamento da classe.

Afinal, quais são as metodologias ativas mais comuns? Como implementá-las no ensino? Continue a leitura e tire algumas das suas principais dúvidas sobre esse assunto super importante para os educadores!

O que são as metodologias ativas de aprendizagem?

Metodologias ativas são aquelas que trazem conceitos de tecnologia, humanização, ciência e outros para o âmbito educacional. São métodos estudados e implementados a partir da realização de testes e do acompanhamento de estudantes em várias regiões do mundo.

Essas metodologias têm como objetivo trazer outros tipos de aprendizagem para a sala de aula, permitindo que os estudantes tenham mais autonomia para aprender, em um conceito conhecido como “aluno protagonista”.

Quais são os impactos positivos na educação?

Algumas das vantagens da implementação de metodologias ativas de aprendizagem são:

  • desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes;
  • maior engajamento da classe nas atividades;
  • possibilidade de o aluno explorar o próprio aprendizado e conduzi-lo da melhor forma possível;
  • desenvolvimento de habilidades como autonomia, autoconhecimento e disciplina, entre outros.

Quais são as vantagens de investir nesse conceito para a escola?

No entanto, não é só o estudante que se beneficia com essa implementação. A escola também sai vitoriosa, pois:

  • melhora o rendimento escolar dos seus alunos;
  • se torna um destaque na região de alcance;
  • melhora a captação e a fidelização dos alunos;
  • firma uma relação mais estreita com os responsáveis;
  • otimiza os resultados obtidos como empresa;
  • torna o corpo docente mais capacitado, entre outros.

Quais são as principais metodologias ativas de aprendizagem?

A seguir, você conhecerá algumas metodologias usadas com sucesso em diversos locais do mundo. Vamos conferir?

Ações imersivas

Você já ouviu falar que, muitas vezes, as pessoas aprendem na prática? É por isso que, nas faculdades, há os estágios obrigatórios. O seu objetivo é justamente fazer com que o estudante vivencie o dia a dia da sua futura profissão e aprenda fazendo.

As ações imersivas têm exatamente esse propósito. Nelas, são propostas atividades que fazem com que os alunos mergulhem no conteúdo, vivenciando-o de maneira prática. Por exemplo: ao estudar Botânica, o professor pode agendar uma visita a um parque e pedir que eles cataloguem os vegetais encontrados etc.

Sala de aula invertida

O conceito de sala de aula invertida é muito usado em universidades ao redor do mundo, mas também pode ser aplicado em salas do ensino fundamental ou médio. Aqui, o objetivo é inverter os papéis.

Funciona da seguinte forma: ao estudarem, por exemplo, Brasil Colonial, o professor passa alguns vídeos ou leituras para os seus estudantes, que devem estudar o conteúdo em casa. Na hora da aula, o assunto é novamente discutido com o mestre, que tirará dúvidas e trará informações importantes sobre o tema.

Aprendizagem baseada em projetos

Esse é um mecanismo um tanto quanto parecido com as ações imersivas, mas que é mais direcionado à realização de um projeto pelos estudantes e não à imersão em um ambiente, por exemplo.

Ele pode ser físico, como a construção de um abajur na aula sobre elétrica, ou conceitual, como a condução de entrevistas para a elaboração de gráficos, entre outros. Assim, são trabalhadas diversas habilidades de uma só vez e o aluno tem uma vivência mais prática sobre o assunto estudado.

Estudos de caso

Muito comum em faculdades (especialmente nas que fazem parte da área da saúde), o estudo de caso ajuda muito na conceituação dos assuntos vistos em sala de aula. É um modo de trazer a prática para a classe sem, necessariamente, tirar os alunos de dentro dela ou modificar muito o estilo da aula.

Por exemplo, ao estudarem certas doenças, os estudantes podem ver um estudo de caso sobre aquela patologia e descobrir os seus sintomas. Isso também é válido para outras matérias, como ao estudar as consequências de uma certa guerra e muito mais.

Gamificação

A tecnologia e a educação foram, por muitos anos, vistas como inimigas. No entanto, hoje, sabemos que a realidade não é bem assim e que os dois campos podem se unir em prol de uma aprendizagem muito mais produtiva.

Um bom exemplo disso é a gamificação, que faz com que os estudantes aprendam conceitos a partir de jogos educativos digitais, ou até mesmo em sua elaboração, trazendo um pouco de programação para a equação do aprendizado.

Educação híbrida

Por fim, temos a educação híbrida, um conceito também muito usado em outras regiões do mundo e que tem, pouco a pouco, conquistado o seu espaço na educação brasileira. Aqui, o aluno tem mais autonomia para aprender e os resultados costumam ser muito positivos.

A educação híbrida mescla conceitos da aprendizagem on e off-line, trazendo atividades feitas dos dois modos. Assim, os estudantes desenvolvem habilidades trabalhadas nas duas metodologias e podem ter um desempenho bem satisfatório.

Como esses métodos podem ser implementados na escola?

A melhor maneira de fazer essa transição de maneira adequada e otimizar a sua gestão escolar é, sem dúvidas, contar com o apoio de quem realmente entende do assunto.

A Conexia Educação é um bom exemplo disso! A empresa conta com soluções educacionais inovadoras, para uma formação integral, bilíngue e de alta performance, além de auxiliar a escola durante toda a jornada de inovação, desde o processo de implementação e capacitação do corpo docente.

E após a implementação? Quais são os cuidados necessários?

Após a implementação da transformação digital na escola, o trabalho não está terminado. A parceria entre a empresa contratada e a instituição de ensino continua, tanto para o eventual auxílio em treinamentos e atualizações quanto para o apoio na hora de observar as métricas e identificar os pontos que ainda precisam ser melhorados em todo esse processo.

Agora que você já conhece as metodologias ativas de aprendizagem e sabe quais são os benefícios trazidos por elas para a educação, não deixe essa tendência de lado!

Ficou com alguma dúvida sobre as metodologias ativas de aprendizagem? Então, conta para a gente nos comentários. Estamos à disposição para ajudá-lo no que for necessário!