Se o seu objetivo é garantir a rematrícula dos estudantes e ainda conquistar novos alunos para sua escola, é imprescindível que você tenha uma equipe preparada para responder às perguntas frequentes sobre matrículas. 

Descubra quais são as dúvidas mais comuns e por que você precisa se preparar para respondê-las!

Por que é importante estar pronto para responder às perguntas mais frequentes sobre matrículas?

Durante uma campanha de matrículas, os pais buscam conhecer melhor a escola, entender quais são os diferenciais da instituição e saber se as crianças terão acesso à melhor metodologia pedagógica. 

Todas essas questões são essenciais para causar uma boa impressão nos clientes e levá-los a fechar uma matrícula ou renová-la.

Dessa forma, quando a instituição escolar responde prontamente às dúvidas no primeiro contato com o cliente, ela reduz o tempo gasto em interações e evita a frustração dos interessados em se matricular.

Além disso, ter respostas claras e consistentes para perguntas frequentes sobre matrículas aumenta a credibilidade da organização ao transmitir profissionalismo e confiabilidade.

9 perguntas frequentes sobre matrículas em campanhas escolares

Atualmente, as exigências além dos muros escolares estão cada vez maiores. Como pais e estudantes estão cientes disso, cada vez mais são buscadas soluções educacionais que supram as necessidades modernas.

Diante disso, é possível que você se depare com as seguintes questões:

1. Quais são as principais regras da instituição?

Com certeza, essa é uma das dúvidas que você vai se deparar durante o processo de matrículas. Os pais estão muito interessados nas políticas gerais da instituição escolar, pois as regras definem os padrões de comportamento dos alunos.

Compreender e seguir essas regras promove um ambiente de aprendizado respeitoso e disciplinado, contribuindo para a qualidade da experiência educacional.

Além disso, saber como agir em emergências e respeitar as diretrizes também contribui para a segurança das crianças. Isso evita mal-entendidos e promove um relacionamento transparente entre a escola, os estudantes e as famílias.

2. Qual é a metodologia pedagógica da escola?

Essa é uma pergunta crucial para os pais, pois saber o metodologia pedagógica permite que eles escolham um colégio que se alinhe ao estilo de aprendizado desejado para o filho — o que maximiza o seu potencial de sucesso acadêmico.

Dessa forma, as escolas que adotam métodos pedagógicos que enfatizam a educação personalizada têm um grande diferencial, já que adaptam o ensino às necessidades individuais dos alunos. 

Leia também: Entenda o que significa personalização do ensino e quais são as vantagens dessa metodologia

3. Como é feita a comunicação entre os pais e o colégio?

É essencial manter uma comunicação clara e responsável com os pais das crianças e jovens. A boa comunicação encoraja a participação dos pais nas atividades escolares, reuniões de pais e mestres, eventos e festivais. 

Ademais, a participação ativa dos pais contribui para uma comunidade escolar mais satisfeita e colaborativa.

4. Quais competências são desenvolvidas pelos estudantes?

É comum que pais e responsáveis busquem entender o que seus filhos estão aprendendo na escola. Portanto, é crucial que a instituição escolar conheça bem e aplique as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Em resumo, a BNCC é uma referência nacional que tem em vista padronizar a qualidade da educação em todo o país. 

Logo, conhecer essas competências garante que os alunos recebam as habilidades necessárias para serem cidadãos ativos, críticos e bem-sucedidos no mundo atual.

5. O colégio oferece atividades extracurriculares?

Participar de atividades extracurriculares instiga a interação dos alunos com colegas e professores. 

Sem contar que elas também envolvem aprendizado prático e empírico, ajudando os estudantes a aplicarem seus conhecimentos em contextos reais, tornando o aprendizado mais duradouro.

6. A escola respeita a diversidade e prega a pluralidade?

Um colégio que valoriza a diversidade cria um ambiente inclusivo onde todos os alunos se sentem aceitos e respeitados, seja qual for a sua origem étnica, cultural, religiosa, socioeconômica, de gênero, entre outras características.

