A preparação para os vestibulares é um processo cheio de desafios. Por isso, é fundamental entender bem como manter a concentração e o foco para o Enem.

É muito comum que os candidatos fiquem dispersos ou sequer saibam por onde começar. Além disso, hábitos inadequados e um estilo de vida desorganizado podem prejudicar (e muito) o desempenho dos alunos.

Para conhecer dicas de como evitar essa situação, continue a leitura e saiba qual é o caminho para um bom desempenho na preparação para o Enem e os vestibulares!

Quais são os principais vilões da concentração e do foco?

Antes de descobrirmos como manter o foco para a preparação para os vestibulares, é fundamental que saibamos exatamente quais são os fatores que podem atrapalhar o desempenho do vestibulando nesse processo. Vamos lá?

Excesso de redes sociais

As redes sociais são ótimas para garantir a diversão e para promover o debate sobre diversos assuntos, garantir a interação de pessoas de diferentes lugares e otimizar o acesso à informação. No entanto, também podem atrapalhar, caso sejam visitadas em excesso e priorizadas em relação aos estudos.

Barulho em casa

Outro problema frequentemente relatado pelos alunos é a questão do barulho em casa. É difícil estudar quando não há tranquilidade, no entanto, o investimento em protetores auriculares ou escutar músicas instrumentais e os chamados ruídos brancos podem auxiliar durante os estudos.

Metas impossíveis

A ansiedade é, também, uma grande inimiga do bom desempenho na preparação para o Enem. Infelizmente, muitos alunos acabam se colocando em situações de extrema pressão. Um bom exemplo é o estabelecimento de metas irreais, como estudar muitas horas por dia e extrapolar os próprios limites.

Má qualidade do sono

Dormir bem é extremamente importante. É no sono que recuperamos o nosso corpo, preparando-o para o próximo dia, e fixamos as memórias e os aprendizados das últimas 24 horas. Então, quando um estudante não tem um sono adequado e reparador, o seu desempenho pode ser prejudicado.

Alimentação inadequada

Os nutrientes são fundamentais para garantir a energia que necessitamos e o aporte adequado de substâncias para que as funções vitais sejam realizadas. Quando não comemos direito, nos sentimos cansados, e o aprendizado (assim como a produtividade) são diretamente prejudicados. Sendo assim, a dieta também deve ser uma prioridade dos vestibulandos.

Cansaço físico e mental

Problemas em casa, dificuldades nos estudos, desafios na vida pessoal… Todos esses fatores podem contribuir para que o cansaço físico e mental seja uma constante no dia a dia do estudante. Esse é, portanto, outro grande inimigo da produtividade e do estudo.

Desidratação

Muitas pessoas não têm o hábito de se hidratar, gerando quadros leves de desidratação que, muitas vezes, passam despercebidos ao longo do dia. Com isso, o cérebro trabalha mais lentamente e a produtividade geral dos estudos também é prejudicada.

Como manter a concentração e o foco para o Enem?

Agora que já sabemos quais são os problemas enfrentados pelos estudantes nesse período tão importante, é hora de descobrirmos como combatê-los. Confira algumas dicas, a seguir!

Criar uma rotina saudável

O primeiro passo para manter a concentração e o foco para o Enem é estabelecer uma rotina saudável, com horários bem determinados. Este planejamento ajuda bastante na melhora do desempenho e na redução da procrastinação.

Ter um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma ferramenta essencial para qualquer vestibulando. Ele organizará não só o horário de estudar, mas também os dias para realizar simulados, redações, revisões e muito mais.

Fazer exercícios físicos

A prática de atividades físicas é recomendada como medida de saúde para todas as pessoas, mas poucos sabem que ela também é fundamental para uma mente mais ativa e relaxada. O ideal é, então, incluir exercícios na rotina ao menos três vezes por semana.

Ter uma dieta adequada

A alimentação de um vestibulando deve ser rica em carboidratos de boa qualidade, além de proteínas diversas (que podem ser de origem vegetal ou animal) e uma grande variedade de vitaminas e minerais. Assim, o cérebro do estudante estará cheio de combustível para aprender!

Beber bastante água

A água é fundamental para oxigenar os nossos tecidos e deixar os neurônios super ligados. Para evitar os sintomas da desidratação, é recomendação é de tomar pequenos goles de água várias vezes ao dia, o que otimiza a sua absorção e distribuição pelo corpo.

Ter metas factíveis

Outra dica que não pode deixar de ser levada em consideração é a estipulação de metas factíveis, ou seja, que podem ser alcançadas. O estudante deve começar aos poucos, focando sempre em estudar menos e aprender mais. Se necessário, a carga de estudos pode aumentar progressivamente.

Cuidar da saúde mental

Os cuidados com a saúde mental também são imprescindíveis. Contar com o apoio de um psicólogo nesse período pode ser muito importante, mas atividades como a meditação e a yoga, além da valorização dos períodos de descanso e lazer, também são muito válidas.

Como fazer um bom cronograma de estudos?

Por fim, confira algumas informações importantes para a composição de um cronograma realmente eficiente. As principais dicas são:

  • priorizar as matérias em que o aluno mais tem dificuldade;
  • intercalar as matérias, misturando as que ele considera difíceis e as que tem mais facilidade em um mesmo dia;
  • utilizar recursos digitais para otimizar o aprendizado, como aplicativos;
  • fazer uso de técnicas de estudo, como o método Pomodoro, que consiste em pausas após ciclos de estudo (por exemplo, 20 minutos de aula e 5 de pausa).

Na Plataforma AZ, por exemplo, os alunos contam com o MAPA (conjunto de metas personalizadas para aprendizagem), onde configura a sua pretensão de carreira (projeto de vida), e esse mecanismo indica qual é a trilha (tempo dedicado às atividades de cada disciplina/capítulo) que o aluno precisa seguir para alcançar seu objetivo.

O importante é que o estudante compreenda a importância da rotina e disciplina em seu dia a dia, além de praticar o autoconhecimento e saber o que funciona melhor para si. A personalização da aprendizagem é uma das principais dicas para sabermos como manter a concentração para estudar para o Enem. Isso envolve, também, a adoção de um estilo de vida mais saudável. Comece a fazer as devidas alterações ou passe essas dicas para alguém que vai prestar essa prova!

Conhece outra sugestão que não foi mencionada aqui no texto? Então, conta para a gente nos comentários!