Estar em contínuo processo de análise e melhoria é o que faz as empresas se tornarem grandes cases de sucesso no campo dos negócios. Entretanto, muitas ferramentas aplicadas no meio corporativo cabem bem a outros setores, inclusive, à educação.

Dentre as principais metodologias aplicadas em empresas em todo o mundo, encontra-se o ciclo PDCA, que é uma forma de organização que visa a manter uma constante otimização de processos. Na esfera educacional, esse ciclo pode ser um grande aliado, tanto para a gestão escolar quanto para a parte pedagógica.

Por isso, convidamos você a conhecer mais sobre a aplicação do ciclo PDCA na educação. Neste artigo, separamos as informações mais relevantes para que fique por dentro desse tema, que está cada vez mais conhecido nas escolas. Acompanhe!

O que é o PDCA?

O ciclo PDCA foi formulado ainda nos anos de 1920 pelo físico e engenheiro estadunidense Walter Andrew Shewhart. Contudo, foi a partir da década de 1950 que o termo se popularizou, a partir do estatístico W. Edwards Deming, o qual é considerado como o pai do controle de qualidade.

Nessa metodologia, o objetivo central é manter um ciclo contínuo de melhoria de um ou diversos processos dentro de uma empresa. De modo geral, o ciclo PDCA não se limita à aplicação em um setor exclusivo de uma organização. Dessa forma, ele pode servir para diversos campos, inclusive, para a vida pessoal.

A sigla que nomeia a ferramenta é originária da língua inglesa e representa cada uma das etapas que fazem parte do ciclo:

  • plan (P): planejar;
  • do (D): fazer, executar;
  • check (C): checar, verificar;
  • act (A): agir.

Sendo assim, cada uma das etapas descritas acima é constituída por um conjunto de práticas diferentes. Todavia, tudo é pensado para chegar ao objetivo central que citamos anteriormente.

Dessa maneira, o PDCA possibilita identificar gargalos e pontos de melhoria, planejar a melhor forma de lidar com eles, implementar as ações, verificar se houve êxito na aplicação e agir a partir do que se diagnosticou.

Por essa razão, é imprescindível que o ciclo seja repetido constantemente, pois somente assim será possível manter um processo permanente de melhoria dentro da área em que a ferramenta está sendo aplicada.

Como cada etapa do ciclo ocorre?

Conforme mencionado, são quatro as etapas que constituem o ciclo PDCA. Juntas, elas sistematizam os processos de um negócio e criam maior possibilidade de planejamento estratégico. Contudo, para que esse conceito fique mais claro, confira cada parte, separadamente!

Planejar

A primeira etapa é, naturalmente, o planejamento. É nesse momento que você e sua equipe devem pensar na estratégia do negócio a partir do levantamento e análise de informações que possibilitem a determinação de metas e objetivos.

Sendo assim, a partir da identificação do problema, considere diferentes pontos de vista para compreendê-lo bem e reconheça as possíveis causas. Em seguida, há o momento da elaboração de um plano de ação. Para tanto, defina quais atividades serão necessárias, estime custos e recursos e determine prazos.

Executar

Após definidas as tarefas, objetivos e metas, é necessário pôr em prática o seu plano de ação. Dessa maneira, nessa etapa do ciclo, devem-se concentrar as energias para uma execução com qualidade de tudo o que foi determinado.

Por esse motivo, é imprescindível que as tarefas sejam distribuídas de forma adequada entre os membros da equipe, a execução orçamentária seja bem controlada e o registro dos resultados alcançados seja feito.

Por fim, a parte da execução do plano de ações pode ser considerada como a mais importante do ciclo. Desse modo, é essencial que seja feito um acompanhamento atento para que as ações sejam realizadas conforme o planejamento.

Verificar

Finalizada a execução do plano de ação, é a hora de checar se os objetivos esperados foram atingidos. Sendo assim, essa etapa tem a finalidade de mensurar os resultados obtidos e avaliar se obtiveram êxito.