Por isso, a escola que incentiva a exposição ao pluriculturalismo está promovendo o desenvolvimento dos estudantes.

Além disso, muitos pais se preocupam com a postura das instituições em relação aos casos de bullying escolar. Por isso é importante investir em medidas contra o preconceito, a discriminação e o bullying.

7. As crianças aprendem uma segunda língua?

Essa, sem dúvidas, é uma das perguntas mais frequentes nas matrículas.

Afinal de contas, estudos mostram que aprender uma segunda língua pode melhorar o desempenho acadêmico dos pequenos. Isso porque o processo de aprendizado de uma língua estrangeira também desenvolve habilidades de aprendizado no cérebro das crianças.

Leia também: Entenda o que é segunda língua e como ela pode ser adquirida

Dessa forma, a escola que oferece um programa bilíngue proporciona às crianças diversas oportunidades no mundo do trabalho e aumenta as chances delas no mercado internacional. 

Além disso, segundo pesquisas da Associação Brasileira de Ensino Bilíngue (Abebi), apenas 3% das instituições particulares oferecem uma educação bilíngue. Portanto, investir em um programa bilíngue na sua organização, como o do High Five Bilingual Education, marca da Conexia Educação, é um forte diferencial frente à concorrência.

8. As crianças também desenvolvem habilidades socioemocionais na escola?

Outra questão cada vez mais comum entre os pais é entender qual é o nível de comprometimento da escola na educação socioemocional das crianças e dos adolescentes. 

Isso porque, segundo uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna e a Secretaria de Educação de São Paulo, 70% dos estudantes apresentaram sintomas de ansiedade ou estresse durante ou após a pandemia da Covid-19.

Portanto, ajudar as crianças a lidar com desafios, tomar decisões, comunicar-se bem e resolver problemas em diferentes contextos é um grande diferencial no mercado educacional.

Veja também: My Life, programa de educação socioemocional da Conexia Educação em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

9. A escola tem recursos que permitem acompanhar a evolução das crianças?

Ao compartilhar dados relacionados ao progresso dos filhos, a escola facilita a colaboração entre ela e as famílias.

Para isso, é vital que você tenha ferramentas tecnológicas e soluções educacionais para analisar o desempenho dos alunos e adaptar as estratégias de ensino.

Você deseja uma plataforma que forneça isso e muito mais para estudantes da Educação Infantil ao Pré-vestibular? A Plataforma AZ, solução educacional da Conexia Educação, ajuda a sua instituição a aprimorar o aprendizado dos alunos por meio de:

  • trilhas de estudos personalizadas;
  • dashboards de performance acadêmica;
  • mais de 50 mil videoaulas;
  • ferramentas para a personalização de ensino;
  • canal de comunicação entre professores, estudantes, gestores e responsáveis;
  • plataforma de jogos interativos e lúdicos;
  • feedbacks imediatos de simulados e atividades digitais.

O que fazer para captar alunos nas campanhas da minha escola?

Para captar alunos durante as campanhas não basta só estar preparado para responder às perguntas frequentes sobre matrículas, é preciso também utilizar ferramentas de apoio e implementar estratégias de fidelização durante todo o ano letivo.

Algumas boas formas de aumentar as vendas são: 

  • usar um CRM educacional, ou seja, um software de gestão do relacionamento com o cliente;
  • utilizar as redes sociais e a produção de conteúdo para atrair leads; 
  • investir no atendimento ao cliente e na recepção de visitas escolares, entre outras táticas.

Quer saber mais como aumentar a atração e a retenção de alunos? Então aproveite e inscreva-se gratuitamente na Maratona Campanha de Matrículas!

Nessa campanha, a Plataforma AZ separou 4 episódios que vão te ensinar a fidelizar clientes e conquistar novas matrículas. Acesse agora e aprenda a turbinar a sua escola!