Marcado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, a 3ª série do Ensino Médio é repleta de dúvidas relacionadas à carreira e à faculdade certa

Ir para uma instituição pública ou privada? Seguir os gostos pessoais ou ir para uma área que proporciona bons salários?

Apesar de ser uma escolha repleta de incertezas, existem algumas técnicas e ferramentas que podem auxiliar o estudante a fazer escolhas responsáveis. E nós reunimos algumas dessas informações a seguir, confira! 

Como escolher a faculdade certa?

Se você acha que a escolha da faculdade certa é só de qual curso prestar, atenção: a escolha vai muito além da sua área de atuação!

Diferenças entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo

Antes de escolher a faculdade certa, é preciso avaliar qual o tipo de formação seguir. No Brasil, o ensino superior é composto por 3 diferentes modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Cada opção tem suas particularidades, mas todas dão direito ao diploma de nível superior e podem ser feitas por meio do Ensino à Distância (EAD). 

Após a formação, é possível prestar concurso público, participar de processos de trainee, ingressar em uma pós-graduação ou realizar qualquer outra atividade que exija um diploma de nível superior. Veja mais detalhes de cada modalidade seguir:

  • Bacharelado: concede título de bacharel na área, com duração média de 8 semestres, podendo chegar até 12 semestres (no caso de medicina). Aqui, o estudante terá formação teórica e prática generalista, podendo atuar em diversos segmentos após a formatura. Exemplo: administração, direito e engenharia. 
  • Licenciatura: voltada para a formação de professores para escolas e cursos profissionalizantes, por exemplo. Para isso, o estudante terá contato com aspectos técnicos da área escolhida na faculdade, mas também como ensiná-los para outras pessoas. Os cursos duram em média 8 semestres, a exemplo da licenciatura em biologia.
  • Tecnólogo: Curso de graduação que tem uma abordagem mais prática e focada em preparar os estudantes para ingressar rapidamente no mercado de trabalho. São projetados para fornecer habilidades específicas para uma área profissional particular. Duram em média 3 anos, a exemplo do tecnólogo em recursos humanos. 

Há ainda uma modalidade pouco conhecida no Brasil. Trata-se do bacharelado interdisciplinar, graduação que combina diferentes disciplinas em um currículo integrado. A principal característica do curso é sua abordagem, na qual os alunos estudam diversas áreas de conhecimento.

Pública ou particular? 

A escolha da faculdade certa passa também pela decisão entre universidade pública ou particular. Isso porque o mesmo curso poderá ter abordagens diferentes em cada tipo de instituição. Enquanto a universidade pública tem um viés mais acadêmico e voltado para pesquisa científica, a particular costuma focar no mercado de trabalho.

Além disso, os cursos da universidade pública costumam ter aulas em mais de um turno, com carga horária extensa. Já a faculdade particular disponibiliza aulas apenas em um turno, com carga horária mais prática e enxuta.

Outro ponto importante para se considerar é o orçamento para a faculdade. Afinal, entrar em uma instituição particular sem bolsa de estudos gera custos, caso o aluno não esteja apto a receber bolsas do Prouni e afins. No entanto, as vagas em universidades públicas são concorridas, exigindo dedicação para o vestibular e tempo para a aprovação. 

Em alguns casos, é preciso mudar de cidade para cursar uma universidade pública, o que exige custos de moradia, pois esse tipo de instituição costuma ficar em cidades centrais. Esse cenário não é o mesmo para faculdades particulares, porque estão mais espalhadas pelas regiões do País.

>>> Leia também: Confira 7 dicas que vão te ajudar a escolher uma carreira profissional

3 dicas de como escolher a profissão certa

Além dos aspectos gerais da escolha da faculdade, outra dúvida que pode surgir após o Ensino Médio é como escolher a profissão. Por isso, a Plataforma AZ também separou dicas para sanar esse questionamento.

1. Faça testes vocacionais

O teste vocacional é uma ferramenta de autoconhecimento profissional, geralmente aplicado por profissionais capacitados – a exemplo de psicólogos com especialização em desenvolvimento de carreira. Por meio dos resultados, é possível ter uma ideia de qual profissão escolher, de acordo com o perfil traçado na avaliação.

Para isso, são considerados diversos aspectos, tais como personalidade, habilidades e aptidões. Vale ressaltar que o resultado dá uma direção para o aluno, mas não deve ser o responsável total por uma escolha tão importante. 

Se ainda houver dúvidas, é importante buscar outras informações sobre a carreira (ou carreiras) desejada.

2. Pratique o autoconhecimento 

As habilidades, gostos pessoais e aptidões podem ajudar na escolha do curso e da faculdade certa. Você gosta de passar horas falando sobre ciências ou ajudar os amigos a sanar dúvidas? Talvez uma licenciatura seja o ideal. Acha que tem perfil de liderança? O curso de administração, área que atua em cenário dinâmico, à frente de diferentes processos, pode ajudar nisso.

O autoconhecimento pode ser desenvolvido de diferentes maneiras, por exemplo, por meio de experiências dentro e fora da sala de aula. Esse processo ajuda a identificar gostos que, até então, passavam despercebidos. É válido também conversar com amigos e familiares e buscar entender como eles enxergam seus pontos positivos e negativos

3. Converse com profissionais da área

Com a internet, é possível estabelecer conexão com pessoas de praticamente qualquer lugar do mundo. Então, por que não utilizar essa facilidade para escolher a faculdade certa? Converse com profissionais da área para avaliar como é o dia a dia da profissão, como está o mercado de trabalho atual e quais as perspectivas para o futuro. 

O LinkedIn é uma rede social profissional que pode ser utilizada para tal finalidade. Além disso, instituições de ensino costumam promover feiras de profissão, com palestras de profissionais de diferentes áreas. Pode ser possível, ainda, conversar com pessoas que estudaram na faculdade que você pretende se matricular. 

Outra maneira de conhecer a área, na prática, é pesquisar depoimentos de pessoas na internet, a exemplo do canal da Plataforma AZ no YouTube.

Com essas dicas, a escolha da faculdade e da profissão será mais leve. Conhece alguém que está na mesma situação? Envie este material para ajudá-lo nesse processo. Ah, não esqueça de acompanhar os nossos conteúdos sobre vestibular no blog