Dessa forma, há uma oportunidade de fazer uma reflexão acerca da execução do planejamento. Esse exercício pode ser realizado a partir da comparação do antes e do depois das ações executadas, bem como do que foi planejado e do que foi realmente feito. A partir dessa verificação, haverá subsídios para que a próxima etapa do ciclo seja realizada.

Agir

Assim que todos os demais momentos tenham sido concluídos, você chegará na última etapa do ciclo. Nessa fase, o objetivo é confirmar quais ações executadas devem permanecer e quais devem ser corrigidas. Dessa maneira, para tudo aquilo que funcionou, crie um documento que detalhe os processos, a fim de que a ação possa ser padronizada.

Já para o que não obteve resultado satisfatório, deve-se rediscutir as ações e refletir a respeito do que deve ser modificado. Com isso feito, o ciclo deve ser reiniciado, dessa vez, com novas formas de lidar com aquilo que não funcionou na implementação anterior.

Como o PDCA pode ser aplicado na educação?

Como vimos, o ciclo PDCA pode ser aplicado em diferentes contextos. Ao se tratar da educação, ele pode auxiliar em diversas áreas, como na gestão escolar e no trabalho pedagógico.

PDCA na gestão escolar

Pensando na gestão de uma instituição de ensino, ressalvadas as suas particularidades, a forma de gestão é semelhante a outros negócios. Pensar na gestão de uma escola é trabalhar com prazos, metas, captação e alocação de recursos etc.

Dessa forma, o ciclo PDCA pode ser aplicado em diferentes contextos da gestão escolar. Como exemplo, podemos supor alguns problemas: alto número de transferências de alunos, queda nas rematrículas, equipe desmotivada etc.

Para isso, o planejamento poderá prever ações como a realização de pesquisas com estudantes, pais e colaboradores e estratégias de marketing. Após serem executadas, pode-se avaliar o que foi apontado nas pesquisas e se as métricas das campanhas de marketing foram satisfatórias.

Por fim, depois de documentar os processos e entender os dados levantados, pode-se pensar em um novo plano de ações.

PDCA no trabalho pedagógico

Seja para a elaboração do planejamento anual, seja para um plano de aula, o PDCA também pode ser aplicado nas atividades docentes. Sendo assim, no planejamento, pode-se pensar na realidade de cada turma, no perfil dos estudantes, nas dificuldades de aprendizagem, entre outros.

Em seguida, planejam-se quais as formas de abordar conteúdos, quais recursos serão utilizados nas aulas, o que precisa ser reforçado e o que pode ser visto com maior brevidade.

A próxima etapa é a aplicação do planejamento em sala de aula. Aqui, é o momento de tentar seguir à risca o que foi planejado, mas sem descuidar de variáveis que possam surgir. É importante, ainda, que sejam feitos os registros de tudo o que foi executado.

Em seguida, a fase da checagem pode ser realizada a partir de avaliações diagnósticas e somativas que permitam compreender como os conteúdos trabalhados foram apreendidos.

Finalizando o ciclo, deve-se identificar aquilo que não apresentou resultados satisfatórios e repensar as práticas pedagógicas e de orientação estudantil para que a aprendizagem possa ocorrer da melhor maneira. É possível também que o ciclo PDCA seja aplicado com toda a equipe, a partir da coordenação pedagógica, em torno de problemas gerais da instituição.

Além disso, a metodologia é fundamental para a alta performance, gosto pelo estudo e autonomia dos estudantes na Plataforma AZ de Aprendizagem. Neste caso, o objetivo é entregar na mão do aluno as ferramentas necessárias para ele se planejar antes de qualquer tarefa, executar bem o planejamento, checar os resultados da execução e atuar corretivamente, aprendendo com os erros. Ainda, cada etapa ocorre de maneira totalmente personalizada, ou seja, pode variar de aluno para aluno.

Portanto, considerando-se as informações que vimos até aqui, o ciclo PDCA na educação não se limita a atividades administrativas, mas pode ser colocado em prática em diversos contextos. Sendo assim, no âmbito escolar, essa metodologia também pode somar tanto na gestão quanto no processo de ensino e aprendizagem.

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