Sabemos o quanto os exames para ingresso em um curso superior geram expectativas não apenas nos alunos, mas também, nas escolas que desejam obter um ótimo desempenho nas provas. Mas para alcançar a alta performance no vestibular, é fundamental planejamento e organização.

Além disso, as escolas precisam estar alinhadas com a realidade e o novo perfil de alunos do século XXI, muito mais digital e menos analógico. Nesse contexto, é inegável que a inovação e o uso de recursos tecnológicos podem fazer diferença nos resultados.

Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância da escola durante o período pré-vestibular e como ela pode contribuir para a alta performance dos seus alunos. Confira!

Qual a importância da escola na preparação para o vestibular?

O apoio durante a fase de preparação para o vestibular precisa abranger tanto os conhecimentos exigidos nos exames quanto o aspecto emocional. Sem dúvida, a escola é essencial por oferecer orientação e suporte nesse período tão decisivo para o aluno.

“Os alunos, em sua maioria, não têm conhecimento necessário para traçar uma estratégia e organizar uma rotina de estudos que os levará ao sucesso”, sublinha Ricardo Nunes, especialista da Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação.

Tanto os conteúdos ministrados pelos professores quanto as ferramentas de suporte utilizadas pela escola, que são significativas para a alta performance, devem ser considerados no processo de preparação para o vestibular. “Há, ainda, o apoio e suporte emocional, já que se trata de um ano cheio de pressão e cobranças internas e externas”, lembra Ricardo.

Confira alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração:

  • últimos resultados nos vestibulares de interesse do aluno;
  • organização da escola;
  • suporte e orientação acadêmica aos alunos;
  • proposta pedagógica;
  • ferramental tecnológico para apoio aos alunos;
  • personalização da aprendizagem, uma vez que os estudantes são diferentes, com forças, fraquezas e objetivos distintos.

Como a escola pode contribuir para a alta performance no vestibular?

Para que os alunos alcancem a alta performance no vestibular, as escolas precisam estar muito bem preparadas — inclusive, com o amparo de soluções educacionais inovadoras. Saiba mais, a seguir!

Aluno protagonista

Cada vez mais, professores e escolas estão conscientes de que os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem. “Para que esse caminhar seja eficaz, é importante que os professores sejam bons mediadores do processo de aprendizagem e busquem um ambiente amigável e seguro, para que o aluno possa explorar seu potencial sem medo de retaliação ou a velha cultura da vergonha do erro”, afirma Ricardo.

Revisões e simulados

Como sabemos, em toda prova de vestibular, são muitos os conteúdos cobrados. Ainda que se aprenda determinado tema, é importante a revisão para reavivar os conteúdos e/ou sanar possíveis lacunas que ficaram para trás. “Essas revisões, além da contribuição citada, favorecem a autoconfiança nos alunos, o que é de suma importância”, destaca o especialista da Plataforma AZ de Aprendizagem.

Os simulados também são essenciais para a preparação dos vestibulandos. “Se bem organizados e aplicados, os simulados são de grande valia para que os alunos percebam pontos de melhoria ao longo do percurso de preparo. Não apenas no que tange os conteúdos ou as questões, mas também, no que se refere a estratégias para a feitura da prova, o tempo gasto em cada questão, o controle do nervosismo, entre outros aspectos.”

Descanso para o cérebro

Você pode estar se perguntando: como descansar o cérebro, se o objetivo é atingir a alta performance no vestibular? A lógica é a mesma de quando exercitamos nosso corpo. Após algumas repetições, precisamos descansar para conseguir retomar o movimento.

Com o processo de aprendizagem também é assim. Precisamos descontrair nosso cérebro após alguns momentos de estudo.

Isso pode ser feito em pequenos momentos ao longo das aulas ou por meio de atividades ligadas a algum hobby. “O mais importante é realizar, antes, um planejamento, a fim de que haja tempo hábil para tudo o que precisa acontecer ao longo do período pré-vestibular”, pontua Ricardo.

Uso de recursos digitais

Há dois agentes envolvidos e que são beneficiados com os recursos digitais: o ensino e a aprendizagem. “Quando falo ensino, refiro-me aos professores. Cada vez mais, é importante acompanhar os alunos de forma individualizada”, afirma o especialista da Plataforma AZ de Aprendizagem.

Logo, contar com dados da turma e de cada estudante é fundamental no processo de preparação para o vestibular. “Uma plataforma robusta e com recursos fará diferença. Assim, os professores terão mais assertividade na mediação da aprendizagem dos alunos.”

Os alunos, por sua vez, precisam de soluções que propiciem uma trilha de aprendizagem individualizada. Portanto, tais ferramentas devem conduzir o estudante para seus objetivos, e permitir que a qualidade dos estudos seja maior do que a quantidade. “Assim, ele poderá buscar aquilo de que necessita para conquistar a tão sonhada vaga na universidade”, ressalta Ricardo.

Ainda, segundo o especialista, é importante contar com suporte — como videoaulas e vídeos de resolução — para os alunos sanarem suas dúvidas no momento em que ocorrem. Eles precisam, também, acessar o consolidado dos seus dados para verificar como estão caminhando e em que pontos podem melhorar. “Quanto mais rápido é o feedback, mais efetivo é o aprendizado.”

Checklist escolar

Algumas práticas simples podem ajudar as escolas — e os alunos — a obterem ótimos resultados nas provas de vestibular. São elas:

  • atendimento acadêmico personalizado e individualizado para orientações sobre a rotina de estudos dos alunos;
  • ferramenta digital que crie um roteiro de tarefas baseado no objetivo do aluno (carreira versus universidade);
  • cumprimento rigoroso do planejamento do calendário escolar. Assim, os alunos terão tempo para estudar sozinhos;
  • realização de aula inaugural com os alunos para explicar o funcionamento e planejamento das atividades ao longo do ano;
  • entrega de dados e resultados com análise e indicação de pontos de melhorias para aumentar o desempenho dos alunos.

No decorrer deste conteúdo, mostramos o que sua escola pode fazer para os alunos alcançarem a alta performance no vestibular. É importante destacar que soluções inadequadas ou descoladas da realidade do estudante podem levar à perda de foco e atrapalhar os resultados. Portanto, procure por um ecossistema de aprendizagem confiável e alinhado com as exigências da educação do século XXI.

Achou as informações relevantes? Se sim, fique a par de outras novidades sobre o universo da educação. Curta a nossa página no Facebook!